A adolescência e as relações
pais/filhos
Procura-se transmitir
aos pais a ideia de que a adolescência é um período normal do
desenvolvimento e não uma crise do desenvolvimento ou, no caso de se
adoptar a perspectiva de existir uma crise, esta é organizadora e,
salvo em raras excepções, desorganizante. Analisar-se-ão as
principais tarefas de desenvolvimento da adolescência, centrando-nos
em especial na oposição face aos pais - mudança no sistema de
relação - como uma das tarefas necessárias à construção da
identidade.
Calendarização: início
do 2.º período.
|
|
Como podem os pais
ajudar os filhos na construção do seu projecto vocacional
Pretende-se, antes de mais, combater a
falsa ideia de que se deve deixar os filhos decidir sozinhos, para
não os influenciar na escolha. Claro que a opção deve ser uma
construção pessoal; contudo podem os pais ajudar os filhos a
desenvolver aptidões de decisão, não tendo assim influência directa
na opção. O que geralmente acontece é que, subjacente à primeira
atitude referida, está um comportamento de demissão. Com o pretexto
de não influenciar o jovem, este é confrontado, sozinho e sem o
apoio dos pais, com a tarefa de decidir.
Os pais podem ter um papel muito
importante no processo de escolha dos filhos. Como? Alguns exemplos:
- Ajudando-os a reflectir de forma mais
consciente sobre si próprios;
- Apoiando-os na procura de informação
sobre cursos e profissões;
- Sensibilizando-os para a necessidade
de escolher;
Encorajando-os a falar sobre as suas
dúvidas e receios.
Calendarização: meados do 3.º período.
Maria do Rosário Ruivo |