CÓPIA DE UMA NOTA PARA O COM. SEC. UÍGE
REPARAÇÃO DA ESTRADA DO ALTO ZAZA
Data: 13/7/1973
Tendo sido este
Comando encarregado de dirigir e apoiar a execução dos trabalhos
de reparação do itinerário que liga a estrada asfaaltada
Macocola-Quimbele até Camuanga via Alto Zaza e depois de ter
estudado convenientemente o problema, vem expor a V. Exª., para
conhecimento do Excelentíssimo Comandante do Sector, o que se lhe
oferece sobre o assunto:
1. O referido
itinerário tem uma extensão de cerca de 80 Km, sendo 30 Km da
estrada asfaltada ao Alto Zaza.
2. Não se
dispõe de uma análise exacta da natureza geológica dos terrenos da
região, estudo que se houvesse tempo deveria ser feito. Apenas se
sabe que são solos pertencentes à bacia sedimentar do Cuango e
constitutivos da grande mancha geológica das areias do Calaári.
3. Admite-se
que os solos da região são de natureza aproximadamente
areno-argilosa e portanto pouco plásticos e de alta
compressibilidade, o que tem como consequência uma grande sujeição
à acção erosiva das águas pluviais.
4. Dispõe-se de
um período máximo de cerca de 3 meses de tempo seco até ao início
das grandes chuvas de Novembro, embora já em Outubro estas comecem
com alguma intensidade.
5. A reparação
do referido itinerário tem que englobar, além da estabilização dos
referidos solos, a correcção e rectificação de certos troços do
traçado, a fim de reduzir a inclinação de rasante nesses pontos, e
melhorar a drenagem das águas pluviais por ser este o factor mais
importante para a conservação de qualquer estrada.
6. A execução
da obra terá de se processar segundo as seguintes fases:
a) - A
correcção e rectificação do traçado nos pontos mais críticos.
b) - Estabilização dos solos com cimento. Esta camada de
solo-cimento também servirá de base à camada de desgaste do
pavimento.
c) - Execução de uma drenagem conveniente.
d) - Execução da camada de desgaste do pavimento da estrada,
através de um revestimento superficial em tapete betuminoso, pelo
menos nos pontos mais críticos da estrada.
7. Devido ao
pouco tempo que se dispõe, e ciente de que só mecanização e quase
automatismo permite que o custo da construção seja reduzido, é
necessário projectar um plano de trabalhos, coordenados com o
máximo cuidado o funcionamento e rendimento dos diferentes
elementos empregados.
8. Das 4
grandes fases de execução dos trabalhos, será a segunda a mais
demorada e que absorverá o maior número de máquinas, por ser
executada segundo as seguintes sub-fases:
- Escarificação
do terreno e preparação do cimento.
- Pulverização do solo que se vai estabilizar.
- Distribuição do cimento.
- Mistura do cimento com o solo.
- Rega da mistura até se alcançar uma humidade óptima.
- Compactação da camada do solo-cimento com cilindro de pés de
carneiro.
- Nivelamento.
- Compactação com cilindro pneumático.
- Compaotação com cilindro liso.
- Presa do solo-cimento durante 7 dias sob uma camada de terra
molhada.
- Limpeza desta camada.
9. É
conveniente, sobre esta base de solo-cimento, executar um
revestimento superficial com produto betuminoso segundo as
seguintes fases:
- Rega de
selagem com emulsão betuminosa.
- Espalhamento de urna camada de gravilha.
- Espalhamento de uma camada de lama asfáltica.
Poder-se-á
também adoptar a solução de utilizar em vez de lama asfáltica
sobre a gravilha, uma camada de betume viscoso sob essa camada de
gravilha.
10. Em face do
exposto, e dando este Comando dentro das suas possibilidades todo
o apoio necessário ao bom andamento dos trabalhos, prevê-se que
seja possível reparar a referida estrada, dentro do período de
tempo de que se dispõe, mas apenas até ao Alto Zaza, se for
deslocada para esse efeito uma equipe constituída pelas seguintes
máquinas e viaturas com os respectivos operadores e a mão de obra
necessária no mínimo:
- Tractor de
rasto — 1
- Motoniveladoras — 2
- Viaturas basculantes — 3
- Cilindro de pés de carneiro — 1
- Pá-carregadora — 2
- Cilindro de pneumáticos — 1
- Cilindro de tambor liso — 1
- Tractor agrícola — 2
- Misturador — 1 (1)
- Espalhador de gravilha — 1
- Tanque de água com moto-bomba — 2
- Betoneira — 1
- Caldeira para produto betuminoso ou
aparelho de rega de emulsão betuminoso — 1
(1) -
substituível por um misturador de solo-cimento.
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Obs.: Considerou-se a já
existência de uma britadeira da J.A.E.A. montada numa pedreira
situada a cerca de 7 Km de Sanza Pombo na estrada Sanza Pombo -
Uamba. |