230
                                                                                                                                                    

 

Freguezias do concelho 9. Distancias da vila.

Santa Maria, vila.

Bairros, a 3,3 kilom. de Sobrado de Paiva. Fornos, a 2,5 kilom. Paraizo, a 7 kilom. Redondo, a 18 kilom. Raiva, a 12 kilom. Real a 5 kilom. Sardoura. S. Martinho. a 3 kilom. Sardoura, Santa Maria a 4 kilom.

 

SEVER DO VOUGA

 

Vila, capital do concelho de 2.ª ordem, fiscal de 4.ª comarca de Agueda. Bispado de Vizeu. População 1224 habitantes. Dista de Aveiro 25 kilom. Estação telegrafo-postal.

Caminho de ferro. – Estação de Estarreja a 30 kilom.

Freguezias do concelho. 8. Distancias da vila.

Nossa Senhora da Assunção, (vila).

Cedrim, a 8 kilom. de Sever do Vouga. Couto de Esteves, a 12 kilom. Paredela, a 7 kilom. Pecegueiro, a 4 kilom. Roccas do Vouga, a 5 kilom. Silva Escura a 5 kilom. Talhadas, a 14 kilom.

 

VAGOS

 

Vila capital de concelho de 2.ª ordem, fiscal de 4.ª comarca de 3.ª Bispado de Coimbra. Dista de Aveiro 10 kilom. População do concelho 10:844 habitantes. Estação telegrafo-postal de 2.ª classe.

Caminho de ferro – Estação de Quintãs a 9 kilom. e de Aveiro a 10 kilom.

Freguezias do concelho, 3. Distancias da vila.

S. Tiago, vila.

Covão do Lobo a 20 kilom. de Aveiro. Sôsa a 2 kilom. de Vagos e a 12 kilom. da estação de Aveiro.
 

231
                                                                                                                                                    

 

O nosso Almanaque

══════════

 

A tardia resolução por nós tomada de publicarmos este AImanaque, subordinado a um tão vasto e util ponto de vista, não nos deixa realisar por completo o plano concebido. A absoluta falta de tempo para coligirmos todos os esclarecimentos que desejavamos dar sobre o distrito, para fazermos compôr, gravar e imprimir a enorme quantidade de originais que se juntaram, obrigou-nos a retirar composição, a deixar de inserir muitos, interessantes e valiosos trabalhos da maior vantagem para o conhecimento da nossa formosissima região e de a tudo darmos uma disposição e uma ordem mais conveniente.

A demora havida no fornecimento das fotogravuras e gravuras, a acumulação de trabalhos de tipografia etc, causaram-nos este contratempo demorando-nos a saida do volume e obrigando-nos a tornal-o muito resumido.

No ano seguinte, contudo, todas estas faltas serão compensadas, pois que o Almanaque de A Liberdade, subordinado á mesma orientação, se apresentará completo, perfeito e variado de forma a tornar-se imprescindivel a quantos viverem ou passarem nestas magnificas terras de Portugal. Serão ampliadas todas as informações que neste ano damos, variada a colaboração literaria e artística, coligidos muitos informes necessarios a todos e especialmente aos turistes etc., etc.

 

*

A Redacção de A Liberdade agradece todos os esclarecimentos que durante o ano lhe forem fornecidos com este fim, fotografias, noticias sobre as terras do distrito etc., etc.

Na administração de A Liberdade, recebem-se desde já propostas para a inserção de anuncios no Almanaque para 1914, que deverá ser posto á venda em novembro do corrente…

 

232
                                                                                                                                                    

 

ano, em que começaremos a trabalhar dentro em breve para que seja uma obra de verdadeiro merecimento.

 

*

A todas as pessoas que nos coadjuvaram nesta tarefa e se dignaram colaborar no nosso Almanaque, os nossos agradecimentos pelos serviços com que nos honraram.

 

*

A Liberdade julga prestar um serviço a todo o distrito de Aveiro, fazendo-lhe por esta forma a melhor das propagandas. De alguns concelhos vão noticias resumidas e do de Arouca quasi nada se diz, porque não nos chegaram a tempo as informações e fotografias que haviamos pedido. No proximo ano tudo isto será remediado e o Almanaque de A Liberdade tornar-se-ha, assim, uma publicação do maior interesse e da maior utilidade.