Acesso à hierarquia superior.

4.º Dar possibilidades ao Oficial de quarto para dirigir simultaneamente a manobra do navio e da rede, facilitando assim a orientação das manobras com economia de pessoaI.

5.º Colocar o guincho numa posição tal que seja fácil ao operador controlar toda a manobra, com boa visibilidade e audição dos vários homens ocupados nesta operação.

6.º Um guincho que permita uma manobra fácil e com possibilidades de alar completamente a rede sobre o convés sem prejudicar o arranjo da superstrutura e sem estar demasiado longe da rampa, pelo que se recorreu a uma construção especial, mas fácil e sem complicações mecânicas, desde que se considerem as suas possibilidades de trabalho.

7.º Uma coberta de trabalho climatizada e bastante ampla para possibilitar o manuseamento de grandes quantidades de pescado salgado ou congelado.

8.º Uma instalação propulsora relativamente compacta de maneira a não ocupar demasiado espaço, caracterizada, em nossa / 35 / opinião, por um baixo consumo especifico de combustível e de manutenção, dada a quase ausência de grupos electrogéneos e ao mesmo tempo, com 100% de reservas na propulsão, guincho e energia eléctrica.

9.º Velocidade suficiente para uma fácil deslocação nos pesqueiros e nas viagens.

10.º Raio de acção para uma viagem completa sem necessidade de reabastecimento.

Depois de se ter elaborado o projecto e fixado a especificação de toda a maquinaria, foi encarregado o construtor naval Conrad Birkhoff, de Hamburgo, de fazer o projecto definitivo e os desenhos de construção, com quem se tem mantido a melhor colaboração e entendimento. Os contratos de construção destes dois arrastões pela popa foram firmados com os Estaleiros São Jacinto, de Aveiro, em Outubro de 1963, para entrega, respectivamente em Janeiro e Junho de 1965, e terão as seguintes características:

 
 

 

página anterior início página seguinte