Se gostas de teatro, «clica» sobre o ícone do C. E. T. A. (Círculo Experimental de Teatro de Aveiro). Tens  já, neste momento, um elevado número de peças.

Ser-te-ia certamente mais agradável vê-las representadas num palco. No entanto, na falta de melhor, poderás obter quase o mesmo prazer lendo-as. As didascálias e anotações transcritas permitem-nos recriar pela imaginação aquilo que poderíamos ver em directo. 

Ao todo, encontras:


- o historial do C.E.T.A.; 

- as cinco peças que constituem o conjunto «Contar e Cardar», da autoria de Mário Castrim, representadas pelo C.E.T.A. em Junho de 1990; 

- «A longa marcha para o esquecimento», de Jaime Gralheiro;

- a promessa da transcrição das peças já indicadas nas páginas «Em Construção», cujo cumprimento só será possível se elementos ligados ao CETA nos facultarem os textos.

 

Além das peças inseridas nas páginas do CETA, tens à tua disposição peças de teatro produzidas por alunos na Escola Secundária José Estêvão, sob orientação dos respectivos professores. A primeira, de tipo vicentino, mas actual, chama-se

Auto de São Jacinto

A segunda, produzida num clube de leitura, é de índole mitológica e chama-se

O rapto de Perséfone

Clica nos títulos, se as quiseres ler.

Durante o mês de JUNHO e JULHO de 2002, o CETA exibiu, às 5ªs, 6ªs e Sábados a peça de teatro intitulada TANGO. Foram dois meses de exibição para uma peça que merecia mais tempo em cena e, sobretudo, uma sala de espectáculos maior e em diversos locais do País. Poderás encontrar aqui informações sobre a mesma. Consulta as páginas do CETA. Clica nas máscaras.

Foi publicado pelo CETA, com a colaboração da C.M.A. e de alguns amigos desta colectividade, o livro de Mário Castrim Contar e Cardar. Com 120 páginas, apresenta 5 peças de teatro: Monólogo sobre o asfalto; Mãe Ria; Capuchinho Vermelho; O rei que usava barrete; Auto dos Moliceiros. Contém ainda uma nota preambular, três textos relacionados com a obra e imagens evocativas da representação em 1990. Está à venda na papelaria de algumas escolas da região de Aveiro pelo preço de 6 euros.

Cartaz - Peça de teatro inédita em Janeiro de 2004 pelo CETA

 

página anterior início página seguinte

01-06-2019