Escola Secundária José Estêvão, n.º 12, Abr.- Jun. de 1994

Porque a Escola Também Acontece fora da Sala de Aula


Durante o 2.º período, os alunos de Iniciação ao Jornalismo do 11.º H, de acordo com os conteúdos programáticos da disciplina e a propósito da Semana dos Media na Escola, criaram um espaço radiofónico na Rádio Independente de Aveiro, cujas emissões foram para o ar na semana de 7 a 11 de Março, diariamente entre as 16:00 e as 17:00.

Foi um trabalho essencialmente de sala de aula, precedido de uma série de debates sobre os Mass-Media e sua relação com o indivíduo, a família, a escola e a sociedade; contou com a participação de toda a turma, quer na planificação, quer na programação das emissões.

Dado o interesse manifestado por vários alunos em dar continuidade às emissões – ficou-lhes o "bicho" do microfone –, formou-se uma equipa de trabalho, a que se juntaram alunas do 11.º I, e elaborou-se um projecto para 12 emissões, durante o mês de Maio, no mesmo horário.

Obtida, mais uma vez, a aprovação da R.I.A., passou-se à concretização do projecto, reunindo-se a equipa periodicamente para definição de guiões e distribuição de tarefas.

Individualmente ou em grupo, os alunos foram procedendo à pesquisa e recolha de dados, à redacção de textos, à realização de entrevistas, à selecção de temas musicais e à criação de cartazes de publicidade ao programa, tendo contado com diversas colaborações, nas várias fases do trabalho.

Ao longo do programa, falou-se da Europa, dos Países da União Europeia e do que é ser jovem nos dias de hoje. Dedicou-se uma emissão a Aveiro, por ocasião do dia da cidade. Leram-se textos, particularmente poemas de autores portugueses. E a Escola nunca deixou de esta presente: desporto escolar, clubes, iniciativas de alunos e professores, o Dia da Escola, expressão dramática, bandas de música moderna, grupos do Conservatório e o historial da própria Escola. Por lá também passaram os sons e as palavras dos músicos de eleição do Espaço Jovem: Pearl Jam, Faith no More, The Cure, Doors, Mariah Carey, U2, Eric Clapton, e muitos outros.

Surgiram, naturalmente, alguns problemas: prazos a cumprir, falta de tempo, falhas pontuais, questões de última hora, algum nervosismo. Mas, apesar das dificuldades, todos se empenharam e deram o seu melhor. A R.I.A, mais uma vez / 52 / se revelou incansável na receptividade com que acolheu o trabalho. O projecto não se afastou do seu carácter pedagógico, tentando ir de encontro a diversos objectivos do processo de ensino-aprendizagem: desenvolvimento da expressão oral e escrita; interdisciplinaridade (com Relações Públicas e Português); incentivo ao trabalho de investigação; formação do espírito de equipa e de entreajuda; apelo à iniciativa, à criatividade e ao sentido crítico; integração na vida da Escola, pelo contacto com as várias actividades extracurriculares nela realizadas, e respectiva divulgação; promoção da comunicação na comunidade escolar e entre esta e o meio. No que respeita à Rádio, em particular, foi sempre encarada nos seus vários aspectos, ou seja, como um "medium" que informa, forma, entretém e é veículo de sentimentos e opiniões diversas.

Após o términus das emissões, e em jeito de avaliação, a equipa do Espaço Jovem concluiu da validade deste trabalho, pelo enriquecimento que proporcionou a vários níveis. Salientou-se a experiência profissional adquirida, o contacto com diferentes pessoas e situações, um melhor conhecimento da Escola e uma outra visão da Rádio.

Porque a Escola também acontece fora da sala de aula, e porque comunicar é tomar comuns os anseios de uns e de outros, este projecto revelou-se tão significativo para todos os que a ele se entregaram.

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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