O Reabastecimento do Cuango

Neste momento, posso afirmar que já conheço quase todas as pessoas do Cuango, não só os comerciantes que aqui estão estabelecidos há vários anos, como o administrador do posto, o enfermeiro civil, o guarda da PSP aqui destacado e que vem comer ao quartel, mas também os habitantes das sanzalas próximas. Ainda ontem, para queimar o tempo, fui sozinho, a pé, sem arma e sem nada, até à sanzala mais próxima. Conversei com o soba e as pessoas mais velhas e até me diverti um pouco com os miúdos. Hoje, logo a seguir ao almoço, fui até à pista de aviação, na zona plana à entrada do Cuango, esperar a chegada do pardal.

Todas as sextas-feiras, geralmente da parte da manhã, vem o pardal do Negage, uma avioneta monomotora com o corpo e as asas de lona branca. Vem da base aérea mais próxima, o Negage, a várias centenas de quilómetros, em linha recta, mas a pouco mais de uma hora de voo. É uma forma fácil, rápida e económica de reabastecimento do destacamento. Vem trazer a dotação semanal de carne e peixe, com que se abastece a arca frigorífica. Normalmente, é trazida uma peça de carne, que dá para duas ou três refeições, e frangos congelados, em quantidade calculada para a semana. Raramente trazem peixe, mas trazem um alimento muito mais valioso para todo o pessoal destacado, com o qual se matam as saudades de casa. Salvo raras excepções, toda a correspondência do pessoal que aqui está é separada na sede do batalhão e trazida pelos camaradas da base do Negage. Infelizmente, tive de me contentar com a alegria dos que receberam cartas da família. Nem tão pouco pude escrever-vos umas palavras, porque só hoje fiquei a saber desta rotina semanal. Mesmo que quisesse redigir umas linhas num aerograma, não iria a tempo. O saco do correio já estava fechado para ser levado na avioneta.

Ontem de tarde, adiantei também um pouco do meu serviço. Passei a limpo alguns dos elementos recolhidos nos últimos recenseamentos e fiz um balanço do trabalho efectuado. Para já, andei com sorte por o soba da Quimabaca não ter vindo connosco. Como tínhamos destinado recensear as sanzalas próximas do Cuango e a distância é muita, saímos logo de madrugada e ele não nos acompanhou. Se tivesse vindo, seria mais uma preocupação. Assim, à excepção do Joaquim, que veio como intérprete, apenas temos pessoal militar.

Nestes últimos seis dias, demos um avanço significativo na nossa missão. E já que tempo, neste preciso momento, é coisa que não falta, aproveitemos os dados arquivados na memória e recuemos cerca de uma semana.

 

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Página anterior Home Página seguinte