Porque a Escola Também Acontece fora da Sala de Aula
Durante
o 2.º período, os alunos de Iniciação ao Jornalismo do 11.º H, de acordo
com os conteúdos programáticos da disciplina e a propósito da Semana dos
Media na Escola, criaram um espaço radiofónico na Rádio Independente de
Aveiro, cujas emissões foram para o ar na semana de 7 a 11 de Março,
diariamente entre as 16:00 e as 17:00.
Foi um trabalho essencialmente de sala de aula, precedido
de uma série de debates sobre os Mass-Media e sua relação com o
indivíduo, a família, a escola e a sociedade; contou com a participação
de toda a turma, quer na planificação, quer na programação das emissões.
Dado o interesse manifestado por vários alunos em dar
continuidade às emissões – ficou-lhes o "bicho" do microfone –,
formou-se uma equipa de trabalho, a que se juntaram alunas do 11.º I, e
elaborou-se um projecto para 12 emissões, durante o mês de Maio, no
mesmo horário.
Obtida, mais uma vez, a aprovação da R.I.A., passou-se à
concretização do projecto, reunindo-se a equipa periodicamente para
definição de guiões e distribuição de tarefas.
Individualmente ou em grupo, os alunos foram procedendo à
pesquisa e recolha de dados, à redacção de textos, à realização de
entrevistas, à selecção de temas musicais e à criação de cartazes de
publicidade ao programa, tendo contado com diversas colaborações, nas
várias fases do trabalho.
Ao longo do programa, falou-se da Europa, dos Países da
União Europeia e do que é ser jovem nos dias de hoje. Dedicou-se uma
emissão a Aveiro, por ocasião do dia da cidade. Leram-se textos,
particularmente poemas de autores portugueses. E a Escola nunca deixou
de esta presente: desporto escolar, clubes, iniciativas de alunos e
professores, o Dia da Escola, expressão dramática, bandas de música
moderna, grupos do Conservatório e o historial da própria Escola. Por lá
também passaram os sons e as palavras dos músicos de eleição do Espaço
Jovem: Pearl Jam, Faith no More, The Cure, Doors, Mariah Carey, U2, Eric
Clapton, e muitos outros.
Surgiram, naturalmente, alguns problemas: prazos a
cumprir, falta de tempo, falhas pontuais, questões de última hora, algum
nervosismo. Mas, apesar das dificuldades, todos se empenharam e deram o
seu melhor. A R.I.A, mais uma vez
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com que acolheu o trabalho. O projecto não se afastou do seu carácter
pedagógico, tentando ir de encontro a diversos objectivos do processo de
ensino-aprendizagem: desenvolvimento da expressão oral e escrita;
interdisciplinaridade (com Relações Públicas e Português); incentivo ao
trabalho de investigação; formação do espírito de equipa e de
entreajuda; apelo à iniciativa, à criatividade e ao sentido crítico;
integração na vida da Escola, pelo contacto com as várias actividades
extracurriculares nela realizadas, e respectiva divulgação; promoção da
comunicação na comunidade escolar e entre esta e o meio. No que respeita
à Rádio,
em
particular, foi sempre encarada nos seus vários aspectos, ou seja, como
um "medium" que informa, forma, entretém e é veículo de sentimentos e
opiniões diversas.
Após o términus das emissões, e em jeito de avaliação, a
equipa do Espaço Jovem concluiu da validade deste trabalho, pelo
enriquecimento que proporcionou a vários níveis. Salientou-se a
experiência profissional adquirida, o contacto com diferentes pessoas e
situações, um melhor conhecimento da Escola e uma outra visão da Rádio.
Porque a Escola também acontece fora da sala de aula, e
porque comunicar é tomar comuns os anseios de uns e de outros, este
projecto revelou-se tão significativo para todos os que a ele se
entregaram. |