Escola Secundária José Estêvão, n.º 21, Março de 1998

LATIM – QUEM NÃO SABE FICA ASSIM

Com o objectivo de sensibilizar a comunidade docente e discente para a existência do LATIM na Escola Secundária José Estêvão, os estagiários de Português, Latim e Grego, juntamente com a sua orientadora de Latim, a professora Rosa Maria, iniciaram, nas primeiras semanas do ano lectivo, a actividade intitulada: LATIM – Quem não sabe fica assim.

Esta actividade (ainda em curso) consiste na colocação de expressões latinas conhecidas nos locais mais frequentados da escola acima citada. De facto, é impressionante a ingratidão dos falantes da língua materna, que colocaram no esquecimento a estrutura linguística que gerou as línguas românicas. Tal impressão é maior quando verificamos que esta situação existe nas camadas mais intelectuais da sociedade portuguesa. – Como são famosas as confusões das altas individualidades sociais ao pronunciarem expressões latinas, pensando tratar-se de expressões inglesas ou francesas!

Na verdade, muitos dos problemas existentes na língua portuguesa seriam resolvidos se o Latim fosse implementado de uma forma simples nas camadas mais jovens. Sem dúvida que uma eficiente concretização da língua materna permite ao falante alcançar com mais facilidade os seus objectivos, pois o entender e o ser entendido é uma das regras mais importantes para a concretização de qualquer acordo entre os indivíduos.

Assim sendo, se o estudo de Latim permite um melhor conhecimento e concretização da língua portuguesa, é pena que as entidades mais competentes não tomem as medidas necessárias para apoiar de uma forma mais convincente o Latim, não só no Ensino Secundário, mas também no Terceiro Ciclo do Ensino Básico.

Pretendeu-se, deste modo, chamar a atenção da população académica da Escola Secundária José Estêvão para a presença e utilidade desta disciplina que todos parecem desprezar, afixando várias expressões latinas.

De seguida, apresentam-se as expressões latinas que foram afixadas até este momento pela escola:

Audentes fortuna juuat.

Carpe diem.

Cibi condimentum, fames.

Deus nobis haec otia fecit.

Dura lex, sed lex.

Hic jacet Iepus.

Hoc opus, hic labor est.

Nascuntur poetae, fiunt oratores.

Noctuma uersate manu, uersate diurna.

Nunc est bibendum.

Patere quam ipse fecisti legem.

Propria domus omnium óptima.

Qualis rex, talis grex.

Quandoque bonus dormitat Homerus.

Vsus magister Optimus.

►►►
 

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 30