Quedas de água em Pessegueiro do Vouga da Central Hidro-Eléctrica


Central Hidro-Eléctrica

da Sociedade Industrial

do Vouga, L.da


O fornecimento de energia eléctrica, que de todos os melhoramentos é bem um dos que figuram sempre em primeiro lugar, não só pelo conforto que advém da sua utilização como pelas possibilidades de desenvolvimento que proporciona às indústrias, foi realizado em Paradela e Pessegueiro do Vouga pela Central Hidro-Eléctrica da Sociedade Industrial do Vouga, L.da.

Instalações da Sociedade Industrial do VougaEstas duas localidades do concelho de Sever do Vouga, na segunda das quais – Pessegueiro do Vouga – se ergue a monumental ponte do caminho de ferro do Poço de Santiago, sobre a entrada e o rio Vouga, e que é a ponte mais notável em alvenaria construída em Portugal, foram largamente beneficiadas com a rede de energia eléctrica com que a Sociedade Industrial do Vouga, L.da, as dotou.

Modelar instalação da Central Hidro-EléctricaEsta Sociedade, que tem sido incansável no sentido de tornar cada vez mais vasto o seu campo de acção, dispõe, actualmente, de motores com a potência total de 800 c.v., os quais fornecem diariamente 4.500 KWh de energia, que tal é o quantitativo do consumo das duas populações.

Mas, ainda no sentido de ampliar a sua já vasta rede, a Sociedade Industrial do Vouga, L.da, tem em construção uma nova represa para a captação das águas que hão-de levar, à sua Central Eléctrica, as possibilidades duma mais larga produção de energia.

Pelo grande impulso que esta Sociedade tem dado ao desenvolvimento de Paradela e Pessegueiro do Vouga torna-se digna do aplauso mais sincero e caloroso dos habitantes desta região.
 

 

Página anterior Página seguinte

228