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(De Domingos Guimarães)

 

(Nota a lápis no original: «Publicado cerca de Maio de 1912 no “Campeão das Províncias”, Ano 61, N.º 6156.»

 

Domingos Guimarães é um publicista distinto e um elegante burilador da frase, bem conhecido nas nossas letras para que aqui lhe viessemos traçar mais largo perfil.

Vive em Vale-Maior, entre montanhas, entre ramagens verdejantes, entre livros queridos, entre as aguas que romorejam, trabalhando, pensando, escrevendo.

Daí tem ele dirigido e produzido algumas das melhores publicações do nosso paiz. No artigo que vai lêr-se, o brilhante espirito de Domingos Guimarães surpreende admiravelmente com mão de mestre e impressão de artista, a beleza da terra marinha que nos foi berço.

 

Aveiro é uma cidadesinha linda, cantante, arejada, que desabrocha como uma fresca flor aquatica, como um enorme nenufar branco, de entre as aguas, que por todos os lados a cingem, a atravessam em canais, a banham, a refletem, a espelham, lhe erguem um hino claro, fremente, entusiastico, apaixonado. E' a Flor das Aguas, a Flor do Mar – e a agua é a alma suprema, activa, da paisagem. Cercam-na vastas campinas verdes, cortadas de canais minusculos, por onde deslisam esbeltos saveiros; salinas que relampejam ao sol como cristais rutilos; moinhos que gesticulam e batem azas sobre o vasto polder, todo ensopado de agua; rebanhos de vacas que pastam nos frescos lameiros; aguas onde palpitam, em maravilhosos jorros de luz, todos os reflexos, todas as imagens, ora ondeantes como sombras, ora flamejantes como brazas, e, segundo a hora e a altura do sol, umas vezes côr de turqueza, outras côr de safira, outras côr de nacar, outras côr de coral – e tudo isto dando-lhe um aspéto de levêsa, de frescura, de graça, de intimidade repousante e doce.

 

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Douro, pelo aberrativo artificio de uma estupida divisão administrativa, á francesa, não tem Aveiro nada dessa provincia ardente, nervosa, seca: antes, pela suavidade do seu clima humido vaporoso, macio, é o atrio luminoso e largo dessa escadaria. sumptuosa de montanhas gigantes que se chama a Beira-Alta, e fIne vai das colinas roseas de Angeja e Agueda, que servem de plinto aos montes das Talhadas, Montemuro e Sub Ripas, até ás cristas do Caramulo, ultimo esforço da terra para chegar ao ceo.

Terra de encanto! Paisagem de maravilha! Nunca os nossos olhos extasiados se fartam de contemplar o formoso paiz que cinge a cidadesinha clara. Para qualquer lado que a vista se alongue, sempre o panorama é largo e lindo, sempre embriagador e estranho o scenario! Os charcos das marinhas que rodeam Aveiro oferecem o mais complicado mapa que o delírio dos geografos poderia conceber. Todas as combinações imaginaveis de meandros de agua, correndo sem tino e sem ordem por entre tamargueiras e juncais, aIi se patenteiam todas as formas geometricas de ilhas e penínsulas, que seriam possíveis se estivesse em projéto uma nova creação do mundo, ali se vêem, e não ha quem possa eximir-se a observar com pueril atenção tão graciosa cosmogonia.

Entre estes caprichosos jogos de agua, a luz brinca, e luz e agua são os dois motivos principais desta paisagem, que tem em si um poder capaz de transformar os homens mais positivos e secos em poetas – poetas volutuosos e ardentes se a luz chameja e fulgura osculando em beijos freneticos o corpo moreno da Terra: ou poetas de melancolia, de saudade e de sonho quando, sob aqueles ceus velados, as arvores e as cousas se envolvem numa bruma de prata, leve e fluida – como que numa espiritualisação!

 

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Aveiro e a pesca longínqua

 

 

Dados mais recentes dos que os da estatistica da 1910, os referidos a 1911, acusam uma tendencia para o desenvolvimento do porto de Aveiro como porto de pesca longinqua,
As condições interiores do porto facilitam o desenvolvimento da industria; as vias de comunicação para os principais centros distribuidores favorecem o comercio dos seus produtos. As más condições da barra dificultam, porém, o movimento maritimo e a falta, de recursos para a contrabalançar é bem conhecida, sendo da maior oportunidade dar remedio a este estado de coisas.

Em 1911 entraram o porto 4 navios do registo desta praça e 1 da praça do Porto, com a tonelagem bruta 785,77 t., 133 homens de tripulação, 120 canôas, valor dos navios 44.500:000 reis, dos aparelhos 500:000 réis. A época de pesca foi considerada medíocre havendo a seguinte produção: 140: 161 kilogramas de bacalhau no valor de 28:332:280 réis, 1:532 litros de oleo no valor de 123:200 réis. A permanencia nos Bancos foi em média de 120 dias.

Esta industria apresenta em Aveiro uma anomalia digna de atenção e que indica um amortecimento de energias da população marítima da cidade, demonstrando-se que a crise ecomomica, em que esta se debate, não é inteiramente devida á falta de campo para onde possam derivar as atividades desocupadas, ou mal remuneradas. Dos 133 homens que constituiam a tripulação dos navios apenas 3 pertenciam á cidade de Aveiro: a distribuição de cerca de 18:600:000 réis de soldadas foi a seguinte: 9:000:000 réis para a Fuzeta, réis 4.000:000, não incluindo os vencimentos dos capitães, para ...

 

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... Ílhavo, 5.000:000 réis para diversas localidades da costa, 470.000 réis, ou sejam 2,6% por cento, para Aveiro. E’ de notar que convém aos armadores recrutar tanto quanto possivel as suas tripulações no porto de armamento, o que lhes evitaria as despezas de transportes, dificuldades com engajamentos que se fazem por intermedio de agentes, e uma selecção difícil.

Silverio da Rocha e Cunha,

1.º tenente da armada e capitão do porto de Aveiro.       


 

Distrito de Aveiro

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Viagens pelo caminho de ferro
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Linhas em exploração

 

O Distrito de Aveiro é atravessado, no sentido norte-sul, pela mais importante linha de Portugal --- Porto-Lisboa --- pertencente á antiga Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses e que hoje se denomina Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. A primeira estação, ao sul, dentro do distrito, é Pampilhosa, onde entroncam as linhas da Beira-Alta, partindo para poente até Figueira da Foz e para nascente até Vilar Formoso, na fronteira espanhola.

A linha Porto-Lisboa está assim ligada na Pampilhosa com a Figueira, com Vizeu (ramal partindo de S.ª Comba Dão) com Guarda, Salamanca, Bordeus, Pariz.

A ultima estação ao norte, dentro do distrito de Aveiro, é Espinho, donde parte a

Linha do Vale do Vouga, que passando pelas vilas da Feira, Oliveira de Azemeis e Albergaria-a-Velha, se deverá prolongar, seguindo o curso do Vouga, até Vizeu, passando perto de Sever do Vouga e Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul. O

Ramal do Vale do Vouga que se liga no entroncamento da Sarnada, perto de Albergaria-a-Velha com a linha principal do Vale do Vouga, parte de Aveiro e passa na vila de Águeda, .A

Linha da Beira-Alta, partindo, como dissemos, da Pampilhosa, atravessa o distrito até á estação do Luzo.