2 - COTAÇÕES
As cotações da
prova encontram-se distribuídas tendo em conta o grau de
importância dos conteúdos de cada grupo, correspondendo o
maior peso àqueles em que se efectua a
verificação/aplicação de conhecimentos. Ao grupo I e II
corresponde uma cotação de cerca de 140 a 150 pontos,
devidamente distribuídos no enunciado da prova, cabendo o
restante ao Grupo III.
3 - MATERIAL A
UTILIZAR
O aluno deverá
trazer para a prova folhas pautadas de acordo com o
regulamento do SEUC, bem como uma caneta de tinta azul ou
preta. Não é permitido o uso de dicionários e prontuários
ortográficos.
4 - CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: Escrita e Oral
● Lírica
trovadoresca portuguesa:
|
- Cantigas de amor e
de amigo — origens e características
- Cantigas de escárnio e maldizer — origens e
características
- Conhecimento dos poetas inseridos no Guia |
● Cancioneiro
Geral de Garcia de Resende:
|
- Características e importância deste cancioneiro;
- Conhecimento das composições com maior interesse
literário |
● Período
Clássico - lírica camoneana:
|
- Origem e características do Classicismo;
- Perfil biográfico do poeta e sua importância;
- Formas versificatórias utilizadas por Camões;
- Conhecimento (pelo menos) das composições inseridas no
Guia |
● Pré-romantismo
e Bocage:
|
- Conceito e características do pré-romantismo;
- Bocage: breve perfil biográfico;
- Conhecimento (pelo menos) das composições inseridas no
Guia. |
● Romantismo:
|
- Origem e características deste período;
- Garrett: importância e perfil biográfico;
- Conhecimento (pelo menos) das composições inseridas no
Guia. |
5 - OBJECTIVOS
- Interpretar e
analisar correctamente as ideias dos textos.
- Determinar a estrutura dos textos.
- Analisar formalmente as composições.
- Demonstrar os conhecimentos inerentes aos conteúdos
temáticos.
- Exprimir-se com clareza.
- Desenvolver temas propostos.
6 - CRITÉRIOS DE
CORRECÇÃO
- Será desvalorizada
a falta de objectividade, precisão, clareza e correcção
linguística nas respostas.
- O afastamento do assunto das questões e do tema proposto
para a composição implicará a total desvalorização dos
mesmos.