Escola Secundária José Estêvão, n.º 4, Jul. - Set. de 1991

No passado dia 3 de Outubro as turmas B, C, D e E do 8.º ano tiveram aulas de Física e Química bastante diferentes do habitual, mas integradas na unidade temática de "Introdução ao Estudo da Química" do seu curriculum académico. Viram entrar porta a dentro, vários professores e um convidado alemão, que lhes foi falar sobre a Química no dia-a-dia, e mais propriamente sobre os problemas da poluição na Alemanha. O convidado, de nome Liesel (aluno de Comunicação Social), faz parte de um grupo de alunos universitários alemães que se encontra presentemente em Aveiro, integrado num programa de intercâmbio de estudantes universitários europeus, com a designação ERASMUS.

Como o convidado não sabia falar correctamente o Português, o debate teve que ser feito em Inglês, e para tal, foi pedida a colaboração das Professoras de Inglês das turmas envolvidas na acção, no sentido de auxiliarem a compreensão dos aspectos que foram falados.

A acção baseou-se numa primeira parte, numa mini-palestra sobre os aspectos da poluição na Alemanha, a qual foi seguida de perguntas feitas pelos alunos que colocaram questões, algumas das quais bastante pertinentes.

Além do problema da Poluição na Alemanha, e numa segunda parte, foi também focado o problema da Poluição em Portugal, tendo como base o artigo do Jornal "Semanário", intitulado "PORTUGAL: DESASTRE ECOLÓGICO".

Esta acção teve como objectivos desenvolver a interdisciplinaridade, nomeadamente entre as disciplinas de Física / Química e Inglês; realçar a importância da Química no dia-a-dia, no aspecto da poluição; chamar a atenção dos alunos para as graves consequências da poluição no ambiente; discutir possíveis medidas para o combate da poluição ambiental, nomeadamente a reciclagem de lixos.

Para avaliar e diagnosticar as reacções dos alunos ao debate, foi-lhes pedida uma composição comparando os problemas da poluição na Alemanha e em Portugal, baseada no debate e no artigo de jornal. Como ilustração, aqui deixamos alguns excertos de duas das composições que espelham bem os problemas tratados durante o debate e no artigo de jornal.


"Será a Alemanha o futuro de Portugal?

Aqui está uma pergunta que realmente nos faz pensar sobre o destino ecológico de Portugal. Claro que a Alemanha está num estado muito mais avançado de degradação, mas nós também para lá caminhamos se algo não for feito.

Mas, analisemos e comparemos a degradação portuguesa com a degradação alemã:

■ Rios – Em matéria de rios estamos tanto de um lado como do outro, praticamente equiparados. Enquanto a Alemanha tem o Reno super-poluído, nós temos o Vouga, o Ave e o Leça, entre muitos outros.

■ Poluição lndustrial – Penso que a Alemanha tem maior quantidade de lixo industrial do que Portugal, o que não quer dizer que em Portugal não seja muito.

■ Poluicão sonora – O Porto é a cidade europeia com maiores índices de poluição sonora. Em compensação a Alemanha quase que não os tem (deve ser do frio ou coisa que o valha!).

Tiago Paixão, n.º 28, 8.º D

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■ Reciclagem – Penso que por cada estabelecimento de ensino, e câmras municipais devia existir uma campanha de recolha de produtos e uma pessoa responsável por cada (estabelecimento de ensino ou câmaras, etc.). Assim já se podia recorrer à recolha de plásticos, vidros, papeis, latas, garrafas, frascos, e cada um fosse responsável por uma só coisa, para que não existisse maior confusão. Cada campanha destinava-se a recuperar embalagens plásticas (garrafas, garrafões, frascos e sacos), outros a recuperar vidros, papeis e latas, que em vez destes objectos serem lançados no lixo (nos contentores), os recolhessem e depois os vendessem a empresas que se dedicam à sua reciclagem. Deste modo, ia-se reduzir o peso e volume dos seus resíduos sólidos, e abria-se o caminho à valorização dos materiais."

Cláudia Aguiar, n.º 30, 8.º E

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"Considerando o actual desenvolvimento da Alemanha coloca-se a seguinte questão: – Será que para haver desenvolvimento é necessário haver poluição?

Eu penso que não. O que é preciso fazer é haver desenvolvimento controlado e não necessariamente poluição. É esta a verdadeira mensagem que deve ser realizada em todas as nações."

Tiago Paixão, n.º 28, 8.º D

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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