Escola Secundária José Estêvão, n.º 15, Set.-Dez. de 1995

Ao lado dos jornais da iniciativa das turmas, deste ou daquele departamento curricular (em especial, comunicação e arte), o "Aliás" tem existido como pequeno jornal (ou pequena revista) sob a direcção do Presidente do Conselho Directivo. Desde o seu aparecimento, o "Aliás" tem sido identificado como o jornal da escola. Vai no seu quinto ano de publicação e tem assumido características diversas: umas vezes mais como órgão dos professores e dos organismos dirigentes da escola, outras mais como jornal escolar em que a participação dos alunos e das turmas assumiu uma importância mais decisiva.

Por ser de iniciativa da direcção da Escola, apesar de todas as variações, o "Aliás" nunca foi um jornal escolar no sentido mais expressivo e restrito do termo: escola de jornalismo, escola mais da iniciativa e da autonomia dos estudantes. A participação dos estudantes no "Aliás" passou pela escrita, pelo grafismo, pela dactilografia, etc. e chegou mesmo a ser decisiva. Mas os estudantes contribuíram sempre ao nível de realizarem tarefas escolares encomendadas para um jornal que nunca foi seu. Os estudantes gostaram de ver os seus trabalhos publicados. apreciaram os seus grafismos e paginações, mas nunca acompanharam a produção fina! nem assumiram a divulgação do "Aliás". A Escola tem produzido todos os anos diversos jornais escolares. Este ano mesmo, já vários pequenos jornais escolares foram publicados (Em palco, A parede da Verdade,...) a partir de turmas de comunicação.

O "Aliás" vai surgir de novo, não como um jornal novo, mas assumindo a sua verdade de órgão da escola.

Sem querer confundir-se com os jornais escolares, sem querer competir com o aparecimento de um verdadeiro jornal escolar da escola – o ÁGORA – que seja uma iniciativa dos estudantes organizados no seu Clube de Jornalismo, respondendo aos seus interesses próprios, produzido e divulgado pelos estudantes, apoiado pelos professores que se envolvam em ta] projecto. O "Aliás" anseia esse jornal ou jornais. E não os substitui. O "Aliás" dá voz aos docentes, aos estudantes, aos pais, a toda a comunidade educativa, mas é a voz do Conselho Pedagógico e do Conselho Directivo, dos grupos de docência, dos clubes, etc., tribuna de discussão pedagógica, tribuna de informação e anuário da escola (conjunto de informações da escola que se publicam apesar de não terem interesse para o imediato, mas que nele ficam organizadas e disponíveis para o futuro). O "Aliás", embora precise de ser lido, nem sequer tem a presunção de agradar, não quer disputar a actualidade e o gosto da actualidade (embora também dela viva), não quer disputar as habilidades poéticas ou literárias dos estudantes e docentes. Podemos dizer que o "Aliás" é um órgão de comunicação da Escola para dentro e para fora da Escola, que, sem esquecer a vidinha da escola, pretende comunicar o ambiente das grandes questões que, atravessando o sistema educativo, se atravessam nesta escola em concreto.

O "Aliás" pretende dar corpo e voz a todas as polémicas pedagógicas (e não só) e, quando e se existirem, publicar todas as definições, consensos. instruções dos diversos organismos dirigentes da escola. Pretende servir o presente da Escola e ficar como registo útil (tão útil quanto possível) para o futuro.  Assim seja.

   

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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