A escultura monumental em barro
O cozido policromado do Real Mosteiro de Alcobaça do último terço do
século XVII tornou-se num dos episódios mais originais do Barroco em
Portugal. Ao contrário do vulgarmente veiculado, estas esculturas terão
sido executadas por pelo menos duas oficinas distintas e estas não
seriam constituídas por monges, mas por conversos ou leigos, como
eventualmente Frei Cipriano da Cruz.
Curriculum vitae
André Varela Remígip
Bacharel (2000), licenciado pré-Bolonha (2007) e mestrando em
Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), encontrando-se a finalizar a tese
sobre "Análise e caracterização histórica e material de duas esculturas
em barro cozido policromado de Alcobaça".
Conservador-restaurador de Escultura com atelier próprio desde 2003,
dedica-se ao tratamento de Conservação e Restauro de esculturas
(madeira, barro cozido, marfim e pedra) e talha dourada, pertencentes a
museus, monumentos, igrejas, autarquias, antiquários e coleccionadores
particulares. Foi o responsável-técnico pelo tratamento de Conservação e
Restauro de obras maiores do Património Cultural Nacional e de
esculturas classificadas ou pertencem a edifícios classificados como
Monumento Nacional ou Património da Humanidade pela UNESCO. Sócio n.º 77
da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP)
e membro da sua direcção entre 2001 e 2009. Regular Member do
International Council of Museums (ICOM). Sócio Fundador da
Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA). Autor de mais de
três dezenas de comunicações e artigos em conferências e publicações
nacionais e internacionais sobre o seu trabalho e a sua profissão.
Museu de Aveiro
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