Bombeiros Voluntários de Ílhavo

Tendo por seu primeiro Presidente da Direcção Francisco António Marques de Moura e por primeiro Comandante António Ferreira da Encarnação Júnior − dois prestigiados nomes ilhavenses −, foi fundada, em 13 de Abril de 1893, uma associação de socorros que tomaria o nome de Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

Presente em centenas de sinistros de toda a ordem, a corporação de Ílhavo teve actuação particularmente destacada, entre outros, nos grandes incêndios da Costa Nova do Prado de 1901 e 1909, no que deflagrou na área da Fábrica da Vista Alegre, no Governo Civil de Aveiro, no da Fábrica de Cerâmica das Quintãs e, mais recentemente, no do navio bacalhoeiro «Elisabeth».

Considerada de Utilidade Pública em 31 de Março de 1928, conforme diploma publicado no Diário do Governo de 10 de Abril desse mesmo ano, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo tem hoje como Presidente da Direcção o Sr. João Fernandes Vieira e como Comandante do Corpo Activo o Sr. João Paulo de Oliveira.



Bombeiros Voluntários de Lourosa

Entre todas as corporações do Distrito, a mais recentemente fundada − precisamente em 8 de Abril de 1968 − é a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lourosa. O seu mais devotado entusiasta, fundador e primeiro presidente da Direcção, é o Sr. Wilson Neves Tavares de Oliveira.

Ainda que com pouco mais de dois anos de existência, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lourosa revelou já os seus préstimos em variados e múltiplos sinistros, designadamente nos incêndios da Indústria Corticeira de Lourosa e, em Oleiros, no das instalações da Empresa de Joaquim Francisco do Couto e Filhos, S. A. R. L.

 

Associação dos Bombeiros Voluntários

da Mealhada

Presente, e eficiente, entre outros, nos incêndios que se registaram nas matas do Buçaco e do Caramulo, nas fábricas de serração de Mortágua, do Luso, da Mealhada (aqui também numa fábrica de rolhas) e de Sepins, na de resina da Pampilhosa e nas Caves de Anadia, a Associação dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, cuja fundação data de 24 de Junho de 1927, tem contado sempre, nos seus elencos, directivo e activo, com dedicações operosíssimas.

A Liga dos Bombeiros Portugueses conferiu à Associação, em reconhecimento dos seus relevantes méritos, a Medalha de Ouro de Duas Estrelas.
 

 

Página anterior Índice de Conteúdos Página seguinte

31