46
                                                                                                                                                    


Neste mez

 

Contribuições
 

De 1 a 10 de Dezembro – Estarão patentes nos bairos de Lisboa e Porto, as matrizes da contribuição de renda de casas e sumptuaria a fim de que os contribuintes possam examinal-as e apresentar contra elas as suas reclamações.

De 11 a 25 de Dezembro – As juntas fiscais das matrizes em Lisboa e Porto, decidirão as reclamações que contra a matriz da contribuição de renda de casas e sumptuaria, lhes tiverem sido apresentadas desde 1 a 10 deste mez.

De 21 a 25 de Dezembro – Estarão patentes, em Lisboa e Porto, as decisões das juntas fiscais sobre reclamações que acerca da contribuição de renda de casas e sumptuaria, lhes tiverem sido apresentadas, e poderão os contribuintes recorrer para o juiz de direito, das mesmas decisões.

De 5 a 10 de Dezembro – Estarão patentes as matrizes da contribuição industrial, a fim de que os contribuintes possam examina-las e apresentar contra elas as suas reclamações.

Desde 15 a 31 de dezembro receberão os escrivães de fazenda, de Lisboa e Porto, esclarecimentos dos interessados para a formação da matriz industrial, de renda de casas e sumptuaria.

 

Nos campos

Vinhas − Arrancam-se os barbados e enxertos dos viveiros e estratificam-se em areia humida, em armazens onde haja pouca luz e pouco ar. Nos dias cuvosos enxertam-se á mão estacas de barbados para viveiro, que depois de enxertados se estratificam em areia, ou em musgo humedecido. Deve meter-se agua nos taboleiros dos vinhos inundados.

Hortas e Jardins − Neste mez começam a florir o jasmineiro amarelo, a rosa de Bengala, as magnolias, as delicias do oIfacto, as camelias, as violetas, a tucilagem odorífera, os malmequeres dobrados, etc.

As plantações exigem boa terra e uma boa camada de estrume.

Devem ser podadas com cuidado as arvores e os arbustos, poda que deve efectuar-se quando as geadas não forem intensas.

 

47
                                                                                                                                                    

 

 

E' o tempo de se cuidar dos canteiros, dos jacintos e das tulipas, preservando-os das lesmas. Cortam-se as hastes velhas dos rosedos e os pés dos crisantemos que acabaram de florir.

Devem plantar-se com profusão as campainhas brancas, os hepaticos e o açafrão.

Neste mez preparam-se os estrumes e procede-se ás plantações onde não houver geadas.

–Semeia-se trigo e ravas; cortam-se os juncos e plantam-se estacas e enxertos de oliveira. Semeiam-se pinheiros e plantam-se arvores de folha caduca: como choupos, castanheiros, azinheiras e carvalhos. Cortam-se madeiras.

Transplantam-se as arvores e os enxertos que devem mudar de sitio.

Continua-se com os trabalhos do mez anterior. e mudam-se as hortaliças e sacham-se em tempo sêco. Semeiam-se cenouras e rabanetes.

Caça − Caça indígena e toda a de arribação, tordos, estorninhos, narcejas, galinhola, patos etc.

 

Feiras

 

3, Mesão Frio; 8, Cadaval, Loulé (2 dias); 13, Cabeceras de Basto (3 dias), Chança (Alter do Chão), Freamunde (Paços de Ferreira), Pinhanças (Ceia), Porto de Moz (2 dias), Trancoso, Castelo Branco (porcos); 18, Grandola (até ao entrudo), Barreira (Silves), Idanha-a-Nova; 21, Colemeia (gado suíno), (2 dias); 30, Colemeias (Leiria) (2 dias); 31, Alvaiazere, Gradil (Mafra), Santa Comba (Ceia); 1.ª e 2.ª SEGUNDA-FEIRA, Lamego

Mercados: – 15, Alcacer do Sal (porcos); 20, Castro Verde.

 

A Quinarrhenina, á venda em todas as boas farmacias, aumenta a nutrição, excita fortemente o apetite, facilita a digestão e é muito agradavel ao paladar.