Henrique J. C. de Oliveira - Aveiro, 2006

 

 

EM AMBIENTE WINDOWS XP

 

<<< Os jogos que aqui se encontram, embora funcionem quase todos em qualquer emulador, destinam-se especialmente ao de 32 bits. Já em páginas anteriores nos referimos a ele. Todavia,  vamos agora dedicar-lhe uma atenção especial, de modo a que seja possível rever ou descobrir os antigos jogos para Spectrum utilizando um computador moderno com sistema operativo Windows XP.

O que fazer?

1º - Descarregar para o ambiente de trabalho o emulador, clicando no atalho a seguir fornecido. Ao fim de cerca de um a dois minutos, o programa estará completamente descarregado. É um programa executável de instalação do emulador.

zx32 ZX Spectrum Emulator v1.03.98.0211.exe

2º - Utilizando o «Explorador» do Windows ou através de «O meu computador», criar na raiz do disco duro, em C:\, uma pasta com o nome, por exemplo, "Spectrum 32 bits".

3º - Mover o ficheiro descarregado da Net para dentro desta pasta.

4º - Dentro desta pasta, criar outra para colocação dos jogos descarregados da Internet, dando-lhe o nome, por exemplo, «Jogos» ou «Reliquias». Nota: por uma questão de segurança, nunca colocar acentos ou cedilhas nos «Ç» quando forem dados os nomes às pastas ou aos ficheiros criados. Deste modo, evitar-se-ão possíveis erros no funcionamento do computador.

5º - Instalar o emulador clicando no ficheiro executável descarregado da Internet. Ao começar a instalação, carregar na tecla «next», aceitando as condições. Ir clicando sempre nesta tecla até ao momento em que o programa nos permite seleccionar o local de instalação. Não aceitar a definição pré-estabelecida. Utilizando a tecla «Browse», indicar ao programa a pasta que anteriormente criámos. Finalmente, optar pela opção de instalação «typical».

6º - Terminada a instalação, verificamos que o programa criou, dentro da nossa pasta, uma nova pasta com o nome «Zx Spectrum Emulator». Simultaneamente, instalou no menu de programas os nomes dos ficheiros, que não deveremos utilizar, pelo menos enquanto não tivermos estabelecido os padrões de compatibilidade. Nós, pessoalmente, eliminámos do menu «iniciar» e «Todos os programas» os atalhos directos, preferindo criar um atalho para a pasta onde o programa ficou instalado.

7º - Chegou agora a altura de dizermos ao Windows XP como utilizar o programa executável do emulador de 32 bits. Como é que devemos fazer? Vejamos, a par e passo, o que é preciso.

 
 

A imagem acima mostra-nos a arborescência por nós criada na raiz do disco. Tal como explicámos, criámos em C:\ uma pasta a que demos apenas o nome de Spectrum. Como em Windows XP só este emulador é que funciona correctamente, achámos desnecessário dizer que é de 32 bits. Dentro dela, aparece a pasta «ZX Spectrum Emulator» criada automaticamente pelo programa. Abrindo-a, vemos qual o conteúdo. Temos um total de sete ficheiros, um deles com o ícone de um ZX Spectrum com o nome de Sir Clive Sinclair. Além destes sete ficheiros, o programa instalou uma pasta com a oferta de alguns programas, algumas das tais relíquias, para podermos passar uns momentos agradáveis a recordar os velhos tempos do Spectrum. Velhos tempos para as gerações mais velhas, como nós, por exemplo, que começámos a brincar com os computadores nos começos da década de 1980. Para as novas gerações, apesar de serem relíquias informáticas, serão novidades interessantes, capazes de ainda propiciar umas horas de prazer lúdico.

Vem agora uma explicação importante e indispensável para que o emulador funcione perfeitamente com o sistema XP. Se não seguirmos rigorosamente estas instruções, não serão obtidos bons resultados.

