Actualmente as empresas tanto no seu funcionamento como na sua forma sofrem mutações constantes devido essencialmente às grandes transformações tecnológicas, à influência dos «media»; à crescente especialização e concorrência dos mercados.

As organizações devido à sua crescente complexidade (maior volume de informação a tratar, relações inter-sectoriais mais densas, etc.) devem socorrer-se de meios técnicos e humanos adequados de modo a dar resposta às exigências da sociedade moderna...

Quaisquer que sejam as estratégias a implementar, elas estarão sempre condicionadas pela maior ou menor qualidade e agressividade dos seus quadros e da sua gestão, da sofisticação dos seus equipamentos, do profissionalismo e competência dos seus trabalhadores e pela consequente qualidade dos seus serviços e produtos a promover.

Como tal assume um papel relevante na gestão empresarial a modernização tecnológica, a investigação e a formação profissional adequada de modo a acompanhar o ritmo da inovação.

Para a realização destes objectivos fundamentais é necessária a mobilização de avultados recursos financeiros que só poderá ser conseguida através de uma maior participação das entidades públicas.

A modernização tecnológica, ao apetrechar as unidades industriais com equipamentos mais sofisticados, permitirá atingir produtividades mais elevadas e a consequente redução de custos de produção, libertando meios humanos para novas tarefas e actividades.

Complementarmente e através de uma formação profissional adequada proceder-se-á à reconversão de novos postos de trabalho através da aprendizagem de novas técnicas e de novos processos produtivos.

Num contexto de mudança e de inovação a Informática tem também um papel decisivo, quer pela simplificação de processos como pelo tratamento mais cuidado e rápido da informação, facilitando o processo da tomada de decisões.

É para este processo dinâmico que todos os agentes económicos (trabalhadores, órgãos de decisão públicos e privados e detentores de capital) devem estar altamente sensibilizados, pois só assim se poderá melhorar a competitividade e partir à conquista de mercados cada vez mais exigentes.

Mário Alberto Figueiredo

 

 

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