João Ribeiro Coutinho de Lima, Porto e Ria de Aveiro. Notícia sobre o seu valor económico. Aveiro, Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro, 1936, 18 pp.

 

Informação sobre

o

Valor económico do porto de Aveiro

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Considerações gerais

Iniciaremos esta justificação económica do porto de Aveiro com a transcrição de autorizadas opiniões que, sobre este porto, por esclarecidas individualidades foram dadas.

No relatório, que precede o Decreto n.º 7.880 frisa-se:

«Condição primária de toda a economia regional, a barra de Aveiro − que muito tempo um rasgão apenas, errante de Norte a Sul na cortina litoral das dunas, da Torreira até Mira − determinou nas suas vicissitudes, umas vezes a miséria e outras a abundância, ao capricho das forças geodinâmicas, que ora a alargavam e aprofundavam, a permitir o movimento e a riqueza, ora a reduziam e de todo a obstruíam, causando a inundação das terras marginais, a epidemia, o despovoamento e a ruína.»

Na conferência do Sr. Engenheiro Francisco Ramos Coelho, feita: na Associação Industrial Portuguesa, em 1928, sobre Portos Marítimos do Continente, focava-se o caso especial de Aveiro com as seguintes palavras:

«O grande problema em Aveiro é conseguir-se que a barra se conserve livre e desobstruída e em condições de se manter um bom regime das águas das marés e das fluviais, de modo que se garanta o esgoto das terras, a vazão das cheias, o fornecimento das águas para irrigação, bem como o das águas salgadas necessárias ao fabrico do sal.

É importantíssima a indústria salineira, que actualmente tem uma produção de cerca de 50.000 toneladas, a qual poderá aumentar talvez até ao dobro. Fica-lhe perto a importante região vinhateira da Bairrada. Está desenvolvidíssima na região a indústria cerâmica, sendo de todos conhecidos os belos produtos da fábrica da Vista Alegre, o mais importante centro desta indústria. É valiosíssima a indústria da pesca, não só a costeira, que em 1927 rendeu 7.800 contos, como a lagunar, que rendeu 1.772 contos e, até mesmo, a longínqua, pois que do porto de Aveiro saíram, em 1927, 14 navios para os bancos da Terra Nova, donde trouxeram 2.176.000 quilos de bacalhau, no valor de 9.000 contos, movimento este com tendência para aumentar.

Deve ainda contar-se com o concurso da indústria mineira, pois que, por Aveiro, devem ter saída os minérios das minas do Vale do Vouga, das do Pintor, do Braçal e outras.

Por todas estas razões; ligado, como está, o litoral com as regiões vizinhas por um complexo sistema de vias aquáticas; servido por duas vias férreas; no centro de uma região riquíssima e fertilíssima, o porto de Aveiro, cujo movimento em 1925 foi de 149 navios medindo 15.539 toneladas brutas − pode encarar com confiança o futuro, se não faltarem os elementos para manter a sua barra no regime conveniente e para se levar a efeito a construção das respectivas obras, entre as quais se destacam, com é natural, as destinadas a proporcionar à indústria da pesca as necessárias instalações.»

No Relatório da Comissão de Classificação de Portos do Continente, diz-se:

«O movimento marítimo e comercial já hoje existente e as largas possibilidades do seu considerável desenvolvimento futuro, bem como a circunstância do grande valor que, no porto de Aveiro, atinge a indústria da pesca nas três modalidades em que ela aqui se exerce, justificam plenamente a construção do porto interior. Convirá, porém, examinar bem se as dimensões atribuídas a este serão suficientes para o movimento a prever, ou se ele deverá ser delineado com mais alguma largueza − ainda que a sua construção não seja feita logo duma vez, tanto mais que a ocupação dos terrenos adjacentes, que é natural se dê, poderia de futuro trazer graves embaraços à ampliação que mais tarde viesse a reconhecer-se como necessária.»

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«Com relação à ordem de precedência, não há dúvida de que as primeiras obras a executar devem ser as do primeiro grupo, isto é, as tendentes ao melhoramento da barra, ficando para segundo lugar as do porto interior, caso a Junta não possa, com os seus recursos próprios e sem prejudicar aquelas, antecipar a sua execução, o que seria de maior vantagem.»

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De todas estas opiniões, lançadas por verdadeiras autoridades no assunto, estranhas ao porto de Aveiro, um facto ressalta verdadeiro:

O porto de Aveiro tem largas possibilidades e recursos; mas, para que se possam utilizar essas possibilidades e recursos, é necessário, primeiro que tudo, garantir o acesso da sua barra.

Pode objectar-se: as possibilidades e recursos do porto de Aveiro podem ser canalizadas para outros grandes portos, que as saberão aproveitar convenientemente. É um erro pensar assim.

A cerâmica, que Aveiro em tão grande quantidade produz e que tem possibilidade de muito maior expansão, porque não lhe falta a matéria-prima e a boa fabricação, está atrofiada e tenta, de vez em quando, aproveitando sotas, correr aos mercados que a pedem, mas o estado da barra corta-lhe essa expansão natural. Nenhum outro porto a pode desenvolver.

O carvão é distribuído na zona de influência do porto de Aveiro a preço elevado. Com o peixe fresco, com os adubos químicos, etc., sucede a mesma coisa. O sal, produto abundante da laguna e que dá riqueza a Aveiro, não tem a produção que poderia ter, se tivesse saída pela barra. A pesca do bacalhau, que tem em Aveiro possibilidades de desenvolvimento quase sem limites, não se desenvolve tanto como seria para desejar, porque os armadores se vêem constrangidos a usar navios de pouco calado, com os quais não tiram os proventos que os armadores doutros países tiram, usando navios mais adequados. A pesca moderna, por vapores de arrasto, sem um bom acesso da barra, não se pode desenvolver.

Mas, além disto, é sabido que os pequenos portos têm considerável influência na economia do país. Deles − ensina-nos a geografia económica − resulta a grande massa do frete mundial, e um dos valiosos concursos, pela cabotagem, do aumento de frete dos grandes portos.

Desta maneira se explica que, havendo em França grandes portos, também exista um elevado número de pequenos portos, sete dos quais se destinam quase só à pesca longínqua.

Esses pequenos portos especializam-se quase sempre; nas suas populações cria-se essa especialização que se radica e forma, através dos séculos, o seu predilecto modo de vida.

É também o que sucede em Aveiro. Nas margens da sua laguna desenvolveu-se uma população que vive para o mar e fornece actualmente o grosso dos capitães de marinha mercante. Nos veleiros da pesca do bacalhau, pode dizer-se que a tripulação responsável é constituída só por homens de Ílhavo, e o pescador é fornecido em grande maioria por habitantes das margens da laguna de Aveiro.

Os pequenos portos criam e fixam populações e fazem concomitantemente criar e desenvolver actividades preciosas para a vida e a riqueza de um país.

 

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