11º Festival Nacional de Folclore (5º Internacional) - 15 de Julho de 1995 – pp. 2 e 3

Nota de Abertura

Com a organização de mais um Festival de Folclore – XI Nacional e V Internacional – o GRUPO ETNOGRÁFICO DA GAFANHA DA NAZARÉ tem consciência de que esta iniciativa reveste uma importância primordial no contexto cultural da região. Para além de continuar a sensibilizar os gafanhões para a necessidade da preservação do património histórico e etnográfico, que lhes foi legado pelos que os antecederam neste espaço que a ria e o mar acariciam, quase sempre com ternura, há também a oportunidade de apreciar alguns autênticos "postais ilustrados" que os grupos convidados não deixarão de exibir, decerto em momentos ricos de contrastes e de beleza tão característicos da arte popular.

Pela primeira vez, o Festival de Folclore da Gafanha da Nazaré contará com a participação de dois grupos estrangeiros, os quais hão-de emprestar ao espectáculo, assim crê a organização, um toque de ineditismo e de variedade, só por si justificativo da simpatia de toda a população da região, em geral, e dos amantes da Etnografia, em particular. Daí que se espere, como é óbvio, uma boa adesão das nossas gentes a mais esta festa popular que o GRUPO ETNOGRÁFICO DA GAFANHA DA NAZARÉ tem a honra de lhes oferecer. Aliás, nem disso queremos duvidar, pois os Festivais anteriores têm mostrado à sociedade quanto o nosso povo sabe receber e acarinhar os que nos visitam.

A Direcção do GRUPO ETNOGRÁFICO quer agradecer a todos esses que se disponibilizaram para estar connosco neste XI Festival, vindos de perto e de longe, / 2 / com a sua arte, cultura e simpatia, e ainda aos que, com o seu apoio e estímulo, viabilizaram esta festa de cariz essencialmente popular e tão ao gosto destes povos em cujo sangue há fortes vestígios de maresia. Permitam-nos, contudo, que sublinhemos as contribuições da Câmara Municipal de Ílhavo, Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Cooperativa Cultural e Recreativa da Gafanha da Nazaré e Comércio, Serviços e Indústria Locais.

Uma palavra ainda para referir as dificuldades que o GRUPO ETNOGRÁFICO tem sentido na concretização do projecto de aquisição e preservação da CASA GAFANHOA. E esta referência, na brochura que perpetuará mais um Festival de Folclore da Gafanha da Nazaré, servirá, disso temos a certeza, para nos estimular a todos para que esse sonho se tome realidade a curto prazo.

Aos grupos que nos visitam neste dia, 15 de Julho, desejamos, com a nossa simpatia, que se sintam bem nesta terra hospitaleira.

A Direcção

 

 

página anterior início página seguinte