Publicado no suplemento «Fim de Semana Cultural 3» de "O Diário" de 18 de Março de 1989, pág. 9.

Mário Sacramento

do homem que perdeu a revolução ou sua pátria literária que nós somos

 

Mário Sacramento morreu (...) a 20 de Março de 1969, pouco antes da realização do histórico 2.º Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, que no último esforço cívico ajudara tutelarmente a erguer. Referência importantíssima de toda uma geração de portugueses consumida na fogueira das contradições dialécticas de um (longo) tempo de crise nacional, Mário Sacramento travou ao longo da sua vida incomum uma luta dramática entre a sobrevivência, o empenhamento político antifascista exemplar e sempre activo e a oficina literária, seu integralmente grande sonho nunca cumprido. 

O seu pensamento fecundo deixou no acervo da cultura portuguesa deste século intuições e pistas luminosas que em muito hão-de contribuir para a compreensão do Portugal do século XX. É essa presença que aqui evocamos, sabido como é fraca a memória de certos homens.

Pinto da Costa


Mário Sacramento foi sempre, para a juventude aveirense dos anos 50/60, a mais activa, o consultor literário e político, portanto de uma geração que navegava entre o deve e haver de remar ou não remar ao sabor das ondas e contra elas.

Tinha a seu favor, desde os bancos do liceu, um comportamento intelectual e cívico de grande frontalidade e que lhe permitia ser, ao mesmo tempo, um lúcido crítico e um homem para o diálogo. Costumava dizer: São meus amigos, mesmo que o não queiram, todos os que discordam honradamente de mim. E, particularmente, sobre a juventude não se cansava de recomendar: Os jovens devem aprender à sua custa. Catalizá-los, sim; sermoneá-los, nunca.

«Sacramentados» ou não, como ironicamente então se dizia, estudantes e aprendizes do trabalho saberiam que, nos interrogatórios pidescos a que fossem submetidos, dentro e fora daquela organização policial, mais depressa eram sujeitos a demarcar-se de Mário Sacramento e do Café Trianon, onde ele se juntava com os amigos, do que forçados a assinar a velha declaração do «activo repúdio de todas as ideias subversivas». E os esbirros lá saberiam porquê...

Tido e havido, pois, como o inimigo político n.º 1 de toda a região de Aveiro, e não só, porque a sua influência crescia ao nível das mais diversas camadas etárias daqui e, dalém, Mário Sacramento, entretanto, e no intervalo das várias prisões (ou dentro delas, como também aconteceu), agia, congregava, meditava e escrevia... e cada vez menos só literatura.

Viria a confessar, em seu Diário: Acomodei-me à praxis do imediato e do quotidiano e amordacei o pequeno escritor que trazia em mim, dando a primazia ao político, que talvez inicialmente não fosse, mas que, à força de experiência, acabei por ser.

Há uma noite em que um magro jovem do grupo do Trianon o procura, apesar de ameaçado para o não tentar e estabelece com ele o seguinte diálogo:

— Venho de ser preso e interrogado pela PIDE acerca de uma reunião nossa, lá em...

— E então?

— Disse-lhes que só de publicistas, para a criação de mais um suplemento literário...

— É isso. Enquanto houver literatura está salva a Pátria.

A literatura, para Mário Sacramento, foi sempre sua paixão e uma fonte de largas controvérsias consigo e com os outros. Se lhe permitia, por um lado, mostrar a velhos e novos autores que há uma possível e outra necessária, não só em função dos padrões estéticos como sociais (porque o que me apaixona, no fundo, é a intervenção, a transformação da realidade como tal), por outro, esse rigor impunha-lhe o medir regularmente a sua própria eficácia, enquanto crítico e ensaísta, pois que talvez fosse mais útil aos outros se pela via da criação literária pura e simples (e não tão simples nem tão pura como isso).

