BALANÇO DO ANO LECTIVO 2004 / 2005 NO PÓLO DE SÃO BERNARDO

 

A dinâmica laboral do Pólo de S. Bernardo, não deixa dúvidas se observarmos os dados recolhidos a 15 dias das aulas terminarem e registados nas diferentes tabelas que a seguir são divulgadas.

Tabela 1 - N° de testes e de aprovações de cada disciplina

 

A tabela elaborada pelos coordenadores pedagógicos Isidro Fernandes e Elsa Ferreira traduzem bem o trabalho desenvolvido por este grupo de 70 alunos com faixa etária entre os 19 e os 73 anos. De acordo com o seu ritmo de trabalho e o itinerário que previamente estabeleceram, são poucos os alunos que não vão fazendo diferentes unidades às disciplinas a que estão matriculados.

Entretanto, as tabelas parcelares de testes elaborados pelos professores das diferentes disciplinas e a sua respectiva aprovação ou reprovação são reveladores da quantidade de testes que alguns docentes fizeram ao longo do ano quando o número de alunos matriculados nessa disciplina é grande e se encontram dispersos por todas as unidades.

 

O número reduzido de reprovações é esclarecedor do momento bem escolhido entre professor e aluno para a realização da prova. As reprovações assinaladas são pontuais e muitas têm a ver com a natureza da rubrica programática da disciplina.

Os resultados mais elevados são registados na disciplina de Área Interdisciplinar onde quase todos os alunos estão matriculados, seguindo-se a Geografia, a História, a Psicologia e o Português.

Neste tipo de sistema a conclusão por disciplina ou o número feito de unidades é mais elucidativo do aproveitamento do que o número de alunos que concluíram o Curso.

Relativamente às disciplinas de Matemática Física e Química e Latim o número é pouco significativo, porque os alunos matriculados a estas disciplinas ou são não presenciais e a disciplina não funciona no Pólo nem na Sede (o caso do Latim) ou só funcionam na Sede.

Nestes dados, também estão incluídos os testes feitos para as épocas de exames de alunos não presenciais que neste pólo tem um número de candidatos significativo. Este número elevado de provas implica em algumas disciplinas muitas horas de apoio em grupo ou individual e com acompanhamento de fichas de trabalho. O aproveitamento da turma é globalmente bom e o trabalho desenvolvido pelos docentes durante o ano traduz empenhamento, dedicação responsabilidade e organização, associado à boa gestão e dinamismo manifestado em parte pelos actuais coordenadores pedagógicos, embora condicionados pelo espaço físico disponível na Escola de São Bernardo.  

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