Escola Secundária José Estêvão, n.º 25, Novembro de 1999

 

10.º B – O ensino das Ciências Práticas nos primórdios

 da nossa Escola

 

O subtema escolhido para a Área-Escola foi "O ensino das Ciências Práticas nos primórdios da nossa escola".

Numa primeira fase, os alunos fizeram um trabalho de investigação, tendo por base os ANUÁRIOS do então Liceu de Aveiro. Recolheram elementos acerca do material didáctico utilizado no ensino das várias áreas das Ciências, procedendo à sua listagem com vista a uma posterior exposição.

A pesquisa tornou-se mais enriquecedora quando se descobriu que, já desde 1906, segundo um Decreto-Lei da Instituição Pública, datado de 25 de Outubro, se preconizavam as «excursões escolares como complemento das aulas e contacto com o mundo real».

Porque, dos anuários, constavam as reportagens de algumas dessas excursões, pensou-se, então, reconstituir uma delas.

Lançada a semente do projecto, escolheu-se percorrer de novo o trajecto de há oitenta e oito anos, realizado pelos estudantes da IV e V classes. É que, além do relato da visita, também foi possível ter acesso ao programa respectivo e a várias fotografias da época, oferecidos por António Rocha Madail – um dos excursionistas – à Biblioteca do Liceu, em Agosto de 1951.

Passou-se à planificação da visita de estudo.

Numa segunda fase do projecto, fez-se o levantamento do material ainda existente na escola nos diferentes Gabinetes. Os diversos grupos formados, com a permissão dos respectivos Directores de Instalações, foram examinar o que ainda existia da época. Apesar do pó e de alguns "bicharocos teimosos", que resistiram ao normal tratamento, o que nem sempre é do agrado dos jovens, lá foram "vasculhando", organizando, obtendo uma quantidade bastante para expor. Verificaram que, em Geografia, Matemática e Desenho, os objectos ainda existentes eram em número reduzido; pelo contrário, das Ciências Naturais, Física e Química, o património mostrou-se tão rico que até se sugere reaproveitá-lo num Museu, aberto à Comunidade.

Realizou-se entretanto a visita de estudo planeada, fazendo a ponte entre o Passado e o Presente.

A partir dos variadíssimos documentos e impressões colhidos ao longo da viagem, em concertado trabalho de equipa com muito empenho e responsabilidade e dos objectos seleccionados resultou a exposição final de que os alunos deram testemunho público.
 

 

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