Não será, de resto, outra a interpretação que se possa fazer deste naquinho do seu quase esquecido Diário (jornal e memórias): Vivemos numa época dilacerada. Repercuti-la é o nosso normal. Só que me falta a faúlha que permite realizar o que se intui. O belo romancinho que acaba de sair do Abelaira (Bolor), quantas vezes me andou no sangue e em borrões de novelas cruzadas de que acabei desistindo? As obras de uma época não pertencem aos seus autores apenas. Já me aconteceu chorar (chorar, repito) ao ver feito por outros o que eu trazia nas entranhas mas não partejava. Nem todos compreendem este dramazinho do crítico, nem atingem por que fala ele do que leu como se dele fosse, por vezes.

Já anteriormente, porém, Mário Sacramento havia dito: As minhas críticas, autocensuradas por mim, sofrem novos atropelos, ora da Censura ora da Redacção... Como poderão, depois disso, agradar seja a quem for?! Não seria melhor pô-las de parte e preparar, de preferência, os livros que tenho adiado, adiado, adiado? Dizia-o e isto apesar de numa única coisa se reconhecer: «no ensaio da vida e no ensaio da vida enquanto vida, está claro», visto que «só o ensaio autêntico põe o homem a nu. O que significa sem pele e, portanto, decente como uma estampa anatómica, mas também ridículo — se é pequeno. A alternativa, neste caso, põe-se entre o silêncio e a gaveta. Do silêncio sei eu. Da gaveta sei menos porque nunca a prezei».

O desejo de atingir, também pela escrita, o caminho mais curto para chegar a todos, e afinal aonde era preciso, não haveria nunca de largá-lo e tanto mais que «os livros de ensaio, acessíveis que são a uma minoria somente», pouco ou nenhum resultado poderiam dar-lhe, «para além da fruste “vaidade” e do nome no cartaz. E perguntava-se então: Muito querer e pouco fazer? Talvez. Mas... antes isso que «legitimar» o fascismo vivendo nele como se fosse... natural, humano, aceitável...

Nesse tempo, os jovens literatos aveirenses, — ou «os páginas», como eram carinhosamente tratados por um companheiro de pensão e vizinho de uma mesa ao lado, no Trianon — não poderiam ser indiferentes a esta e outras problemáticas postas pelo autor de «Ensaios de Domingo» e igualmente por esse homem dos mais responsáveis no erguer daquela tribuna ou barricada que a luta antifascista regista sob o nome de Congressos Republicano e Democrático de Aveiro.

Ter-se, através da palavra escrita, em folhas e suplementos literários, uma presença viva e actuante para o fim da «noite salazarenta», era, ou seria, para a maioria dos tais «páginas» apesar do medo, de certo lirismo e alguma insegurança pessoal, o caminho lógico para a própria emancipação. Mário Sacramento somente confessava algumas vezes: Se a experiência fosse um testemunho que se transmitisse! Mas só a do foro íntimo é válida. Dói-me pensar que alguns deles vão ficar incompreendidos ou incompreensíveis pelo caminho, como tantos, tantos outros que os precederam!

Sorrindo amargamente, também outras vezes diria: A geração que chega diz-me: espera aí, que a gente vai arrumar isto num rufo. Mal durmo uma soneca, à espera dessa aurora, já eles se alapardaram! E eu à espera. Eu à procura. Condão de burro!

Nem mesmo a si se poupando, ele ironizava e justificava-se: — Jurei que seria tudo menos crítico que é, afinal, o que sou...

Mário Sacramento queria ardentemente era a revolução, sendo, aliás, o que deixa dito, pela última vez, em sua carta-testamento: Nasci e vivi num mundo de inferno. Há dezenas de anos que sofro, na minha carne e no meu espírito, o fascismo. Recebi dele perseguições de toda a ordem físicas, económicas, profissionais, intelectuais, morais. Mas, que não as tivesse sofrido, o meu dever era combatê-lo. O fascismo é o fim da pré-história do homem. E procede, por isso, como um gangster encurralado. Fiz o que pude para me libertar, e aos outros, dele. É essa a única herança que deixo aos meus Filhos e aos meus Companheiros. Acabem a obra! Derrubem o fascismo, se nós não o pudermos fazer antes! Instaurem uma sociedade humana! Promovam o socialismo, mas promovam-no cientificamente, sem dogmatismos sectários, sem radicalismos pequeno-burgueses! Aprendam com os erros do passado. E lembrem-se de que nós, os mortos, iremos, nisso, ao vosso lado!

