16
                                                                                                                                                    


Neste mez

 

Contribuições
 

Os concessionarios de minas podem requerer abatimento da sua contribuição por prejuizos acidentais.

Pagamento da 2.ª prestação trimestral das contribuições predial e industrial, até ao dia 15.

 

Nos campos
 

Hortas − Entra-se num periodo de grande trabalho. Semeia-se em alfobres ao ar livre toda a sorte de hortaliça; cenouras, alfaces, nabos, rabanos e rabanetes, beterrabas para o gado, coentos, salsa, pimpinella, azedas, cebolas, espargos, etc. Plantam-se alcachofras que se conservaram em alfobre desde o outono, havendo o cuidado de as molhar todos os dias. Começam as grandes plantações de couve e alface. Transplantam-se espargos de viveiro. Planta-se cebola, toda a casta de bordaduras, azedas e diversos cheiros. Nas camas ou alfobres quentes continua-se com as sementeiras de melão, tomates, pimentões, melancias, biringellas, etc. A' medida que os pés de melão se desenvolvem, vão-se capando depois de terem a quarta folha. Havendo tomateiros já nascidos e querendo obter fruto temporão, dispõe-se sobre as camas quentes. Semeiam-se tambem feijão, grão, linho, abboboras, etc.

Aplica-se calda bordaleza ás batatas.

Vinhas − Fazem-se os ultimos enxertos e plantações de bacelos e barbados. Começa-se com a enxofragem e sulfatagem.

Jardins − Durante este mez enterram-se os tuberculos, renovam-se as sementeiras de cravos e de flores anuias como o resedá, as perpetuas, caracoleiros, bons-dias, boas-noites etc., sacham-se e regam-se as plantas já dispostas.

Do meado do mez em deante mudam-se para terra as plantas e estacas conservadas durante o inverno, como verbenas, cupheas lantanas, heliotropios, begonias, caladios e angelicas.

Neste mez florescem azaleas, medromedas, dioneos, guidios, rhodondos, camelias, amores perfeitos, margaridas, malmaqueres, bellas-rosas, rainunculos, borboletas, dionysias, tulipas, violetas, etc.

E' preciso cuidar das roseiras precoces tirando-lhes o piolho por meio de fumigações de tabaco e seringagens de sabão amarello.

17
                                                                                                                                                    

 

Devem proteger-se as tulipas com toldo de cana contra o sol e a chuva e os jacintos devem conservar-se expostos ao sol mas ao abrigo do muro.

Começam as regas e aplicam-se adubos liquidos.

Adubam-se os jardins, cavando depois todas as placas ou canteiros. Nas camelias, azaleas, rodhodendros, dioneas e aneromedras, é conveniente deitar uma camada de terra nova misturada com adubo em volta da planta.

Apicultura − E' esta a epoca da maior abundancia de flores, mas ao mesmo tempo uma das mais melindrosas para as abelhas. Se o tempo fôr quente podem tirar-se os agasalhos ás colmeias e abrir um pouco os ventiladores. Convém, contudo, não arrefecer a colmeia porque as noites ainda são frias. Caçam-se as borboletas da tinha, pondo á noute uma luz viva no meio de uma taça com agua e azeite perto do colmeal ou untando os vidros de uma lanterna. Nas colmeias com tinha matam-se todas as larvas. A tinha é um dos peores inimigos das abelhas. Se houver mais de trez celulas de rainhas devem destruir-se. Neste mez transvazam-se dos cortiços enxames para as colmeias moveis ou de colmeia para colmeia.

Feiras

 

Durante este mez ha feiras nas seguintes terras e dias: 10, Penafiel (e dias, gado bovino e cavalar); 12, Arcos de Val de Vez; 23, Almoster (Alvaiazere) e Varzea (Felgueiras); 25, Alter do Chão, Fundão, Pereiro (Alcontim). S. Marcos (Braga) até ao fim de junho; S. Marcos (Meda), S. Marcos de Campos (Reguengos de Monsaraz), Santo Antonio das Areias (Marvão) (3 dias); Senhora da Luz (Miranda do Douro) Olhão; e ultimo domingo, Grandola; todo o mez, S. Lazaro (Porto).