A História

Castro Daire apresenta o aspecto de uma vila moderna, mas só nestas últimas duas décadas rompeu os limites estreitos de velho burgo medieval e se expandiu.

A ocupação humana do sítio da actual vila e das terras que constituem o seu concelho remonta aos tempos pré- históricos, como o testemunham a existência de antas ou dólmenes, junto à Senhora da Ouvida (freguesia das Monteiras), algumas mamoas no sítio de Pedra d 'Arca (freguesia de Almofala) e pinturas rupestres na Fonte da Pedra (freguesia de Picão). Da cultura Castreja, existem exemplares, como o Castro de Maga (freguesia de Moledo), o Castro de Cabril e o recinto amuralhado das Portas do Montemuro. O topónimo Castro Daire indicia que também existiu uma citânia no lugar da actual vila. Da época romana, existem alguns vestígios de uma via que atravessava o Concelho no sentido Norte-Sul, bem como algumas inscrições em latim e achados ocasionais de cerâmica e de moedas. De referir também que a actual Ponte Pedrinha, feita na 2ª metade do século XIX, veio substituir uma outra que existia anteriormente, feita pelos Romanos. A presença dos Mouros está atestada por inúmeras lendas e topónimos. A fundação do Concelho remonta à formação da nacionalidade, a D. Afonso Henriques, como se poderá deduzir das Inquirições de D. Afonso III. Não existe, no entanto, a primitiva carta de foro. Conhece-se, sim, o foral manuelino de 1514, que cita um foral anterior concedido por D. Dinis, mas que também não é conhecido. Esse primitivo concelho tinha dimensões muito mais exíguas do que o da actualidade. Foi a partir do séc. XIX que incorporou povoações que correspondiam a pequenos concelhos ou que pertenciam a outros, através das vicissitudes de várias reformas administrativas.

Como personalidade histórica mais importante gerada nas terras de Castro Daire, há a citar o Padre Sebastião Vieira, frade jesuíta que foi martirizado no Japão, no séc. XVII.

Estrada romana (?) de Cotelo para Grelheira.

006.jpg (24145 bytes)

Pelourinho de Mões, em Castro Daire.

007.jpg (22996 bytes)

Penedo da Moira, em Relva (Castro Daire)


Previous Home Next