Para que o emulador passe a funcionar sempre sem problemas com o Windows XP, sigamos as etapas:

a) - Utilizando ao explorador do Windows, abramos a pasta «ZX Spectrum Emulator», de modo a podermos visualizar todos os ficheiros, tal como se mostra na imagem acima.

 

b) - Seleccionemos o ficheiro executável com o ícone do computador Sinclair, clicando sobre ele com o botão direito do rato. Fazendo-se isto sobre ele, obtemos uma janela igual à da gravura aqui ao lado.

Deveremos clicar na última opção, ou seja, naquela que nos fornece as propriedades do programa.  Será agora que iremos estabelecer as regras de compatabilidade do Windows XP com programas escritos para versões anteriores.

Vejamos o que fazer.

 

Das três opções, deveremos seleccionar a secção «Compatibilidade». Na janela surgida, teremos de efectuar as operações indicadas na imagem: em Modo de compatibilidade, seleccionar Executar este programa em modo de compatibilidade para: Windows 98 / Windows Me; em Definições de visualização, seleccionar   Executar em 256 cores.

E é tudo o que temos que fazer. A partir deste momento, podemos criar um atalho para este ficheiro. Se clicarmos sobre ele, o emulador começa a funcionar perfeitamente. Apenas teremos de ajustar o tamanho da janela, se não quisermos jogar em ecrã inteiro. Das experiências que fizemos, a melhor maneira consistiu em jogar não com ecrã inteiro, mas com uma janela que dimensionámos ao nosso gosto.

8º - Esta é a etapa mais agradável: jogar. Para isto, temos duas hipóteses: ou abrimos os ficheiros que foram instalados na pasta «ZX Spectrum files» e seleccionamos  «Golden Oldies» ou «Late Eighties Hits», onde encontramos algumas relíquias; ou descarregamos para a pasta «Jogos» alguns dos apresentados nestas páginas da Nostalgia Spectrum. E divertimo-nos durante algum tempo com estas preciosidades lúdicas. Mas... Como é que jogamos, isto é, como é que carregamos os jogos para os experimentarmos? Muito simplesmente carregando na tecla F2.

Já agora, vejamos rapidamente quais os comandos do emulador de Spectrum de 32 bits. A imagem do emulador a funcionar numa pequena janela no XP vai dar-nos uma ajuda nestas nossas explicações.

Na parte superior da janela, temos todos os comandos necessários, com indicação das teclas de funções e atalhos rápidos, bem como alguns ícones de fácil interpretação para quem está familiarizado com os computadores. Se passarmos com o cursor por cima deles e o deixarmos ficar sobre cada um durante uns segundos, poderemos constatar que a sua função nos surge indicada num pequeno rectângulo ilustrativo com o texto em inglês. Por isso, não vale a pena gastarmos muitas palavras. Vejamos apenas as teclas de funções correspondentes à fiada superior do teclado.

F2 - Permite abrir a janela para indicação da pasta de localização e escolha dos jogos.

F3 - Tecla para activar ou desactivar a pausa.

F4 - Jogar com ecrã inteiro. Experimentámos, mas achamos preferível jogar com uma janela mais pequena.

F5 - Efectuar o «reset» do emulador, isto é, reiniciá-lo, se quisermos, por exemplo, utilizar o computador para escrevermos linhas de programação, entre outras coisas.

F7 - Permite salvar um jogo na situação em que nos encontramos. Reabrindo-o, caso tenhamos perdido, podemos retomar a partida no ponto em que nos encontrávamos.

F8 - Ligar ou desligar o som, à semelhança do ícone que representa um altifalante.

F9 - Aceder às opções do programa. À partida, não é necessário recorrermos a esta função.

Muito mais poderíamos acrescentar, mas... Não há nada como experimentar o programa e aproveitar os jogos que são disponibilizados durante a instalação ou, então, descarregar para dentro do computador os que aqui apresentamos.  Uma vez descarregados, é só «deszipá-los», apagar o ficheiro com extensão zip para economia de espaço e jogar. E lembra-te que todos os programas apresentados nas páginas da rubrica «Nostalgia Spectrum» correm perfeitamente com o emulador de 32 bits, independentemente do sistema operativo que possuas.

