Acesso à hierarquia superior.

1ª edição, Aveiro, Edição do Clube dos Galitos, 1960, páginas 49 e 50.


Campismo dos "Galitos"

As actividades campistas na cidade de Aveiro nasceram da iniciativa dum grupo de rapazes, os quais podemos, portanto, considerar como pioneiros de tão salutar modalidade desportiva.

Esse movimento originou a criação duma Secção de Campismo no Clube dos Galitos.

Fundada em 14 de Dezembro de 1951, a referida Secção tem desenvolvido cada vez mais as suas actividades, promovendo, sempre com êxito, a realização de alguns acampamentos.

Assim, no ano imediato à sua fundação, a Secção levou a efeito o «II Acampamento do Distrito», acontecimento de vulto nos meios campistas e extraordinário factor de projecção da modalidade da nossa terra.


Para estreitar mais os laços de camaradagem e amizade entre os seus associados, a Secção levou a efeito nova reunião campista, inter-sócios, nos dias 9 a 12 de Junho desse mesmo ano de 1952.

Em 1954, a Secção de Campismo do Clube dos Galitos envidou esforços no sentido de lhe caber a organização do «Acampamento Regional do Norte». Os esforços foram recompensados, pois o acampamento, integrado no programa das Festas da Cidade, registou enorme afluência e atingiu grande nível. Participou ainda, com um carro alegórico, na batalha de flores das referidas Festas. Os dotes artísticos dos nossos campistas tiveram ensejo de se revelar com a realização duma récita no Salão de Festas da Fábrica Aleluia. O êxito foi indiscutível.

/ 50 / Seguiu-se novo Acampamento, integrado nas comemorações das Bodas de Ouro do Clube, na Mata da Barra, colaborando também a Secção na Exposição Documentária que por essa altura o Clube levou a efeito.

De então para cá, as actividades campistas dos Galitos têm-se manifestado em vários acampamentos não oficiais, inter-sócios.

Actualmente, estão os dirigentes da Secção de Campismo do Clube empenhados em promover a realização dum grande acampamento, em Agosto, que será a sua contribuição na Semana Desportiva dos Galitos de Aveiro.

 
Casa-abrigo na Mata de S. Jacinto – Local aprazível para campismo.

 

  Página anterior Índice Página seguinte