1. APOIO PEDAGÓGICO ACRESCIDO.
Na sequência da acção de formação em que participei, ACOT
(Apple Classroom of Tomorrow), em Julho de 1993, na nossa escola,
comecei a preparar material para utilizar na recuperação de alunos com
graves dificuldades na aprendizagem do Inglês. Graças ao apoio e
entusiasmo que o Dr. Arsélio Martins e Dr. Aurélio Fernandes me deram,
esta tarefa tomou-se realidade.
O Dr. Aurélio é responsável por toda a programação de
textos que se encontram nos computadores.
Os alunos, seis de cada turma, iniciaram logo o APA no
dia vinte e três de Setembro do presente ano lectivo, com uma carga
horária de duas horas por semana. Todos estes alunos tinham estado em
avaliação sumativa extraordinária a Inglês desde o segundo período do
ano de 1992/93. À medida que as aulas decorriam, alunos que no ano
anterior não haviam mostrado nem interesse nem progressão na
aprendizagem, começaram a mudar o seu comportamento e atitude perante a
disciplina. Não faltavam e continuam a não faltar a estas aulas de
apoio.
Dos doze alunos iniciais passei a ter sempre mais
participantes, que pedem para vir trabalhar com os exercícios sempre que
precisam de treinar algum ponto que estão a dar nas aulas curriculares.
O computador desempenha o seu papel de remedial work. Desde o
inicio do ano que os doze alunos vêm sendo sujeitos a testes diferentes
dos outros, com objectivos que acompanham as aulas assistidas por
computador. Para além de exercícios para treino de estruturas
gramaticais, os alunos têm à sua disposição exercícios para treino de
vocabulário, histórias e jogos.
Em face dos resultados que comecei a obter, procurei
entusiasmar as minhas colegas de grupo. A Dr.ª Mónica Carvalho começou
também a apoiar o 8.º C e 8.º E, servindo-se para tal do material já
produzido. Os resultados positivos que esta colega está a obter servem
de feedback para o meu trabalho.
A Dr.ª Lindonor Silveirinha também já começou a apoiar
alguns dos seus alunos do 10.º ano, estando também já a produzir o seu
próprio material. Está também sendo apoiada na programação pelo Dr.
Aurélio.
À motivação fornecida pelo computador devo grande parte
do sucesso deste trabalho. Esta ferramenta permite ao aluno trabalhar
com o seu próprio ritmo, obter o resultado de respostas certas e erradas
após cada exercício, e repetir aqueles em que está com mais dificuldade.
Para além dos exercícios em Hypercard, os alunos também
produzem pequenos textos, usando para isso o computador como processador
de texto.
Apesar de ter seis alunos com APA em cada uma das turmas,
os computadores (dez) estão geralmente ocupados por outros alunos que
pedem para vir trabalhar com o material produzido em Hypercard.
Mais do que tudo que eu possa dizer a favor deste tipo de
abordagem, é ver os alunos a realizar o seu trabalho na sala ACOT e
consultar o livro de ponto, onde as faltas ao apoio a Inglês são
praticamente inexistentes.
Para além do APA, a sala ACOT também é utilizada uma vez
por semana pelo 9.º C e 9.º H. Estas turmas, uma com 19 e outra com 21
alunos, têm o tamanho ideal, pois ficam dois alunos por computador.
Estes alunos, além dos exercícios e fichas gramaticais que treinam nas
aulas habituais, têm acesso aos exercícios no computador. O entusiasmo é
grande e o computador permite que cada par de alunos desempenhe a tarefa
com o seu próprio ritmo de trabalho. Os mais adiantados podem repetir os
exercícios, caso o achem necessário, ou passar para outro. Os alunos são
autónomos, podendo, sempre que o queiram, solicitar o professor, que vai
circulando pela sala para ver o andamento das tarefas.
Há uma grande variedade de material que foi criada tendo
em vista os utilizadores desta sala, assim como, obviamente, as suas
necessidades. Todos os meses são acrescentados novos materiais de acordo
com o andamento das aulas de apoio como das aulas normais.
As turmas 8.º B (27 alunos) e 8.º D (28 alunos) também
vêm habitualmente uma vez por semana à sala ACOT. Os alunos de apoio
servem então de "monitores" destes alunos, pois estão à vontade no
manejo dos computadores. É um incentivo para estes alunos e, ao mesmo
tempo, ajudam o professor que, sozinho, não pode estar junto de todos ao
mesmo tempo.
A existência do CD-ROM tem tornado as aulas muito mais
interessantes. Por vezes, sirvo-me deste para os alunos ouvirem música
inglesa, enquanto realizam determinadas actividades. Numa das últimas
aulas, e de acordo com uma actividade do livro de Inglês adoptado, os
alunos elegeram o Top 10. Os alunos comprometeram-se a trazer os CDs
mais votados que, com o auxílio de um deles como DJ (Disc Jockey), foram
ouvidos na sala ACOT. Como as condições sonoras são óptimas, esta
actividade resultou muito melhor do que se eles tivessem escutado as
músicas num vulgar leitor de cassetes.
A disposição da sala, em U, também ajuda à comunicação e
a que as aulas decorram com mais ritmo.
O computador revelou-se na verdade um complemento muito
eficiente nas minhas aulas de Inglês permitindo desenvolver ao mesmo
tempo a autonomia e o espírito de inter-ajuda dos alunos.
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