INÍCIO DO PROJECTO – SESSÃO ESCOLAR

 

Sempre me disseram que tudo na vida tem um começo e o meu, no projeto “Parlamento de Jovens para o Ensino Secundário”, sucedeu-se numa inesperada aula de filosofia quando a minha professora perguntou se haveria alguém interessado em participar nessa iniciativa.

A minha reação foi imediata e obviamente favorável, sem necessidade de grande reflexão, por vários motivos: por ser um interveniente curioso, dinâmico e proativo, mas também, por ter vivido a extraordinária experiência no ano transato como porta-voz do círculo de Aveiro na Assembleia da República, experiência que me influenciou profundamente nas minhas escolhas e na minha consciência cívica e política.

Após uma incessante discussão e troca de ideias entre os deputados das três listas participantes na sessão escolar, nas quais se colocaram em causa as condições presentes na comunidade escolar e se debateu a forma de melhorar a vida quotidiana dos jovens, deu-se, então, por finalizado o projeto de recomendação escolar da AEJE.

Nos meses seguintes, decorreram importantes trabalhos e procedimentos desde a formação da lista, a pesquisa e análise relacionadas com o tema muito atual e relevante escolhido este ano, “Saúde Mental nos Jovens”, ao planeamento da campanha, que muitos confundiram com a da associação de estudantes, porém, esta tem um objetivo deveras nobre, uma vez que para além de se preocupar com o bem-estar escolar e o da comunidade, reforça a voz dos jovens.

A sua elaboração representa o trabalho árduo de centenas de jovens que contribuíram à sua maneira na seleção das medidas mais adequadas para solucionar o problema e que seriam defendidas na sessão distrital pelos deputados eleitos.
 

 

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