Bomb Jack 2

Jogo editado pela empresa Elite, ao contrário da versão 1, esta é muito mais interessante e fácil de jogar. O objectivo é apanhar todas as bombas sem se deixar agarrar pelos diversos inimigos que procuram destruir-nos. Convém apanhar todos os bónus e vidas extras que surgem por vezes. Os discos pretos permitem congelar os inimigos e destrui-los, quando lhes passamos por cima.

TECLAS: N=Esquerda;  M=Direita;  X=Subir - Ficheiro: BombJack2.zxs - 50 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



Knight_Lore

Knight Lore é um jogo de 1984 publicado pela firma de software Ultimate. Desempenhamos o papel de uma personagem que tem de andar por várias salas e andares a coleccionar objectos, evitando ser destruído por diversos seres que surgem frequentemente para nos atrapalhar.

TECLAS:  Z=Esquerda; X=Direita; Fiada seguinte de teclas=Avançar; Teclas Q a P= Saltar. Ficheiro: KnightLore_2.z80 - 37 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.



 

Babaliba

Jogo programado por Victor Ruiz e publicado pela Dinamic Software, Babaliba é um jogo de labirintos, que permitia jogar com o teclado ou com um joystick. Agora, permite-nos uns momentos de redescoberta, utilizando o teclado. Percorrendo os vários labirintos, teremos de descobrir diversos objectos e... É jogar e ver o que é preciso. Já agora, uma dica importante: evitar tocar ou deixar-se apanhar pelas figuras que procuram destruir-nos. Mudando de uma janela para outra faz com que os inimigos desapareçam, permitindo-nos progredir na nossa pesquisa. Uma maneira de destrui-los é colocando as bombas, mas com cuidado e ficando longe delas.

TECLAS: Q=Subir; A=Descer; O=Esquerda;  P=Direita;  Space=Colocar bombas. Ficheiro: Babaliba.tap - 31 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.


 

Ball Breaker1

Ballbreaker1 é um jogo programado em 1987/88 por Richard Taylor com gráficos de Jon Law. Permite redefinir as teclas e tem como objectivo destruir uma parede por meio de uma bola na qual teremos de acertar. É um jogo no estilo de Arkanoid, mas mais difícil, porque nos apresenta uma perspectiva diferente.

TECLAS: A=Subir; Z=Descer; N=Esquerda;  M=Direita; Barra de espaços.  Ficheiro: Ballbreaker1.z80 - 38 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.


 

BadLands

Jogo de corridas de automóveis, com vários circuitos. Sem a espectacularidade dos modernos simuladores, era o possível para computadores de 48 KB de capacidade. Publicado em 1990, foi uma reconversão para Spectrum do correspondente para as máquinas de jogos que então existiam em alguns bares e salas de jogos.

TECLAS: Q=Acelerar; A=Travar; O=Esquerda;  P=Direita;  Space=Disparar. Ficheiro: Badland1.zxs - 34KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.


 

The Bang Bank



Neste jogo de Juan Jose Rosado Recio de 1985, temos de defender um banco. Existem três portas, que se abrem alternada e aleatoriamente. Temos que estar atentos e disparar quando nos surge um assaltante, carregando na tecla 1, 2 ou 3 de acordo com a porta. Por vezes, um disparo não chega. Outras vezes, abrem a porta pessoas que vêm depositar as economias. É necessário não atirar sobre elas, para não perdermos vidas. Teremos também de preencher com dinheiro as 12 quadrículas mostradas na parte superior do ecrã para podermos passar ao nível seguinte.

TECLAS:  1, 2 e 3 para seleccionar a porta e disparar; O=Avançar para a Esquerda; P=Avançar para a Direita. Ficheiro: BangBankThe.zxs - 17 KB. Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto.

 

 

página anterior início página seguinte