
|
Henrique J. C. de Oliveira -
Aveiro |

|
|
 |
|
<<<
Estes talvez não sejam os melhores,
mas não deixam de ter interesse. Para os descarregares para o teu computador,
carrega no título. Após descompactação, apaga o ficheiro com
extensão ZIP. Para jogares, selecciona o ficheiro com a extensão BAT e
carrega na barra de espaços para iniciares o jogo. Para saíres, utiliza
a tecla F10. |
|
Jogo
interessante e divertido de 1984. Temos que evitar que a
nave seja destruída, abatendo os inimigos e
desviando-nos dos astros.
TECLAS:
Q=subir; A=descer; M=Esquerda; P=Tecla à direita do
M; Disparar=Barra de espaços. As teclas do
cursor podem também ser seleccionadas, disparando-se
com o zero. Ficheiro: Adastra.zip - 24 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Robot
Riot é um jogo escrito em 1983 por Patrick Richmond
para a Silver Software.

|
No estilo de
Pac-Man, difere
deste pelo facto de que temos não de apanhar pontos,
mas percorrer todas as zonas do ecrã, numa corrida
contra o tempo e evitando maus encontros. Para colocar o
contador do tempo a zero, deveremos procurar passar por
cima de um automóvel verde. |
A mudança de nível só
ocorre depois de tudo percorrido e entrarmos no recinto
central.
TECLAS:
Z=Esqueda; X=Direita; K=Subir; M=Descer. Ficheiro:
Roboriot.zip - 14 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT
|
|

|
Androide
é um jogo que não é muito fácil, no qual temos
de descobrir a saída de um labirinto. Armados com uma
arma laser, temos de ir liquidando os mostrengos que
procuram chupar-nos as vidas.
TECLAS:
Redefiníveis. Ficheiro:
Androide.zip - 6 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: cerca de 30 segundos. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Androide
2 é um programa da Vortex Software, escrito em 1983 por
Costa Panayi. É um programa difícil de jogar. Exige
bastante habilidade do jogador. É necessário perseguir
e destruir os megatóides no grande complexo
tridimensional do labirinto da morte, na zona
paradóxica e nas zonas baixas. Depois de toda esta
destruição, é necessário voltar à cápsula
transportadora antes que se esgote o tempo. Para tua
informação, nunca gostei dele, porque é
excessivamente complicado.
TECLAS:
1=Subir; Q=descer; O=Esquerda;
P=Direita; Barra de Espaços=laser. Ficheiro:
Android2.zip - 12 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Aniversário
não é um programa lúdico, mas sim uma maneira
engraçada de festejar um aniversário. Escrito em 1985
por H.J.C.O., permite apresentar um bolo de anos com uma
vela, o nome do aniversariante e a música respectiva de
parabéns. Ficheiro:
Aniversa.zip - 4 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 30 segundos. Para
funcionar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Ant
Attack é um programa escrito em 1983 por Sandy White.
Depois de uma longa jornada, chegas ao destino: a grande
cidade do vale de Antescher. Antes de começares a
aventura, deverás optar por meter-te na pele de um rapaz
ou de uma rapariga.

|
Depois é avançar para a
cidade de corpinho bem feito para resgatar a vítima das
malvadas formigas, que não terão a menor hesitação
em te mandar umas dentadas, roubando-te energia e
vidas. Encontrada a vítima, corre na companhia dela em
direcção à saída. A primeira jogada é extremamente
fácil.
|
Depois é que a porca torce o rabo, porque é
preciso iludir as formigas e tentar descobrir onde se
encontra o elemento a resgatar.
TECLAS:
1=Recomeçar o jogo; V=Avançar; C=Saltar; M=Virar para
a esquerda [,;]=Virar para a direita; S, D, F,
G=Lançar bombas sobre as formigas. Ficheiro:
Antattck.zip - 14 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Programa
da Bug-Byte Software, escrito em 1984 por Adrian Sherwin.
Temos de conduzir uma abelha por vários labirintos,
recolhendo o pólen das flores e evitando os insectos. O
objectivo é procurar salvar, no ninho de vespas, Bóris
e descobrir a mensagem secreta. Jogo difícil e com
música irritante.
TECLAS:
O=Esquerda; P=Direita; Barra
de espaços=Voar Ficheiro: Antics.zip - 18 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Jogo
de estratégia e de acção bélica durante a Segunda
Grande Guerra, publicado em 1985 por C. C. S. e escrito
por R. T. Smith.
TECLAS:
Cursores e teclas indicadas durante o decurso do jogo. Ficheiro:
Arnhem.zip - 22 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Jogo
difícil. O objectivo é a defesa da nossa nave do
ataque dos pássaros. É um jogo ao estilo de «Fénix»
e de «Invadors» ou Invasores e de «Intruders», mas
mais difícil.
TECLAS:
O=Esquerda;
P=Direita; Barra
de espaços=Voar Ficheiro: Astrobla.zip - 5 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Título
completo: Astro Marine Corps. Data: 1989. Programação
e gráficos: Pablo Ariza. Editado pela Creepsoft &
Dinamic.

