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Jogo programado por Mark
Haigh-Hutchinson e publicado pela Elite Systems em 1988,
trata-se de um simulador de condução automóvel, que
temos de ir equipando com o dinheiro obtido e pilotar,
evitando ou destruindo os nossos atacantes. Ainda que
primitivo, se pensarmos nos actuais jogos, é ainda
suficientemente interessante para despertar o interesse
durante algum tempo. TECLAS:
Redefiníveis - Ficheiro:
Overlander.zip - 8 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Este é um jogo editado em 1985 da
autoria de S. J. Crow. Com bons gráficos, exige uma
certa rapidez e atenção, para se conseguir apanhar todos
os objectos necessários e evitar os seres que procuram
destruir a nossa personagem. Só recorrendo
frequentemente à tecla F7 do emulador de 32 bits é
possível progredir, dada a dificuldade deste jogo.
TECLAS:
Redefiníveis - Ficheiro:
Wizard.zip - 33 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Imagine Software apresenta
«Alchemist», um jogo programado em 1983 por Ian
Weatherburn. Desempenhamos o papel de um alquimista, o
único ser capaz de derrotar o maléfico Warloc. Para o
conseguirmos, teremos de entrar no castelo maldito, um
castelo cheio de grutas e passagens perigosas. O
objectivo do jogo é encontrar as quatro partes de um
esconjuro de destruição e com ele acabar com Warloc.
Durante o percurso pelo castelo, temos de comer, para
que as nossas forças aumentem. A estamina vai ser o
nosso alimento, pelo que é perigoso gastá-la
inutilmente. Há que reservá-la para lutar com os guardas
do castelo. Há objectos que nos podem ser úteis e outros
que para nada servem. Só podemos recolher um esconjuro e
um objecto de cada vez. O alquimista pode converter-se
em águia, evitando assim muitos perigos. De cada vez que
recolhemos um esconjuro temos de o levar ao santuário e
depositá-lo num cofre. Quando tivermos o conjunto de
quatro, estaremos em condições de enfrentar Warloc.
TECLAS:
CS=Esquerda; Z=Direita; S=Transformação; A=Raio; Q=Voar;
W=Apanhar/largar objectos; Outras teclas também
funcionam - Ficheiro: Alchemis.zip - 20 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Programa de Japan Capsule
Computers, 1985 e Elite Software, foi convertido das
máquinas das salas de jogos para Spectrum por Keith
Burkhill e Nigel Alderton. Neste jogo, temos de comandar
um soldado atirador de maneira a penetrar no campo
inimigo, utilizando uma metralhadora e granadas. Ao
longo sdo percurso, teremos de capturar ao inimigo as
munições necessárias. Este programa só funciona no
emulador de 32 bits e é necessário aguardar uns segundos
que seja carregado, apresentando a extensão TAP,
correspondente a «tape».
TECLAS:
Redefiníveis - Ficheiro:
commando.zip - 42 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Programado por Philip Mitche e
editado pela Beam Software em 1982, neste jogo no estilo
de «Ground-Attack» ou de «Scramble», temos que pilotar
uma nave espacial e destruir os alvos em terra, evitando
os mísseis.
TECLAS:
Q=Subir; A=Descer; O=Esquerda; P=Direita; Enter=Começar;
Barra de espaços=Lançar bombas - Ficheiro:
pnetratr.zip - 17 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Neste programa editado pela Durell
Software em 1983, temos de fazer levantar um caça de um
porta-aviões e destruir os alvos inimigos, evitando
chocar contra os barcos inimigos e destruindo-os, bem
como os aviões que nos atacam.
TECLAS:
6=Subir; 7=Descer; 5=Afrouxar; 8=Acelerar; 9=Lançamento
de bombas; 0=Lançamento de rockets - Ficheiro:
Harrier.zip - 7 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Programa da Special FX de 1988,
publicado pela revista "Sinclair User" em Junho de 1988,
é um programa com música bem feita e um jogo bastante
activo e nada fácil.
TECLAS:
Redefiníveis - Ficheiro:
Hyperactive.zip - 19 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Da Artic Computing e programado
por Simon Wadsworht, de 1982, o objectivo é comer as
marcas para obter pontos, tendo o cuidado de não se
deixar apanhar pelos fantasmas. Comendo as marcas
<> , os fantasmas começam a
piscar durante uns segundos, permitindo-nos passar por
cima deles e eliminando-os, o que nos confere um bónus.
É um jogo semelhante a PACMAN, GULPMAN, MAZEMAN e
Horácio Glutão.
TECLAS:
Q=Subir; A=Descer; O=Esquerda; P=Direita - Ficheiro:
Gobblema.zip - 6 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Neste jogo da Micromega,
programado em 1984 por Stephen Redman, a personagem está
representada pela cabeça de Sir Clive Sinclair, o pai do
Spectrum. É um jogo interessante e relativamente fácil
de jogar. Para o carregar, é necessário esperar cerca de
4 minutos, tal como quando se utilizavam as cassetes
para carregar os programas. Depois de carregado, pode
ser salvo com a tecla F7, passando depois a ser quase
instantâneo.
TECLAS:
Redefiníveis - Ficheiro:
DayinLife.zip - 24 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Hyperaction é um jogo da Silver
Software, programado por Iain Hayard e editado em 1984.
Bastante engraçado, mas não tão fácil quanto parece, faz
lembrar outros jogos como, por exemplo, o PAC-MAN, mas é
diferente. Obtemos pontos comendo as letras ZX.
Deveremos evitar ou matar os comedores. Dispomos apenas
de três vidas.
TECLAS:
I=Subir; J=Descer; Z=Esquerda; X=Direita; 0=Empurrar
as bolotas e matar os comedores - Ficheiro:
Hyperaction.zip - 11 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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