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Henrique J. C. de Oliveira -
Aveiro, 2006 |
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EM AMBIENTE WINDOWS XP |
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<<< Os jogos que aqui se encontram, embora funcionem
quase todos em qualquer emulador,
destinam-se especialmente ao de 32 bits. Já em páginas anteriores nos
referimos a ele. Todavia, vamos agora dedicar-lhe uma atenção
especial, de modo a que seja possível rever ou descobrir os antigos jogos para Spectrum utilizando um computador moderno com sistema operativo
Windows XP.
O que fazer?
1º - Descarregar para o ambiente
de trabalho o emulador, clicando no atalho a seguir fornecido. Ao fim de
cerca de um a dois minutos, o programa estará completamente descarregado.
É um programa executável de instalação do emulador.
zx32 ZX Spectrum Emulator v1.03.98.0211.exe
2º - Utilizando o «Explorador» do
Windows ou através de «O meu computador», criar na raiz do disco duro, em
C:\, uma pasta com o nome, por exemplo, "Spectrum 32 bits".
3º - Mover o ficheiro
descarregado da Net para dentro desta pasta.
4º - Dentro desta pasta, criar
outra para colocação dos jogos descarregados da Internet, dando-lhe o
nome, por exemplo, «Jogos» ou «Reliquias». Nota: por uma questão de
segurança, nunca colocar acentos ou cedilhas nos «Ç» quando forem dados os
nomes às pastas ou aos ficheiros criados. Deste modo, evitar-se-ão
possíveis erros no funcionamento do computador.
5º - Instalar o emulador clicando
no ficheiro executável descarregado da Internet. Ao começar a instalação,
carregar na tecla «next», aceitando as condições. Ir clicando sempre nesta
tecla até ao momento em que o programa nos permite seleccionar o local de
instalação. Não aceitar a definição pré-estabelecida. Utilizando a tecla
«Browse», indicar ao programa a pasta que anteriormente criámos.
Finalmente, optar pela opção de instalação «typical».
6º - Terminada a instalação,
verificamos que o programa criou, dentro da nossa pasta, uma nova pasta
com o nome «Zx Spectrum Emulator». Simultaneamente, instalou no menu de
programas os nomes dos ficheiros, que não deveremos utilizar, pelo menos
enquanto não tivermos estabelecido os padrões de compatibilidade. Nós,
pessoalmente, eliminámos do menu «iniciar» e «Todos os programas» os atalhos directos,
preferindo criar um atalho para a pasta onde o programa ficou
instalado.
7º - Chegou agora a altura de
dizermos ao Windows XP como utilizar o programa executável do emulador de
32 bits. Como é que devemos fazer? Vejamos, a par e passo, o que é preciso.
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A imagem acima mostra-nos a
arborescência por nós criada na raiz do disco. Tal como explicámos,
criámos em C:\ uma pasta a que demos apenas o nome de Spectrum. Como em
Windows XP só este emulador é que funciona correctamente, achámos
desnecessário dizer que é de 32 bits. Dentro dela, aparece a pasta «ZX
Spectrum Emulator» criada automaticamente pelo programa. Abrindo-a, vemos
qual o conteúdo. Temos um total de sete ficheiros, um deles com o ícone de
um ZX Spectrum com o nome de Sir Clive Sinclair. Além destes sete
ficheiros, o programa instalou uma pasta com a oferta de alguns programas,
algumas das tais relíquias, para podermos passar uns momentos agradáveis a
recordar os velhos tempos do Spectrum. Velhos tempos para as gerações mais
velhas, como nós, por exemplo, que começámos a brincar com os computadores
nos começos da década de 1980. Para as novas gerações, apesar de serem
relíquias informáticas, serão novidades interessantes, capazes de ainda
propiciar umas horas de prazer lúdico.
Vem agora uma explicação
importante e indispensável para que o emulador funcione perfeitamente com
o sistema XP. Se não seguirmos rigorosamente estas instruções, não serão
obtidos bons resultados.
