Vê bem quem distingue os seus!  Quem nos dera que a Escola servisse para aguçar este olhar.  -  Arsélio Martins

Da esquerda para a direita: Fátima Nunes, Alice Pinho, Cecília Sacramento, Gaspar Albino.


Na sequência da iniciativa de homenagem a figuras aveirenses encetada em 2001 pelo Departamento de Línguas Românicas e Clássicas, no âmbito das Comemorações dos 150 Anos do Liceu de Aveiro, no dia 21 de Maio de 2002, pelas 16 horas e 30, na Sala de Audiovisuais da Escola Secundária José Estêvão, foi prestada pública homenagem à escritora aveirense Cecília Sacramento e ao Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro - AVEIRO/ARTE.

À semelhança do ano anterior, após uma breve introdução pelo professor Abílio Tarrinha, tomaram a palavra as professoras Alice Pinho e Fátima Nunes, que apresentaram, respectivamente, a figura homenageada e o grupo de artistas plásticos aveirenses.

Na segunda parte, intervieram a Dr.ª Cecília Sacramento, a escritora homenageada, e o Dr. Gaspar Albino, em representação do Círculo Experimental de Artistas Plásticos de Aveiro. A Drª Cecília Sacramento  começou por agradecer a evocação do seu trabalho pela Professora Alice Pinho e recordou a figura de um professor desta escola que a marcou significativamente e que, segundo ela, terá sido o principal responsável por a levar a escrever - o Dr. José Pereira Tavares.

Gaspar Albino, numa breve intervenção, dedicou a Cecília Sacramento a homenagem que a Escola lhes estava a dirigir. Ofereceu-lhe uma placa de barro, da sua própria autoria, evocando a figura de José Pereira Tavares, assim como uma colecção de imagens alusivas à heteronímia pessoana.

A sessão foi encerrada pelo Presidente do Conselho Executivo da Escola, o Dr. Arsélio Martins, que reforçou a necessidade de uma permanente ligação entre a escola e o meio.

Para um conhecimento integral das diferentes intervenções, seleccionem-se as opções indicadas, «clicando» nas imagens.

 

      Cecília Sacramento    

     Aveiro/Arte      

Palavras de Cecília Sacramento

        

Intervenção de Gaspar Albino

Intervenção de Arsélio Martins

        
      

Homenagem na Imprensa

         

 Cecília Sacramento          AVEIRO/ARTE

Palavras de C. Sacramento          Palavras de G. Albino

Intervenção de A. Martins

Página anterior Página inicial Página seguinte