Já anteriormente a esta expressão dita de última vontade, sendo, como foi, sempre a principal no decorrer da sua existência, Mário Sacramento lembraria que «a vida humana é limitada, ai de nós. E as boas causas são apenas legados que se transmitem entre homens que vão e homens que vêm», como quem diz: os jovens, toda a juventude apostada em criar um país novo, para além do que esta frase possa conter de remotas cantigas ao futuro.

E, quanto à recomendação que lhe faziam, um dia, de ser preciso aprender a envelhecer, Mário Sacramento haveria de gritar o seu protesto: Sou lá capaz disso! Envelhecer, envelheço, que remédio. Mas aprender?! Sempre pensei que a minha vida só começaria quando caísse o fascismo. O que estou é em trabalho de parto, ainda! Que aprenda a envelhecer um raio que os parta a todos!

Como o relata em seu «Diário», pela mesma altura, um seu amigo que já não via há muito, haveria de chegar ao pé de si e dizer-lhe: — «Supunha que isso das Letras já lhe tivesse passado!». E dizia-lho por o saber em permanente actividade política contra o regime, mas é aí que Mário Sacramento igualmente se revolta e desabafa: Que nos estrangulassem, vá, mas que as pessoas não dêem por isso (pelas Letras), chiça! E leva então mais longe o seu martírio: Vem-me à lembrança um dito do Emílio Costa, tempos antes de morrer: gastei-me em actos, tenho pena

do que não cheguei a escrever...

Ora, literária e politicamente que mais poderia ter escrito Mário Sacramento para se afirmar como um dos escritores mais activos e, seguramente, lidos do seu tempo, apesar da Censura e das muitas perseguições de que foi alvo?

Ele o esclarece, também, em dado passo: Englobando numa figura simbólica a trajectória da minha geração, o que eu gostaria de fazer, acima de tudo, era um romance cíclico com o título, por exemplo, de O Homem Que Perdeu a Revolução. Já tenho escrito capítulos dele, mas sou conduzido, a cada passo, para outros interesses ou linhas de desvio. E explica: Seria a história de alguém que se bate pela transformação da realidade, mas é colocado por ela ora em situações falsas ora em posições nas quais outros o «ultrapassam», repetindo erros que ele de sobejo conhece. E concluiria. O que tem graça é que ainda não me convenci de que jamais o escreverei. O que talvez queira dizer, afinal, que o estou escrevendo... com o sangue de cada dia.

É um facto. Mário Sacramento deixou escrito, em sua própria vida, esse livro. Mas, se perdeu ou não a revolução, será caso para lhe pegarmos no exemplo e nas palavras e tentar saber em que medida todos estaremos em dívida, feito o ponto da situação...

E, porque de Literatura se fala ainda neste texto, talvez fosse de respigar e ter em conta, para irmos em frente e para a meta um outro fragmento do «Diário», muito remoto, mas certamente oportuno nos dias que passam: Houve, de facto, um Mário Sacramento que esteve para ser escritor. Conservo dele uma grande saudade e alguns farrapos de escrita. A certa altura desesperou e pior de tudo é que (ainda hoje) não se arrependeu disso! Em veraneios sucessivos por Caxias e outros lugares turísticos, durezas de profissão sem «relâche» e tarefas cívicas de homem comum, cuida ele ter defendido a literatura também. E pretende, mesmo, que os que puderam dedicar-se-lhe foram protegidos, em seus redutos, pelo fogo de barragem de homens como ele. Daria daqui exemplos se isso não fosse inútil...

Também hoje... Só porque há literatura, estará salva a Pátria? 

Pinto da Costa, 18 de Março de 1989

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