Biblioteca / Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária José Estêvão - Aveiro.
 
 

Recursos Audiovisuais Simples


    

Quadro Tradicional

O quadro tradicional (quadro negro), apesar de ser tecnologicamente o mais simples, é o recurso com maior frequência de utilização por todos os docentes (95,1%).

 

          VANTAGENS:

- Presença obrigatória em todas as salas de aula

- Disponibilidade permanente

 

          INCONVENIENTES:

- Poeira provocada pelo material de escrita

- Obriga a voltar as costas aos receptores

 

Acerca dos quadros tradicionais, permitimo-nos dizer (chamando a atenção do leitor para este facto) que estes, apesar da sua extrema simplicidade, têm regras que nem todos conhecem e que são fundamentais para uma utilização eficiente. Essas regras dizem respeito não só à maneira como se deve segurar no material de escrita - no caso do giz este tem uma maneira própria de ser utilizado, bastante diferente da de um lápis, de uma caneta ou até mesmo da caneta de feltro usada com o quadro branco -, mas também às atitudes do professor relativamente ao aproveitamento e exploração do quadro. Consulte-se, a este respeito, a Didáctica Mínima de Rafael Grisi(1), na parte referente ao uso do quadro preto.

É com base na obra citada que passamos a transcrever algumas das REGRAS FUNDAMENTAIS de utilização,, que todos os professores devem conhecer:

- O máximo aproveitamento depende exclusivamente da habilidade do professor, sentido de oportunidade, técnicas de trabalho, habilidade, etc.

- O giz deverá ser de boa qualidade e não susceptível de provocar situações de alergia.

 

- O que NUNCA SE DEVERÁ FAZER:

- partir o giz antes de começar a usá-lo;
- prescindir sistematicamente da sua utilização
- voltar demoradamente as costas aos receptores;
- usar frequentemente o apagador;
- escrever com má letra;
- colocar-se ao lado do aluno quando este vai ao quadro;
- deixar de fazer esquemas, gráficos e desenhos quando necessário;
- deixar o quadro sujo quando o material registado já não é necessário;
- deixar o quadro sujo quando se abandona a sala de aula

 

O que se DEVERÁ FAZER:

- recorrer ao quadro como alternativa aos outros meios:
- ditar em voz alta e clara ao mesmo tempo que se efectuam os registos;
- utilizar uma letra legível e visível à distância;
- utilizar o quadro de maneira ordenada e racional;
- manter sempre o quadro disponível para as utilizações seguintes;
- deixar sempre o quadro limpo no final da aula;
- controlar os registos efectuados no quadro pelos utilizadores.

In: Henrique J. C. de Oliveira, Meios audiovisuais e tecnológicos aplicados ao ensino, Aveiro, 1992, pp. 28-30. (edição limitada do autor).

Consulte-se ainda o texto relacionado com a história do QUADRO TRADICIONAL.


[1] - RAFAEL GRISI, Didática Mínima, Col. Actualidades Pedagógicas, n.º 84, 9ª ed., São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1971. 

 

 

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