Conhecimento da Câmara - 4/8


C - COMPARTIMENTO DA CASSETE

 

A cassete tem de estar de acordo com o formato utilizado pela câmara e deve ser inserida no compartimento específico de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante.

 

Quais os formatos de cassetes de vídeo existentes?


Os primeiros formatos surgidos na década de 1980 foram o Betacam, o Vídeo 2000 e o VHS. Destes, subsiste actualmente apenas o VHS. Posteriormente, surgiram os formatos VHS-C e o Vídeo 8, que utilizam cassetes bastante pequenas.

Actualmente, os formatos frequentemente utilizados em pequenas câmaras de vídeo são:

 

                      S-VHS              S-VHS-C             Vídeo HI8

 

O Vídeo HI8 é actualmente um dos mais utilizados em câmaras analógicas e digitais.

As cassetes HI8 podem atingir a duração máxima de 90 minutos em câmaras analógicas. Nas câmaras digitais, a duração é sempre reduzida para 2/3, ou seja, uma cassete de 90 minutos apenas permite 65 minutos de gravação.

Além do Vídeo HI8, surgiu mais recentemente um formato digital com microcassetes, quase com metade do tamanho, designado por MINI DV.

Cinco tipos de cassete. Da esquerda para a direita:  VHS, Betamax, HI8 (analógico ou digital), S-VHS e Mini DV.


Aberto o compartimento por meio de pressão no botão respectivo, a cassete deve ser introduzida na posição indicada para o modelo de câmara. Geralmente, basta empurrar ligeiramente o compartimento da cassete para que ele retome automaticamente a posição de gravação ou edição.

Uma vez gravadas as cassetes, se as quisermos proteger, para evitarmos apagamentos ou gravações acidentais sobre sequências fílmicas já existentes, deveremos utilizar o mecanismo de protecção adequado existente nas cassetes. Este varia conforme os formatos. Nas cassetes Betamax e VHS usadas nos videogravadores, a gravação é protegida partindo a lingueta existente numa ranhura da cassete.

Nas cassetes de 8 mm, vídeo 8 e HI8, a gravação fica protegida quando se desliza a lingueta vermelha de forma que a ranhura fique fechada.

Para se voltar a gravar ou eliminar uma gravação existente, deveremos voltar a deslizar a lingueta e abrir a ranhura nas cassetes de 8 mm. Nas cassetes em que a lingueta foi partida, basta cobrir a ranhura com fita adesiva.

Índice geral

Página anterior Página seguinte