I
- A estrutura da obra:
a) - O título: problema do título e do subtítulo segundo o
próprio autor - leitura da NOTA FINAL reproduzidas na
edição «Livros do Brasil».
b) - A estrutura d'Os Maias - Ver art.º de Jacinto do Prado
Coelho, Ao contrário de Penélope, p. 169.
c) - As analepses e as prolepses.
Esquema
II
- A introdução:
a) - As descrições:
- O Ramalhete - técnicas, momentos na descrição, elementos
simbólicos e importância no desenrolar da acção; o
Ramalhete: antes, durante e depois.
- A figura de Afonso da Maia: suas características
III
- Os princípios educativos:
a) - A educação de Pedro da Maia:
- factores sociais presentes;
- factores hereditários;
- a inoperância de Afonso da Maia;
- consequências desta educação.
b) - A educação de Carlos da Maia:
- Características;
- Contraste Carlos > < Eusébio;
- Influências hereditárias em Carlos;
- Por quem é geralmente focalizada a educação de Carlos;
- As etapas na educação.
IV
- Os tipos de acção em Os Maias:
- Delimitação entre acção central e acções secundárias;
- Os diferentes momentos antes da acção central (Ver esquema);
- De que modo confluem na personagem de Carlos da Maia
Os momentos da acção central:
a) - Comparação entre o início e o final;
b) - Verificação de como o 1º conjunto encontra o 2º;
c) - Distinção entre plano horizontal da acção e plano
vertical:
- na horizontal -> o decurso da acção;
- como é que cada um dos momentos se apresenta:
p. ex.: - contraste entre dois tipos de amor: Gouvarinho e
Maria Eduarda.
- diferenças entre essas duas ligações:
- a nível do elemento feminino;
- ao nível da forma como essas ligações se
estabelecem, i. é., quem procura quem;
- elementos que contribuem para uma maior ou
consolidação dessa ligação;
- o desenrolar da ligação mais forte: etapas até
à ruptura;
- as reacções de Carlos e Mª Eduarda na Toca.
V
- As funções das personagens:
a) - Levantamento das personagens mais importantes: (Ficha
auxiliar);
b) -
Caracterização das personagens (Rever conhecimentos
relativos
às categorias da narrativas);
c) -
Contributos das personagens ao nível da:
- crítica social;
- da acção (como contribuem, influenciam ou interferem com
Carlos, p. ex.);
d) -
Classificação das personagens enquanto coadjuvantes ou
oponentes
VI
- Os diferentes tipos de espaço em Os Maias:
- o estrangeiro: quais os países e sua importância para a
diegese;
- o
espaço nacional: rural e urbano (diferentes tipos);
- o
espaço social
VII
- O probl. do tempo romanesco: isocronia ou anisocronia:
(Ver esquema da estrutura)
-
tempo romanesco curto = período cronológico longo
-
tempo romanesco longo = período cronológico curto
VIII
- Análise das principais acções secundárias, tendo em
conta a articulação com a acção central, as personagens e
respectivas funções desempenhadas:
- a paixão da Gouvarinho;
- o jantar no Hotel Central;
- o passeio a Sintra;
- os serões no Ramalhete;
- os serões nos Gouvarinho e nos Cohen;
- o episódio do hipódromo;
- o sarau da Trindade;
- na redacção do jornal "A Tarde";
- os serões na província: St.ª Olávia;
- os serões em Coimbra;
etc.
IX
- Os diferentes modos de expressão literária e
características estilísticas:
- as descrições: tipos e técnicas utilizadas pelo autor;
- as narrações;
- os diálogos: tipos de discurso (directo, indirecto e
indirecto livre) -
estes conceitos foram estudados em unidade anterior.
|