Ao lado dos jornais da iniciativa das turmas,
deste ou daquele departamento curricular (em especial, comunicação e
arte), o "Aliás" tem existido como pequeno jornal (ou pequena
revista) sob a direcção do Presidente do Conselho Directivo. Desde o
seu aparecimento, o "Aliás" tem sido identificado como o jornal da
escola. Vai no seu quinto ano de publicação e tem assumido
características diversas: umas vezes mais como órgão dos professores
e dos organismos dirigentes da escola, outras mais como jornal
escolar em que a participação dos alunos e das turmas assumiu uma
importância mais decisiva.
Por ser de iniciativa da direcção da Escola,
apesar de todas as variações, o "Aliás" nunca foi um jornal escolar
no sentido mais expressivo e restrito do termo: escola de
jornalismo, escola mais da iniciativa e da autonomia dos estudantes.
A participação dos estudantes no "Aliás" passou pela escrita, pelo
grafismo, pela dactilografia, etc. e chegou mesmo a ser decisiva.
Mas os estudantes contribuíram sempre ao nível de realizarem tarefas
escolares encomendadas para um jornal que nunca foi seu. Os
estudantes gostaram de ver os seus trabalhos publicados. apreciaram
os seus grafismos e paginações, mas nunca acompanharam a produção
fina! nem assumiram a divulgação do "Aliás". A Escola tem produzido
todos os anos diversos jornais escolares. Este ano mesmo, já vários
pequenos jornais escolares foram publicados (Em palco, A parede da
Verdade,...) a partir de turmas de comunicação.
O "Aliás" vai surgir de novo, não como um jornal
novo, mas assumindo a sua verdade de órgão da escola. |
Sem querer confundir-se com os jornais escolares,
sem querer competir com o aparecimento de um verdadeiro jornal
escolar da escola – o ÁGORA – que seja uma iniciativa dos estudantes
organizados no seu Clube de Jornalismo, respondendo aos seus
interesses próprios, produzido e divulgado pelos estudantes, apoiado
pelos professores que se envolvam em ta] projecto. O "Aliás" anseia
esse jornal ou jornais. E não os substitui. O "Aliás" dá voz aos
docentes, aos estudantes, aos pais, a toda a comunidade educativa,
mas é a voz do Conselho Pedagógico e do Conselho Directivo, dos
grupos de docência, dos clubes, etc., tribuna de discussão
pedagógica, tribuna de informação e anuário da escola (conjunto de
informações da escola que se publicam apesar de não terem interesse
para o imediato, mas que nele ficam organizadas e disponíveis para o
futuro). O "Aliás", embora precise de ser lido, nem sequer tem a
presunção de agradar, não quer disputar a actualidade e o gosto da
actualidade (embora também dela viva), não quer disputar as
habilidades poéticas ou literárias dos estudantes e docentes.
Podemos dizer que o "Aliás" é um órgão de comunicação da Escola para
dentro e para fora da Escola, que, sem esquecer a vidinha da escola,
pretende comunicar o ambiente das grandes questões que, atravessando
o sistema educativo, se atravessam nesta escola em concreto.
O "Aliás" pretende dar corpo e voz a todas as
polémicas pedagógicas (e não só) e, quando e se existirem, publicar
todas as definições, consensos. instruções dos diversos organismos
dirigentes da escola. Pretende servir o presente da Escola e ficar
como registo útil (tão útil quanto possível) para o futuro.
Assim seja. ■ |