Para que o emulador passe a
funcionar sempre sem problemas com o Windows XP, sigamos as etapas:
a) - Utilizando ao explorador do
Windows, abramos a pasta «ZX Spectrum Emulator», de modo a podermos
visualizar todos os ficheiros, tal como se mostra na imagem acima.
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b) - Seleccionemos o ficheiro
executável com o ícone do computador Sinclair, clicando sobre ele com
o botão direito do rato. Fazendo-se isto sobre ele, obtemos uma janela
igual à da gravura aqui ao lado.
Deveremos clicar na última
opção, ou seja, naquela que nos fornece as propriedades do programa.
Será agora que iremos estabelecer as regras de compatabilidade do
Windows XP com programas escritos para versões anteriores.
Vejamos o que fazer. |
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Das três opções, deveremos
seleccionar a secção «Compatibilidade». Na janela surgida, teremos de
efectuar as operações indicadas na imagem: em Modo
de compatibilidade, seleccionar
Executar este programa em modo de compatibilidade para: Windows 98 /
Windows Me; em Definições de visualização,
seleccionar
Executar em 256 cores.
E é tudo o que temos que fazer. A
partir deste momento, podemos criar um atalho para este ficheiro. Se
clicarmos sobre ele, o emulador começa a funcionar perfeitamente. Apenas
teremos de ajustar o tamanho da janela, se não quisermos jogar em ecrã
inteiro. Das experiências que fizemos, a melhor maneira consistiu em jogar
não com ecrã inteiro, mas com uma janela que dimensionámos ao nosso gosto.
8º - Esta é a etapa mais
agradável: jogar. Para isto, temos duas hipóteses: ou abrimos os ficheiros
que foram instalados na pasta «ZX Spectrum files» e seleccionamos «Golden
Oldies» ou «Late Eighties Hits», onde encontramos algumas relíquias; ou
descarregamos para a pasta «Jogos» alguns dos apresentados nestas páginas
da Nostalgia Spectrum. E divertimo-nos durante algum tempo com estas
preciosidades lúdicas. Mas... Como é que jogamos, isto é, como é que
carregamos os jogos para os experimentarmos? Muito simplesmente carregando
na tecla F2.
Já agora, vejamos rapidamente
quais os comandos do emulador de Spectrum de 32 bits. A imagem do emulador
a funcionar numa pequena janela no XP vai dar-nos uma ajuda nestas nossas
explicações.
Na parte superior da janela,
temos todos os comandos necessários, com indicação das teclas de funções e
atalhos rápidos, bem como alguns ícones de fácil interpretação para quem
está familiarizado com os computadores. Se passarmos com o cursor por cima
deles e o deixarmos ficar sobre cada um durante uns segundos, poderemos
constatar que a sua função nos surge indicada num pequeno rectângulo
ilustrativo com o texto em inglês. Por isso, não vale a pena gastarmos
muitas palavras. Vejamos apenas as teclas de
funções correspondentes à fiada superior do teclado.
F2 - Permite abrir a janela para
indicação da pasta de localização e escolha dos jogos.
F3 - Tecla para activar ou
desactivar a pausa.
F4 - Jogar com ecrã
inteiro. Experimentámos, mas achamos preferível jogar com uma janela mais
pequena.
F5 - Efectuar o «reset»
do emulador, isto é, reiniciá-lo, se quisermos, por exemplo, utilizar o
computador para escrevermos linhas de programação, entre outras coisas.
F7 - Permite salvar um jogo na
situação em que nos encontramos. Reabrindo-o, caso tenhamos perdido,
podemos retomar a partida no ponto em que nos encontrávamos.
F8 - Ligar ou desligar o
som, à semelhança do ícone que representa um altifalante.
F9 - Aceder às opções do
programa. À partida, não é necessário recorrermos a esta função.
Muito mais poderíamos
acrescentar, mas... Não há nada como experimentar o programa e aproveitar
os jogos que são disponibilizados durante a instalação ou, então,
descarregar para dentro do computador os que aqui apresentamos. Uma
vez descarregados, é só «deszipá-los», apagar o ficheiro com extensão zip
para economia de espaço e jogar. E lembra-te que
todos os programas apresentados nas páginas da rubrica «Nostalgia
Spectrum» correm perfeitamente com o emulador de 32 bits,
independentemente do sistema operativo que possuas.
