O subtema escolhido para a Área-Escola foi "O
ensino das Ciências Práticas nos primórdios da nossa escola".
Numa primeira fase, os alunos fizeram um trabalho de
investigação, tendo por base os ANUÁRIOS do então Liceu
de Aveiro. Recolheram elementos acerca do material didáctico
utilizado no ensino das várias áreas das Ciências, procedendo à
sua listagem com vista a uma posterior exposição.
A pesquisa tornou-se mais enriquecedora quando se
descobriu que, já desde 1906, segundo um Decreto-Lei da
Instituição Pública, datado de 25 de Outubro, se preconizavam as
«excursões escolares como complemento das aulas e contacto com o
mundo real».
Porque, dos anuários, constavam as reportagens de
algumas dessas excursões, pensou-se, então, reconstituir uma
delas.
Lançada a semente do projecto, escolheu-se
percorrer de novo o trajecto de há oitenta e oito anos,
realizado pelos estudantes da IV e V classes. É que, além do
relato da visita, também foi possível ter acesso ao programa
respectivo e a várias fotografias da época, oferecidos por
António Rocha Madail – um dos excursionistas – à Biblioteca do
Liceu, em Agosto de 1951.
Passou-se à planificação da visita de estudo.
Numa segunda fase do projecto, fez-se o
levantamento do material ainda existente na escola nos
diferentes Gabinetes. Os diversos grupos formados, com a
permissão dos respectivos Directores de Instalações, foram
examinar o que ainda existia da época. Apesar do pó e de alguns
"bicharocos teimosos", que resistiram ao normal tratamento, o
que nem sempre é do agrado dos jovens, lá foram "vasculhando",
organizando, obtendo uma quantidade bastante para expor.
Verificaram que, em Geografia, Matemática e Desenho, os objectos
ainda existentes eram em número reduzido; pelo contrário, das
Ciências Naturais, Física e Química, o património mostrou-se tão
rico que até se sugere reaproveitá-lo num Museu, aberto à
Comunidade.
Realizou-se entretanto a visita de estudo
planeada, fazendo a ponte entre o Passado e o Presente.
A partir dos variadíssimos documentos e
impressões colhidos ao longo da viagem, em concertado trabalho
de equipa com muito empenho e responsabilidade e dos objectos
seleccionados resultou a exposição final de que os alunos deram
testemunho público.
|