|
|
Henrique J. C. de Oliveira -
Aveiro, 2006 |
|
|
|
|
<<< |
Clicar
nos títulos para descarregar para o computador. |
>>>
|
|
|
Neste engraçado mas difícil jogo,
o objectivo é pintar todos os espaços entre as latas de
tinta, evitando ser apanhado pelos pincéis, cujo número
vai aumentando à medida que passamos de nível. Publicado
na década de 1980 pela firma A F Software, é ainda
suficientemente aliciante para nos proporcionar alguns
minutos de diversão. TECLAS:
O=Esquerda; P=Direita; Q=Subir; A=Descer; S=Começar;
H=Pausa - Ficheiro: Painter.zip - 12 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
Programado por R. J. Swift e
publicado pela firma Digital Integration, em 1983, este
jogo é um simulador de guerra. Fazemos parte da
tripulação de um bombardeiro durante a Segunda Grande
Guerra. A nossa missão é defender o aparelho em que
vamos, procurando destruir todos os aviões atacantes,
bem como as colunas terrestres ou marítimas. Com vários
níveis de dificuldade, temos de prestar atenção às
munições existentes e prever antecipadamente a
trajectória dos aviões inimigos. Apesar de velhinho, é
ainda um bom jogo, que exige atenção e bons reflexos.
TECLAS:
1=Subir; A=Descer; Y=Esquerda; U=Direita; Barra
de espaços=Disparar - Ficheiro:
Nightgun.zip - 27 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
Era uma vez, num vale distante,
longe da civilização, um labirinto. Exploradores
aventuraram-se no seu interior e viram-se em trabalhos,
perseguidos por animais... É um jogo engraçado, no estilo
das escondidas, em que temos de fugir dos monstros
que nos perseguem. No final, o computador indica-nos o
tempo que conseguimos aguentar-nos sem nos deixarmos
apanhar.
TECLAS:
5=Esquerda; 6=Descer; 7=Subir; 8=Direita - Ficheiro:
Escape.zip - 6 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
Neste jogo lançado pela U. S. Gold
Software em 1984 e programado por Tim Muller, Bob tem de
percorrer 25 ecrãs e destruir uma série de pequenos
seres que lhe retiram vidas enquanto se encontram com
uma forma arredondada. Jogo bel concebido, mas exigindo
uma certa perícia e persistência do jogador.
TECLAS:
Q=Subir; A=Descer; O=Esquerda; P=Direita; M=Saltar - Ficheiro:
Bountybo.zip - 30 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
Jogo editado em 1982 pela Campbell
Systems. O objectivo é comer todas as maçãs para obter
pontos. Todavia, os comedores procuram destruir-nos,
retirando-nos uma vida de cada vez. Para evitá-los,
poderemos usar o laser e enviá-los para o canto. Há
várias modalidades de jogo. É parecido com «Pacman» ou
com «Gobbleman», mas é mais interessante.
TECLAS:
M=Seleccionar o tipo de jogo; T=Escolher a velocidade do
jpgo; G=Graduar a velocidade dos comedores; R=Colocar
o contador em zero; I=Mostrar as instruções; D=Demonstração;
P=Play, isto é, jogar; S=Salvar o jogo; Teclas dos
cursores 5, 6, 7 8 e 0 (ou setas do teclado do
computador) - Ficheiro:
Gulpman.zip - 7 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
|
Programado por M. J. Estcourt
e editado em 1983 pela firma Micromega, neste jogo
na superfície lunar temos de matar caranguejos
alienígenas e evitar o ataque deles, para não nos
destruírem. |
TECLAS:
1=Esquerda; 0=Direita; 9=Disparar o laser - Ficheiro:
Lunacrab.zip - 6 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
Editado pela Ocean na década de
1980, Pud Pud é uma espécie de come-tudo, prisioneiro
num mundo louco. Pud depende da energia e esta vai
acabando à medida que se move. Para aumentá-la, terá de
comer certas criaturas, mas evitando outras perigosas.
Para encontrar a saída secreta, tem de comer dez pudins
escondidos em vários lugares. A maior inimiga de Pud é a
senhora Pud Pud, cujo beijo mortal o impedirá de chegar
ao fim.
TECLAS:
S=Começar; Q=Esquerda; W=Direita; Barra de espaços - Ficheiro:
Pudpud.zip - 24 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
Neste jogo de 1991, temos uma
sessão de tiro não aos pratos, mas sim aos patos que
levantam voo na nossa frente. Há que ter reflexos,
rapidez e pontaria, porque há limite de tempo e de
munições.
TECLAS:
Q=Subir; A=Descer; O=Esquerda; P=Direita;
Barra de espaços=Disparar - Ficheiro:
Hunter.zip - 20 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
Da Alligata Software, este jogo
faz lembrar o Rambo e o Comando, mas é diferente e com a
vantagem de ser relativamente fácil de jogar. Somos um
soldado que entra em território inimigo, para
desempenhar uma missão.
TECLAS:
K=Frente; M=Trás; Z=Esquerda; X=Direita; Barra
de espaços=Disparar Notas: As teclas podem também ser
redefinidas ao gosto do jogador - Ficheiro:
Whodareswins2.zip - 23 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
Programado por K. Flynn e editado
na década de 1980 pela firma Abacus Programs, neste jogo
somos o comandante de uma equipa de salvamento de uma
navio quebra-gelos que opera no Árctico. Temos de
destruir os icebergues em formação e recolher os membros
de uma equipa de pesquisa científica, localizados nos
pontos marcados por asteriscos. Só podemos recolher um
de cada vez, levando-o ao porto e regressando por entre
os icebergues. Se estão ainda em formação, teremos de os
desfazer para que o caminho não fique barrado. Se já
estão formados, a solução é desviar-nos, para não os
abalroarmos e afundarmos.
TECLAS:
6=Subir; 7=Descer; 5=Esquerda; 8=Direita - Ficheiro:
Iceberg.zip - 5 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|