Acesso à página inicial.

Corpos Sociais
Escritura
Estatutos
Sócios
Acerca de AVEIROARTE
Currículos
Eventos
Como contactar AVEIROARTE
Agenda Cultural

Graça Marto

Óleo sobre ela - 70x70 cm.

- Natural de Cambarinho - Vouzela.
- Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto.
- Foi professora de Desenho na Cooperativa Árvore.
- Actualmente professora de Educação Visual - Matosinhos.
- Elemento fundador do grupo Sagitarius, com o qual tem vindo a expor desde 1992.
- Está representada em colecções particulares e oficiais, dentro e fora do país, nomeadamente em Nova Iorque, Brasil, Espanha, Bélgica, Macau, Luxemburgo e Moçambique, países onde já expôs individualmente.


A minha pintura, que pretendo despretensiosa, desligada de correntes (comerciais?) exprime temas diversos, rondando sobretudo uma concepção figurativa estilizada, que busca a serenidade e o equilíbrio, dando a entender uma negligência no desenho, que na verdade não existe.

Em relação à essência das coisas que refiro, posso dizer que de forma inconsciente sigo Matisse com quem me identifico e a quem muito admiro, mais pela alma que o inspira, do que pela técnica: "sempre procurou transmitir o brilho e a alegria da Primavera evitando exprimir temas deprimentes" (por homenagem e por ele, como eu, gostar de felinos, dei o seu nome à minha gata, "Matisse", e assim todos os dia o afago).

Na Escola de Belas Artes, estudei com professores como: Júlio Resende, Zé Rodrigues, Ângelo de Sousa, Domingos Pinho, Charters de Almeida, Armando Alves, Batarda, (magnífico Professor), Jorge Pinheiro e tantos outros que, se não me influenciaram, enriqueceram-me sem dúvida, com os seus conhecimentos.

Talvez, também a minha estadia na bela cidade do Rio de Janeiro, (só por si uma obra prima da natureza) me tenha sensibilizado. As cores quentes, a flora e a fauna, enraizaram-se-me na adolescência, para sempre     (…)

Foi em Aveiro, que aprendi a gostar de pintura e escultura; foi em Aveiro que preparei o meu exame de aptidão à faculdade, com um grande pintor de faiança, na fabrica Aleluia (o SI. Lourenço) que ganhou vários prémios em Paris.

Foi em Aveiro que passei muitos natais e temporadas numa casa cujo ambiente artístico, tinha logo ao entrar da porta do jardim, para nos receber, um S. Francisco afagando os lobos, ...

graça marto

 
  Exposições individuais   Exposições colectivas  

 

Corpos SociaisEscrituraSóciosAcerca de AveiroArteCurrículosEventos - ExposiçõesContactar a Associação

Página anterior Página inicial Página seguinte