Acesso à hierarquia superior.



a mulher em sociedade

Quando estiver numa reunião, mais ou menos formal, fuja das vulgaridades na conversa, nos modos, nos gestos e até mesmo na maneira de vestir. A sobriedade deverá ser a nota predominante da sua personalidade.

Lembre-se também de que a pessoa que está constantemente às gargalhadas revela um propósito forçado de alegria. Essa preocupação de parecer descontraída, além de não ser a expressão exacta da satisfação, dá muitas vezes a impressão de leviandade.

Tenha sempre bem presente que não se interrompe uma pessoa quando está a falar.

Enquanto fala, tenha o cuidado de não estar a passar as mãos pelos braços. É muito deselegante.

O perfume – Não há festa sem perfume. Uma noite de baile, em que se veste uma «toilette» tão bonita, sem o aroma atraente de um perfume, não chega a ser uma verdadeira noite de festa.

O perfume é aquele «quid» que dá à mulher um encanto escondido.

Na escolha de um perfume deve ter-se em conta, que um aroma fresco e delicado dá doçura ao tom da pele e realça a beleza.

Não se deve utilizar / 24 / o perfume com algodão, mas sim em pequenas gotas sobre as mãos, passando-o depois pelo corpo, ou então usando um pulverizador.

 

conselhos úteis

● Para que os bolos saiam da forma com facilidade, vire-a sobre um prato e coloque um pano húmido no fundo. O bolo sairá imediatamente.

● A carne dura torna-se mais tenra deixando-a de molho em água avinagrada durante alguns minutos.

● Os pudins devem ser retirados das formas depois de frios.

● Para descascar cebolas sem chorar trabalhe sobre uma vasilha de água fervente.

● Para tornar as mãos brancas e macias, esfregue-as com sumo de limão, açúcar ou farelos.

 

culinária

bolo de nozes

Batem-se quatro gemas, adicionam-se-lhes três chávenas de açúcar e três chávenas de farinha de trigo, batendo muito bem.

Juntam-se então: uma chávena de leite, uma chávena de nozes moídas, uma colher de bicarbonato (das de sopa) dissolvido, uma colher de leite e as claras em castelo.

Deita-se a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada de farinha e vai ao forno regular.

/ 25 /

merengues

Batem-se em castelo as claras de quatro ovos. Juntam-se duas chávenas de açúcar, umas gotas de limão ou extracto de café. Unta-se com manteiga e polvilha-se com farinha um tabuleiro.

Com uma colher de sopa, vão-se deitando no tabuleiro montinhos de massa bastante espaçados. Polvilham-se com açúcar em pó muito fino e levam-se a cozer quase uma hora em forno muito brando.


moda

Brrr! Brrr! Se acreditarmos nos costureiros, o inverno próximo será rude, severo, quase polar! Nunca se viram tantas botas, meias de lã postas assim em primeiro plano, capas tão grossas e golas levantadas tão alto. Quanto ao vestuário, como as cascas de cebola (cujo número, segundo se diz, prenuncia um inverno rigoroso), multiplica-se, sobrepõe-se, reconforta-se mutuamente.

Os «tailleurs» abafam-se com casacos compridos e mesmo nestes, vêem-se aparecer quentes «cache-coeur», as lãs reforçam-se com peles, os «pull-overs» necessitam não só de lã mas também das peles. Tudo é pretexto para nos agasalhar dos pés à cabeça.

 

Gravuras e texto da moda extraídos da revista "Secrétaires d'Aujourd'hui"

25

 

 

página anterior início página seguinte