|
Neste jogo bastante difícil temos de avançar
destruindo os inimigos e evitando ser engolidos por
vermes gigantes que surgem da terra.
TECLAS: Redefiníveis. Ficheiro: Astromar.zip - 28
KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|
|

|

|
Jogo
da Ultimate Play the Game de 1983. Permite jogar com
três personagens à escolha. Devemos procurar
diferentes peças espalhadas em vários locais de um
castelo. O posicionamento das teclas não é o melhor,
tornando o jogo difícil.
|
TECLAS:
Q=Esquerda; W=Direita; R=Subir;
E=Descer; T=Fogo
Ficheiro: Aticatac.zip - 22 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Back
to skool é um jogo no qual regressamos à escola e nos
temos de defender das tropelias dos colegas e também
agir como eles, tendo o cuidado de nunca sermos vistos
pelos professores. Jogo que exige treino e uma certa
habilidade.
TECLAS:
O=Esquerda; P=Direita;
Q=Subir; A=Descer; A=Andar; S=Sentar; C=Baixar; H=Dar
socos; K=Dar
pontapés. Ficheiro: Bak2skol.zip - 34 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: cerca de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Estamos
no centro duma cidade movimentada. Somos empregados.
Temos de servir as mesas da esplanada e voltar de cada
vez à porta do café. Necessitamos de atravessar a rua
evitando ser atropelados. Dispomos de um limite de tempo
e de vidas.
TECLAS:
Q=Subir;
A=Descer; O=Esquerda; P=Direita. Ficheiro:
Barman.zip - 3 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
 |
Da U.
S. Gold American Software, é um jogo de guerra com
aviões da 1ª Grande Guerra. A nossa missão é
destruir tanques, edifícios, ninhos de metralhadoras e
abater outros aviões. Só podemos levantar voo depois
de alcançada a velocidade. Temos de ter atenção ao
combustível, à altitude e à velocidade. |
TECLAS:
Z=Esquerda; X=Direita; O=Subir; K=Descer; 0=Iniciar
e Disparar Ficheiro:
Bluemax.zip - 14 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|

|
Boulder
Dash é um jogo da First Star Software, editado em 1984
e escrito por Pieter Liepa e Chris Gray. Deveremos
apanhar todos os diamantes evitando ser esmagados pelas
rochas, para podermos sair e mudar de nível.
 |
Cada
nível tem limite de tempo e um grau de dificuldade progressivo.
TECLAS:
Seleccionáveis. Ficheiro: Boulder.zip - 13 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|
|

|
Este
é um programa lúdico escrito na década de 1980 por
H.J.C.O. Embora pareça fácil, exige uma grande
atenção e rapidez de reflexos. O objectivo é levar um
helicóptero do aeroporto até ao navio
porta-helicópteros. Para lá chegar, é necessário
sobrevoar uma cidade com altos prédios, evitando chocar
com eles e com as nuvens. Depois disto, é preciso
atravessar o mar até ao navio e aterrar na plataforma.
Se conseguiram chegar ao fim, é porque tiveram ou muita
sorte ou bons reflexos. 
TECLAS:
Q=Subir; A=Descer;
O=Esquerda; P=Direita; Ficheiro:
helihjco.zip - 6 KB. O
ficheiro deve ser carregado para a pasta «Ludicos». Tempo
necessário para carregar: menos de 1 minuto. Para
jogar, carregar no ficheiro com extensão .BAT |
|
|
|

|
|