Acesso ao menu inicial.

Duas lições que muito agradeço

 
           
 

No 75.º aniversário dos BOMBEIROS NOVOS com um abraço amigo de parabéns e votos de felicidades para o futuro.
 

 

endes, como ideal da vossa vida, duas palavras que são, para mim, duas maravilhosas lições. Assim eu as aprenda. Sois VOLUNTÁRIOS.

Sois bombeiros porque quereis. Ninguém vos obriga. Daí que a vossa entrega seja total. Não há horários. É de dia e é de noite. O toque da sirene é o vosso despertador. E vós correis, deixando a família, abandonando o trabalho, para enfrentar corajosamente o perigo.

Ao serviço dos outros, sem discriminações, nem hesitação.

Uma disponibilidade sem ambições! Um heroísmo discreto!


Obrigado por esta maravilhosa lição.

De vós se espera o máximo. A vós se dá tão pouco.

É que vós dais VIDA POR VIDA.

Este vosso lema recorda-me as palavras de Cristo: "Não há maior prova de amor do que dar a vida pelo amigo". Dais tudo. Recebeis pouco; às vezes, nada; outras vezes, ingratidões.

Ser bombeiro não é profissão ou ofício. É missão de amor, numa entrega generosa de serviço. A vossa dedicação é total. O vosso sacrifício é constante, sempre prontos. Solidários com a vida dos outros, arriscais a vossa vida. Há aqui uma força de Evangelho: realizais o mandamento novo que Cristo nos deixou no testemunho da Sua vida e na boa-nova da Sua mensagem salvadora: "Amai-vos uns aos outros...".

Esta é a segunda lição maravilhosa que muito vos agradeço.

A terminar, recordo palavras do senhor Presidente da República, general Ramalho Eanes, no encerramento do XXV Congresso dos Bombeiros Portugueses (Figueira da Foz, Outubro de 1982):

"NUNCA SABEREMOS PASSAR SEM VÓS. NUNCA VOS SEREMOS SUFICIENTEMENTE GRATOS."

 

(Chefe de Redacção do jornal "Correio do Vouga")

Padre Sebastião António Rendeiro

 
 
 

pág. 37

   

índice

 

anterior

seguinte