Acesso à hierarquia superior.

Mapa da Ria de Aveiro (1960)

Acerca deste mapa

O mapa da Ria de Aveiro é um documento em «ozalid», constituído por duas metades quadradas com um metro de lado que, uma vez unidas, permitem um mapa de grandes dimensões, com dois metros de largura por um de altura.

A consulta de uma enciclopédia na Internet dá-nos a seguinte definição de «ozalid»:

«Ozalid é um tipo de papel usado para imprimir provas tipográficas no processo de impressão offset monocromático clássico. Através de um processo químico, com a exposição a luz ultravioleta e a gás amoníaco, este papel permite reproduzir a imagem a preto e branco de um original negativo em fotolito (também chamado "filme"), papel vegetal ou outro tipo de transparência. Este sistema poupava o recurso à complexa impressão offset. Assim, a impressão neste papel passou a ser sinónimo da última prova de um trabalho antes de ser definitivamente impresso, isto é, antes de se fabricar a chapa que dará entrada nas máquinas de offset.» (In: Wikipedia)

Fornecida a definição, eis como procedemos para a reprodução e inserção do mapa no espaço «Aveiro e Cultura».

Devido à grande dimensão das duas metades, cada uma foi colocada no chão, numa zona com boa exposição solar, e fotografada com um telemóvel com maior resolução que uma máquina fotográfica digital. Em seguida, as imagens obtidas foram descarregadas para o computador. Com o auxílio de uma ferramenta de tratamento gráfico, as duas imagens foram unidas e devidamente tratadas, tendo sido corrigidas pequenas deficiências causadas pelo tempo.

Nos originais não constam nem a data nem a autoria do trabalho. Tal dever-se-á, provavelmente, ao facto deste e outros mapas da época terem sido feitos a partir das cartas topográficas do exército.

O mapa da Ria de Aveiro deverá ser da década de 1960, uma vez que um dos desenhos apresenta o centro da nossa cidade com a ponte-praça tal como os aveirenses a passaram a conhecer a partir de 1952, ano em que foram concluídas as obras de transformação das duas antigas pontes de Aveiro numa única. De acordo com a consulta efectuada no «Calendário Histórico de Aveiro», inserido no espaço «Aveiro e Cultura», em 25 de Maio de 1952, «foram inaugurados três melhoramentos de importância decisiva para a cidade: a ponte-praça, o reservatório de água para o abastecimento da rede urbana e, na Quinta das Agras, o novo edifício do Liceu Nacional de Aveiro, de acordo com o “Correio do Vouga” de 31-5-1952. Logo, o mapa da Ria terá de ser posterior a esta data.

Estas páginas disponibilizadas na Internet têm em conta as modernas tabletes e telemóveis, bem como os computadores mais recentes, com ecrãs tácteis. O mapa está reproduzido em quatro resoluções: mil, dois mil, três mil e cinco mil píxeis de largura. Escolhida a resolução, a imagem pode ser ampliada colocando os dedos indicador e polegar sobre ela e afastando-os. Para os sistemas com Windows anteriores às actuais versões, por exemplo, Windows XP Pack 1 e 2 (ou mesmo sistemas anteriores), o utilizador poderá clicar sobre o rectângulo colorido colocado ao lado da indicação do tamanho da imagem. Esta opção é também válida para os modernos sistemas, permitindo, inclusive, uma maior qualidade de visualização.

Para facilidade de leitura dos quadros explicativos manuscritos no original, efectuámos a sua reprodução fac-similada.

 

página anterior início página seguinte