NÃO pode nem deve estabelecer-se comparação entre o porto de Aveiro e qualquer outro porto do País, pois ele tem não só características muito especiais, diferentes das de todos os outros, mas também uma função vital para os povos que dele se servem.

Canal de EsgueiraSituado a 8 quilómetros da cidade de Aveiro, é a embocadura duma extensa laguna − 11 mil hectares − e o desaguadouro de importantes rios − Vouga, Águeda e Cértima − além de numerosíssimos riachos e ribeiros não navegáveis e flutuáveis.

A laguna ou ria de Aveiro, no perímetro da qual habitam 150 mil almas, agrupadas em 7 concelhos − Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo, Vagos e Mira − constitui a maior rede aquática do País, sendo, por vezes, a única via de transporte de umas regiões para outras.

A pitoresca povoação de S. JacintoAparte a sua importantíssima função como via de comunicação – pois foi, é e será sempre o mais económico meio de transporte − a ela estão ligadas numerosíssimas indústrias que servindo a região, pesam sobremaneira na economia nacional.

Indústria Salineira: com uma capacidade de 150 mil toneladas, abastece o País de norte a sul, cifrando a produção do presente ano − cerca de 60 mil toneladas − 12.000.000$00.

Indústria de Lacticínios: fornecendo 47 milhões de litros de leite para o consumo de todas as regiões e dos grandes centros como Lisboa e Porto, para onde segue diariamente, fabrica a maior quantidade de queijo e / 47 / manteiga do País e sobra para a fabricação dos materiais sucedâneos do leite, como a galalite, caseína, farinhas de leite, e outros. Esta indústria movimenta cerca de 38.000.000$00, anualmente.Porto de pesca longínqua. Gafanha da Nazaré (Ílhavo)

Indústria Cerâmica e Faiança: possui nada menos, de 12 fábricas situadas no perímetro da ria, contando-se entre elas as primeiras fábricas do País, de telha, tijolo e grés, e a primeira fábrica da Península, de faiança − a Sèvres Portuguesa.

Nesta indústria movimentam-se cerca de 80.000.000$00, anualmente.

Ponte-cais da Bestida, no concelho da Murtosa

Agricultura: mantida pelo adubo que é extraído da ria − 300.000 toneladas de moliço, rendendo cerca de 3.600.000$00 − não só abastece, inteira e suficientemente, os 7 concelhos, mas também exporta para o interior do País.

 

Ponte-cais na Costa Nova (Ílhavo)Construção Naval: possuindo 3 estaleiros de construção de navios de alto mar, dos quais um para construções metálicas, e 49 estaleiros de embarcações menores, é bem conhecido de todo o País, pois possui os melhores construtores práticos. Só no presente ano foram lançados à água oito navios cujo valor total é de 16.000.000$00.

Indústria Metalúrgica: uma das mais florescentes indústrias nacionais conta no porto de Aveiro e área da / 48 / sua jurisdição com 7 fundições das mais importantes do País.

Indústria Piscatória: é a que maior vulto tem, a mais importante do País, sendo exercida nas suas três modalidades: lagunar, marítima e longínqua.

A lagunar e marítima abastecem os mercados da região − cifrando-se em 5.000.000$00; longínqua (bacalhau) abastece o País.

Importantes trabalhos do porto de Aveiro em plena execução.O porto de Aveiro constitui a primeira praça do País em navios bacalhoeiros, contando hoje 24 unidades, das quais 2 arrastões de grande tonelagem − 2.400 toneladas cada − pescando só por si 45 por cento da pesca nacional. A quantidade de bacalhau pescado, anualmente, regula por cerca de 9 milhões de quilos, em verde.

 

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É sob o ponto de vista de porto de pesca que o porto de Aveiro é chamado a desempenhar uma importantíssima função na economia nacional, pois para tanto não lhe faltam condições naturais que os outros portos do País do possuem, nem podem vira possuir.

Tendo óptimos ancoradouros, seguros e profundas, à beira deles se estendem excelentes terrenos para secadouros naturais, batidos pelo vento norte, que é o mais recomendável para a secagem natural.Titã que serviu na construção das obras do porto de Aveiro.

A posição de hegemonia que hoje ocupa o porto de Aveiro, como porto bacalhoeiro, foi conquistada e sustentada através dos maiores sacrifícios e dificuldades; mas, mercê da orientação, tão patriótica, da política económica do Estado Novo, há muito encetada, e cumprida passo a passo, aprestam as actividades locais mais unidades para a pesca do bacalhau, confiando sempre na execução do complemento das obras de melhoramento de acesso ao porto.
Uma vez executadas essas obras, mais largas perspectivas se abrirão àquela indústria, e a economia nacional encontrará novos incentivos.
 

 

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