A dinâmica laboral do Pólo de S. Bernardo, não
deixa dúvidas se observarmos os dados recolhidos a 15 dias das aulas
terminarem e registados nas diferentes tabelas que a seguir são
divulgadas.
Tabela 1 - N° de testes e de aprovações de cada
disciplina
A
tabela elaborada pelos coordenadores pedagógicos Isidro Fernandes e
Elsa Ferreira traduzem bem o trabalho desenvolvido por este grupo de
70 alunos com faixa etária entre os 19 e os 73 anos. De acordo com o
seu ritmo de trabalho e o itinerário que previamente estabeleceram,
são poucos os alunos que não vão fazendo diferentes unidades às
disciplinas a que estão matriculados.
Entretanto, as tabelas parcelares de testes elaborados pelos
professores das diferentes disciplinas e a sua respectiva aprovação
ou reprovação são reveladores da quantidade de testes que alguns
docentes fizeram ao longo do ano quando o número de alunos
matriculados nessa disciplina é grande e se encontram dispersos por
todas as unidades. |
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O número reduzido de reprovações é
esclarecedor do momento bem escolhido entre professor e aluno para a
realização da prova. As reprovações assinaladas são pontuais e
muitas têm a ver com a natureza da rubrica programática da
disciplina.
Os resultados mais elevados são registados na disciplina de Área
Interdisciplinar onde quase todos os alunos estão matriculados,
seguindo-se a Geografia, a História, a Psicologia e o Português.
Neste tipo de sistema a conclusão por disciplina ou o número feito
de unidades é mais elucidativo do aproveitamento do que o número de
alunos que concluíram o Curso.
Relativamente às disciplinas de Matemática Física e Química e Latim
o número é pouco significativo, porque os alunos matriculados a
estas disciplinas ou são não presenciais e a disciplina não funciona
no Pólo nem na Sede (o caso do Latim) ou só funcionam na Sede.
Nestes dados, também estão incluídos os testes feitos para as épocas
de exames de alunos não presenciais que neste pólo tem um número de
candidatos significativo. Este número elevado de provas implica em
algumas disciplinas muitas horas de apoio em grupo ou individual e
com acompanhamento de fichas de trabalho. O aproveitamento da turma
é globalmente bom e o trabalho desenvolvido pelos docentes durante o
ano traduz empenhamento, dedicação responsabilidade e organização,
associado à boa gestão e dinamismo manifestado em parte pelos
actuais coordenadores pedagógicos, embora condicionados pelo espaço
físico disponível na Escola de São Bernardo.
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