Escola Secundária José Estêvão, n.º 20, Dezembro de 1997


 

O elogio dos exercícios

Entre os números 19 e 20 do Aliás, passaram-se vários meses. Tal não se fica a dever a dificuldades de falta de assunto. Há só falta de tempo para fazer tudo o que é preciso fazer. Os responsáveis do “Aliás” lamentam as faltas. Mas talvez tivesse sido pior se não tivessem feito todas as outras coisas que lhes foi possível fazer nesse tempo em que deviam ter feito o pequeno jornal da escola.

Durante estes meses, os responsáveis do “Aliás” andaram repartidos por tarefas de acompanhamento do novo programa de Matemática e por diversas outras iniciativas de formação que, se pouco visíveis para os professores desta casa, ocupam muito tempo. De certo modo, muitas das ideias que se vão defendendo, também neste pequeno jornal, têm vindo a ser transformadas em acção.

Uma das lições mais importantes destes tempos reside na possibilidade de funcionamento colegial dos órgãos da escola e na capacidade dos diversos intervenientes (e dirigentes!) em assumirem as suas tarefas e responsabilidades com autonomia e responsabilidade. Vale a pena deixar aqui escrito, preto no branco, que muitas das tarefas assumidas pelos Presidente e Vice-Presidente do Conselho Directivo teriam resultado em prejuízo da escola se os restantes membros do Conselho Directivo e os membros do Conselho Pedagógico não tomassem nas suas mãos o exercício das suas competências próprias. A escola afirma-se pelo que pode fazer, não só para si mesma, mas para as suas comunidades e para todas as associações e projectos cooperativos de professores em que se envolve. Não basta ter ideias. É preciso dar o exemplo pela prática e isso tem custos (em todos os campos e domínios da acção desenvolvida).

Muitas coisas que podiam e deviam ter sido feitas deixaram de ser feitas ou foram feitas em piores condições e com menos resultados para a escola. Mas temos consciência que algumas das coisas que se fizeram em colaboração com as diversas instâncias do Ministério da Educação, a começar pelo nosso Centro de Formação, podem significar avanços importantes para os professores, para o magistério docente e sua autonomia, para as escolas do sistema. Delas, a escola colhe sempre o benefício de ter participado na sua concepção e na sua elaboração. Mesmo que elas se venham a revelar não muito acertadas, a experiência adquirida constitui um património valioso. Será preciso que cada vez mais pessoas (a começar pelos professores) se vejam envolvidos em projectos que ultrapassem o estrito mundo da escola e sirvam de referência digna para a vida das escolas.

Arsélio Martins

 

 

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