A escultura monumental em barro


O cozido policromado do Real Mosteiro de Alcobaça do último terço do século XVII tornou-se num dos episódios mais originais do Barroco em Portugal. Ao contrário do vulgarmente veiculado, estas esculturas terão sido executadas por pelo menos duas oficinas distintas e estas não seriam constituídas por monges, mas por conversos ou leigos, como eventualmente Frei Cipriano da Cruz.

 

Curriculum vitae

André Varela Remígip

Bacharel (2000), licenciado pré-Bolonha (2007) e mestrando em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), encontrando-se a finalizar a tese sobre "Análise e caracterização histórica e material de duas esculturas em barro cozido policromado de Alcobaça".


Conservador-restaurador de Escultura com atelier próprio desde 2003, dedica-se ao tratamento de Conservação e Restauro de esculturas (madeira, barro cozido, marfim e pedra) e talha dourada, pertencentes a museus, monumentos, igrejas, autarquias, antiquários e coleccionadores particulares. Foi o responsável-técnico pelo tratamento de Conservação e Restauro de obras maiores do Património Cultural Nacional e de esculturas classificadas ou pertencem a edifícios classificados como Monumento Nacional ou Património da Humanidade pela UNESCO. Sócio n.º 77 da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP) e membro da sua direcção entre 2001 e 2009. Regular Member do International Council of Museums (ICOM). Sócio Fundador da Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA). Autor de mais de três dezenas de comunicações e artigos em conferências e publicações nacionais e internacionais sobre o seu trabalho e a sua profissão.


Museu de Aveiro
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15-07-2015