17º Festival Nacional de Folclore - 7 de Julho de 2001 – pp. 36 e 37

Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto

O Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto, pertencente à Freguesia que lhe deu o nome, ao Concelho de Santo Tirso, está inserido na Região de Entre-o-Douro e Minho.

Santa Cristina do Couto pertenceu até ao ano de 1834 ao Couto de Santo Tirso, localizada na base do Monte Córdova, terra tradicionalmente agrícola, tendo sofrido grandes transformações nos últimos 50 anos, que fez dela uma das potências industriais do Concelho.

A tradição agrícola está ainda bem patente nas numerosas quintas que salpicam a sua paisagem, tem ainda para vincular melhor a sua tradição de grande produtora dos bons vinhos verdes, implantada no seu seio a Adega Cooperativa de Santo Tirso.

Por tudo isto e pela maneira alegre de ser e viver das suas gentes, a Freguesia de Santa Cristina do Couto é muito rica Etnograficamente e dotada de grandes valores da Cultura Tradicional da Região.

Em Outubro de 1977, um grupo de pessoas desta terra, sabendo / 37 / dos usos e costumes dos seus antepassados, pensou na sua divulgação.

Assim, juntaram-se formaram um Grupo a que deram o nome de "Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto". Grupo, que teria como intuito principal a divulgação da Cultura Tradicional da Região.

Fizeram a recolha pormenorizada das tradições do povo de Santa Cristina. Essa recolha passou por trajos, danças e cantares e até pelos utensílios usados na lide dos campos. Após rigoroso trabalho na verificação da veracidade de tudo o que foi recolhido, o Grupo fazia disso seu património.

Durante quase um ano, fez com que os seus membros personalizassem os seus antepassados, trajando a rigor, dançando e cantando da mesma forma como fora recolhido e, ao som dos instrumentos usados também naquele tempo.

Então, em 18 de Junho de 1978, o Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto fazia a sua primeira apresentação em público, iniciando a divulgação da Cultura Tradicional da sua Terra.

Desde essa data, tem procurado valorizar-se cada vez mais, através da recolha de mais elementos tradicionais, que fazem com que se orgulhe de representar rigorosamente os usos e costumes dos antepassados de Santa Cristina do Couto.

É sócio efectivo da Federação do Folclore Português e do INATEL.

De Norte a Sul do País, tem participado em Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore, abrilhantando festas e romarias, desfolhadas, desfiles de trajos tradicionais e outras manifestações da Cultura Tradicional Portuguesa.

Organiza todos os anos: Festival de Folclore, Exposição de Trajes e Utensílios Antigos, Encontro de Cantadores de Janeiras e Reis, além das festas das Rosas e de S. Martinho, também estas com Festival de Folclore.

Anos passados, o Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto orgulha-se de ter cumprido rigorosamente os objectivos para que foi criado, continua com vontade firme de que estes objectivos perdurem por muitas gerações e sempre com o propósito de não ver apagar-se a Cultura Tradicional do Povo deste lindo do País que é Portugal.

 

 

página anterior início página seguinte