Vem aí o EURO


O caminho até ao EURO

A transição das moedas nacionais para o Euro não foi brusca.
Obedeceu a várias etapas.

 

 ETAPA A 
Entre MAIO E 31 DE DEZEMBRO DE 1998

Foi definida a ZONA EURO, constituída pelos onze países que adoptaram o euro.

 

 ETAPA B 
Entre 1 DE JANEIRO DE 1999 E 31 DE DEZEMBRO DE 2001

A 1 de Janeiro de 1999, os onze países adoptaram o euro como moeda única.

Os valores das moedas dos países seleccionados foram fixados em relação ao Euro. Nesta fase ainda não há euros a circular. A afixação em euros nos estabelecimentos comerciais é facultativa. A partir deste momento, o EURO entra na recta final.

Os europeus vão conhecer o desenho final das notas de euros, nomeadamente os elementos de segurança. Os bancos começam a receber moedas em euros. Começo da dupla afixação de preços. Grandes superfícies indicam preços unitários arredondados às centésimas. Contas bancárias podem começar a ser convertidas em euros. Bancos recebem já notas em euros. Sector retalista recebe 1ªs notas e moedas em euros. Os portugueses podem aceder a quite de moedas em euros, adquirível nos bancos.

  ETAPA C 
Entre 1 DE JANEIRO E 31 DE JUNHO DE 2002, o mais tardar

A totalidade das nove mil ATM (caixas multibanco) são abastecidas com euros. Fim do período da dupla circulação. Actuais cartões porta-moedas multibanco acabam a validade. Fim da compensação de cheques em escudos. Escudos retirados da circulação.

A partir de 1 de Julho de 2002 os escudos deixam de circular definitivamente, e só o Banco de Portugal os pode trocar por euros.


Como passatempo, não há nada melhor do que procurar avaliar os conhecimentos adquiridos, procurando descobrir quais os nomes dos países que correspondem às quadrículas apresentadas na imagem.

Clicar sobre esta imagem para ver as soluções.


História breve da União Europeia     Que nome dar à moeda única     O caminho até ao Euro   Notas     Moedas     Bandeira e hino     Conversões e problemas     Bibliografia


Aveiro

Página anterior     Primeira página     Página seguinte

ASPL - 2001