Serviços de Psicologia e Orientação
■ Rosário Espadinha Ruivo
I. ACTIVIDADES DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
1. ao nível do 9.º ano de escolaridade
Objectivos:
Ajuda sistemática à decisão vocacional e à construção de todo um
trabalho que incentive o conhecimento pessoal e interpessoal, o
conhecimento dos seus interesses e capacidades, assim como a recolha
e tratamento de material informativo de natureza escolar e
profissional.
Actividades e sua calendarização
– Após a divulgação das actividades nas duas turmas do 9.º ano foram
inscrever-se 49 dos 61 alunos, que foram distribuídos por 5 grupos
de trabalho. Estes funcionarão em sessões de grupo no 1.º e 2.º
período. O 3.º período será ocupado com a realização de entrevistas
individuais a todos os alunos, com o objectivo de fazer o balanço do
trabalho e suas repercussões no desenvolvimento dos alunos e, se
necessário, efectuar
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algum trabalho suplementar com os alunos com maiores dificuldades de
decisão.
1.1 acções de informação escolar
Foi já realizada uma primeira sessão nas duas turmas
do 9.º ano que teve os seguintes objectivos:
▪ sensibilização para a necessidade de escolher;
▪ abordagem à estrutura de oportunidades do sistema
educativo e informação acerca da ofertas da escola;
▪ apresentação dos objectivos das actividades de
orientação escolar e profissional (oep).
Será ainda efectuada uma outra sessão incidindo na
estrutura das oportunidades, no final do 2.º período, a fim de
permitir uma consolidação da informação e sua problematização,
contribuindo assim para que os alunos clarifiquem e consciencializem
os seus projectos.
1.2. acção de informação escolar Junto dos pais e
encarregados de educação
À semelhança de anos transactos, será efectuada, no
início do 1.º período, uma sessão de informação e esclarecimento
dirigida aos pais dos alunos do 9.º ano de escolaridade. Será também
problematizado o papel dos pais na ajuda à decisão vocacional.
2. ao nível do ensino secundário
Por solicitação de 9 alunos do 11.º e 12.º ano iremos
realizar um conjunto de actividades em grupo que conduzam a um
aprofundamento da escolha, incluindo o auto-conhecimento pessoal e
vocacional, assim como todo um conjunto de informações relacionadas
com o acesso ao ensino superior, curricula, saídas, etc.
Não é possível prever antecipadamente a
calendarização pois tal irá depender das necessidades dos alunos
II. APOIO PSICOPEDAGÓGICO
1. ao nível do ensino básico
No início do 2.º período serão realizadas duas
sessões, ocupando dois tempos em cada uma das turmas do 7.º ano, com
os seguintes objectivos:
▪ apresentação das actividades do serviço de
psicologia e orientação e das funções do psicólogo na escola,
procurando despsicopatologizar a natureza da sua intervenção,
contribuindo para que os alunos entendam este serviço, como parte
integrante da escola, ao qual podem recorrer, se necessário.
▪ sensibilização para métodos e hábitos de estudo
Ao nível do 8.º ano, funcionamos com um grupo de
alunas, no âmbito da promoção de competências de estudo. A
solicitação partiu das próprias e o trabalho irá desenrolar-se até
meados do 2.º período
2. colaboração no projecto "sala de estudo"
Foi efectuada em Setembro último, uma sessão para os
professores que Integram
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equipa da sala de estudo sobre o desenvolvimento de competências de
estudo. Foi também organizado um dossier contendo material sobre
esta matéria. Este trabalho efectuou-se em colaboração com a
psicóloga da escola secundária Dr. João Celestino Gomes, em Ílhavo,
e realizou-se também nesta escola.
A colaboração com a sala de estudo terá um carácter
pontual e decorrerá das necessidades sentidas, prevendo-se o
possível encaminhamento de alunos para os serviços de psicologia.
Estão em acompanhamento sete alunos do ano lectivo
anterior e recebemos já três pedidos de intervenção no presente ano
lectivo. O acompanhamento é, em três casos, quinzenal e, nos
restantes, semanal.
O intercâmbio com a consulta de pedopsiquiatria do
Hospital Distrital de Aveiro realizar-se-á à semelhança dos anos
anteriores e das necessidades sentidas.
IV. OUTRAS ACTIVIDADES
▪ Colaboração no clube de aproximação à vida activa,
de acordo com os objectivos e planos de actividade propostos;
▪ Colaboração na secção do projecto educativo do
conselho pedagógico.
▪ Colaboração com a professora de apoio.
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Rosário Ruivo
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