| 
             
            A dinâmica laboral do Pólo de S. Bernardo, não 
            deixa dúvidas se observarmos os dados recolhidos a 15 dias das aulas 
            terminarem e registados nas diferentes tabelas que a seguir são 
            divulgadas. 
            
              
            
            
            Tabela 1 - N° de testes e de aprovações de cada 
            disciplina 
              
            
            A 
            tabela elaborada pelos coordenadores pedagógicos Isidro Fernandes e 
            Elsa Ferreira traduzem bem o trabalho desenvolvido por este grupo de 
            70 alunos com faixa etária entre os 19 e os 73 anos. De acordo com o 
            seu ritmo de trabalho e o itinerário que previamente estabeleceram, 
            são poucos os alunos que não vão fazendo diferentes unidades às 
            disciplinas a que estão matriculados. 
            
            
            Entretanto, as tabelas parcelares de testes elaborados pelos 
            professores das diferentes disciplinas e a sua respectiva aprovação 
            ou reprovação são reveladores da quantidade de testes que alguns 
            docentes fizeram ao longo do ano quando o número de alunos 
            matriculados nessa disciplina é grande e se encontram dispersos por 
            todas as unidades.  | 
            
                | 
            
             
            O número reduzido de reprovações é 
            esclarecedor do momento bem escolhido entre professor e aluno para a 
            realização da prova. As reprovações assinaladas são pontuais e 
            muitas têm a ver com a natureza da rubrica programática da 
            disciplina. 
            
            
            Os resultados mais elevados são registados na disciplina de Área 
            Interdisciplinar onde quase todos os alunos estão matriculados, 
            seguindo-se a Geografia, a História, a Psicologia e o Português.
             
            
            
            Neste tipo de sistema a conclusão por disciplina ou o número feito 
            de unidades é mais elucidativo do aproveitamento do que o número de 
            alunos que concluíram o Curso. 
            
            
            Relativamente às disciplinas de Matemática Física e Química e Latim 
            o número é pouco significativo, porque os alunos matriculados a 
            estas disciplinas ou são não presenciais e a disciplina não funciona 
            no Pólo nem na Sede (o caso do Latim) ou só funcionam na Sede. 
            
            
            Nestes dados, também estão incluídos os testes feitos para as épocas 
            de exames de alunos não presenciais que neste pólo tem um número de 
            candidatos significativo. Este número elevado de provas implica em 
            algumas disciplinas muitas horas de apoio em grupo ou individual e 
            com acompanhamento de fichas de trabalho. O aproveitamento da turma 
            é globalmente bom e o trabalho desenvolvido pelos docentes durante o 
            ano traduz empenhamento, dedicação responsabilidade e organização, 
            associado à boa gestão e dinamismo manifestado em parte pelos 
            actuais coordenadores pedagógicos, embora condicionados pelo espaço 
            físico disponível na Escola de São Bernardo.   
            
               |