Abertura solene do Ano

27 de Setembro - 15:00

Local - Salão Nobre da C.M.A.

 

ENVELHECER: CIÊNCIA E ARTE

Envelhecer não é o objectivo de ninguém…É um facto biológico, uma realidade incontornável a que só escapam os que partem cedo. Mas, não podendo o homem evitar ou suspender o processo de diminuição biológica e social que caracteriza o envelhecimento, está ao seu alcance travá-lo e, em alguns aspectos, até revertê-lo. Envelhecer bem, esse sim, é o objectivo que todos perseguem. Que tem custos, mas que compensam.

O envelhecimento esteve sempre envolto em mitos e estereótipos que reflectem o que dele e dos idosos se pensa em cada época. Sendo um facto biológico e social, o envelhecimento envolve o homem na sua totalidade, mas envolve igualmente a sociedade em que este vive. E esta condiciona e determina mesmo o papel do velho no seu seio: pela imagem que dele cria e sustenta e pelas condições que propicia ou opõe à expressão e à vivência de um envelhecimento saudável e activo.

O modo como uma sociedade trata os seus idosos, tal como as suas crianças, exprime muito das preocupações sociais dessa sociedade.

ASPECTOS  DO  ENVELHECER

               1. ENVELHECER

                         O quê? Porquê? Quando? Como?

               2. OS PILARES DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

                    Alimentação – Actividade Física e Mental – Cuidados de Saúde – Vida Social.

               3. A ARTE DE ENVELHECER

                      "Envelhece cada dia como se esse fosse o último"

J. Gomes Ermida (1)
 

________________________________________

(1) – Licenciado em Medicina  Chefe de Serviço de Medicina Interna (aposentado)  Presidente do Conselho de  Gerência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (1978/1981  Director do Serviço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional dos HUC 1997/2003)  (Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1974/1991)   Docente da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra (1980/2000)  Docente Convidado da Universidade de Aveiro (SACS),  (2000/2007) Formador na área de Geronto – Geriatria (IEFP)  Membro da Direcção da Soc. Port. de Geriatria e Gerontologia  Fundador do Núcleo de Estudos Geriátricos (HUC)  Prémio ”Nuno Correa Verdades de Faria” (1994), na área de Saúde do Idoso.

 

Página anteriorÍndicePágina seguinte

Data de Inserção
21-Setembro-2012