Jogo editado pela empresa Elite, ao contrário da
versão 1, esta é muito mais interessante e fácil de
jogar. O objectivo é apanhar todas as bombas sem se
deixar agarrar pelos diversos inimigos que procuram
destruir-nos. Convém apanhar todos os bónus e vidas
extras que surgem por vezes. Os discos pretos permitem
congelar os inimigos e destrui-los, quando lhes passamos
por cima.
TECLAS:
N=Esquerda; M=Direita; X=Subir - Ficheiro:
BombJack2.zxs - 50 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Knight Lore é um jogo
de 1984 publicado pela firma de software Ultimate.
Desempenhamos o papel de uma
personagem que tem de andar por várias salas e
andares a coleccionar objectos, evitando ser
destruído por diversos seres que surgem
frequentemente para nos atrapalhar. |
TECLAS:
Z=Esquerda; X=Direita; Fiada seguinte de teclas=Avançar;
Teclas Q a P= Saltar. Ficheiro:
KnightLore_2.z80 - 37 KB. Tempo
necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Jogo programado por Victor Ruiz e publicado pela Dinamic
Software, Babaliba é um jogo de labirintos, que permitia
jogar com o teclado ou com um joystick. Agora,
permite-nos uns momentos de redescoberta, utilizando o
teclado. Percorrendo os vários labirintos, teremos de
descobrir diversos objectos e... É jogar e ver o que é
preciso. Já agora, uma dica importante: evitar tocar ou
deixar-se apanhar pelas figuras que procuram
destruir-nos. Mudando de uma janela para outra faz com
que os inimigos desapareçam, permitindo-nos progredir na
nossa pesquisa. Uma maneira de destrui-los é colocando
as bombas, mas com cuidado e ficando longe delas.
TECLAS:
Q=Subir; A=Descer; O=Esquerda; P=Direita;
Space=Colocar bombas. Ficheiro:
Babaliba.tap
- 31 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Ballbreaker1 é um jogo programado
em 1987/88 por Richard Taylor com gráficos de Jon Law.
Permite redefinir as teclas e tem como objectivo
destruir uma parede por meio de uma bola na qual teremos
de acertar. É um jogo no estilo de Arkanoid, mas mais
difícil, porque nos apresenta uma perspectiva diferente. TECLAS:
A=Subir; Z=Descer; N=Esquerda; M=Direita; Barra de
espaços. Ficheiro:
Ballbreaker1.z80
- 38 KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Jogo de corridas de automóveis,
com vários circuitos. Sem a espectacularidade dos
modernos simuladores, era o possível para computadores
de 48 KB de capacidade. Publicado em 1990, foi uma
reconversão para Spectrum do correspondente para as
máquinas de jogos que então existiam em alguns bares e
salas de jogos.
TECLAS:
Q=Acelerar; A=Travar; O=Esquerda; P=Direita;
Space=Disparar. Ficheiro:
Badland1.zxs - 34KB.
Tempo necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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Neste jogo de Juan Jose Rosado
Recio de 1985, temos de defender um banco. Existem três
portas, que se abrem alternada e aleatoriamente. Temos
que estar atentos e disparar quando nos surge um
assaltante, carregando na tecla 1, 2 ou 3 de acordo com
a porta. Por vezes, um disparo não chega. Outras vezes,
abrem a porta pessoas que vêm depositar as economias. É
necessário não atirar sobre elas, para não perdermos
vidas. Teremos também de preencher com dinheiro as 12
quadrículas mostradas na parte superior do ecrã para
podermos passar ao nível seguinte.
TECLAS:
1, 2 e 3 para seleccionar a porta e disparar; O=Avançar
para a Esquerda; P=Avançar para a Direita. Ficheiro:
BangBankThe.zxs - 17 KB. Tempo
necessário para descarregar: menos de 1 minuto. |
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