Departamento de Ciências Sociais e humanas
PROJECTO EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
1. Pressupostos essenciais
Num mundo marcado por:
* Invasão tecnológica, onde a sociedade da
informação e do conhecimento ocupam todo o espaço humano à
escala global
* Acesso cada vez mais acelerado à Internet, onde
se começa a sentir a necessidade de definição de "liberdades
civis", ao mesmo tempo que uma "ética de comunicação, de
comportamentos e de navegação"
* Democracia ameaçada de "vazios"
* "Exclusões sociais, culturais, económicas,
políticas..."
* Rupturas sociais e culturais, políticas e
económicas, educativas e familiares
* Fundamentalismos e intolerâncias de toda a
ordem
* Direitos Humanos ignorados
* Incompatibilidade Modernidade/Desenvolvimento
* Fome
* Guerra em muitos lugares e "equilíbrios
instáveis"
* Mudanças a ritmo acelerado
* Ameaças aos nossos direitos pessoais e cívicos
* Ameaças à privacidade das pessoas
* Iliteracias em múltiplos domínios
* Manipulações genéticas
* Consumismo como modelo
* Emergência de novas formas de solidariedade
* Imediatismo e imagem como "modelos de vida"
* (...)
Compete também à Escola dar passos no sentido de
uma maior intervenção no espaço da cidadania e da educação para
uma consciência mais esclarecida sobre um mundo que nos pertence
e nos solicita para os mais diversos comportamentos e atitudes.
De acordo com o Projecto Educativo, «a assunção
legítima da cidadania pela escola passa pela expressão de si
mesma enquanto universo de direitos e deveres, enquanto esforço
colectivo de construção de ideias, de programas, de valores, de
iniciativas, de mudanças, de autonomias (...) Queremos uma
escola de cidadãos (...) uma escola (...) empenhada na
construção de cidadãos capazes de ler e de intervir sobre o
real, uma escola que não se limite a legitimar e a certificar
saberes, mas
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promotora de actores sociais.»
Com estes pressupostos, iremos dar voz e vez aos
objectivos definidos pelo Projecto Educativo nos campos
educativo, organizacional e da aprendizagem.
2. Equipa de Trabalho
Os Subcoordenadores do Departamento de Ciências
Sociais e Humanas
* Maria do Céu Cruz (11º A Grupo)
* Teresa Grancho (11-EMR)
* Cristina Campizes (6º Grupo)
* Benvinda Soares (10.º A Grupo)
* Claudette Albino (7º Grupo)
* Alcino Cartaxo (10.º B Grupo)
Propõem-se, durante este ano escolar, em equipa
inter e multidisciplinar, proceder a investigações, na
modalidade de autoformação, que conduzam à construção das bases
para a criação do Clube de Educação para a Cidadania, a
funcionar a partir do ano 2001-2002.
3. Esquema do projecto:
3.1 - Disciplinas intervenientes
Introdução à Filosofia, Sociologia, Direito,
Economia, Contabilidade/Fiscalidade, História, Geografia,
Educação Moral e Religiosa, IDES
3.2 - Definição de áreas a privilegiar
* Ética/Bioética
* Direitos Humanos
* Património ambiental, cultural, artístico,
histórico
* Política (democracia e cidadania, liberdades
fundamentais, cidadania nacional / planetária, Organizações
nacionais/internacionais ...)
* Direito
* Civismo
* Filosofia
* História
* Educação (sexualidade, alimentação,
publicidade, consumo...)
* Escola (participação, direitos/deveres, acesso
à informação, documentos essenciais...)
* (...)
3.3 - Elaboração de Programa
* Recolha de material bibliográfico e Multimédia
* Componente teórica
* Actividades práticas (colóquios, seminários,
visitas, actividades na comunidade
* (...)
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3.4 - Destinatários:
* Alunos da ESJE
* Professores, Pais e Pessoal não docente da ESJE
3.5 - Resultados esperados:
* Criação do Clube Educação para a Cidadania
* Integração da Escola no espaço
local/nacional/europeu/mundial
* Concretização do Projecto Educativo
* Mudanças nos comportamentos e nas atitudes dos
alunos e na Escola
Aveiro, Outubro 2000
Os Subcoordenadores
Bibliografia
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