Parte do relatório de avaliação da Acção 2 - 2002

 

V - MÓDULOS PRODUZIDOS

Dos trabalhos produzidos resultaram três módulos, produzidos individualmente, e três colectivos. À excepção de um módulo, foram abrangidas diversas áreas disciplinares. Alguns módulos distinguem-se pela qualidade final obtida, face ao reduzido tempo para a sua elaboração. Outros, mais simples, nem por isso deixam de ter o seu valor, embora devessem ter um maior desenvolvimento em acções posteriores.

Ao todo, resultaram seis trabalhos. Embora uma avaliação contenha sempre uma pequena parcela de subjectividade, apresentamo-los por ordem decrescente de importância, tendo em conta os parâmetros de avaliação que fornecemos no início deste relatório.

Título

A

B

C

D

E

F

G

FINAL

1 - Famílias Anónimas

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Nível 5

2 - Rio Mondego

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Nível 4

3 - Ser Pessoa

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Nível 3

4 - A Casa

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Nível 3

5 - William Shakespeare

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Nível 3

6 - Signos Visuais

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Nível 3

Parâmetros de avaliação:
A - Estruturação dos módulos
B - Facilidade de navegação
C - Adequação dos conteúdos aos objectivos
D - Apresentação/facilidade de leitura
E - Riqueza de informação
F - Actividades de consolidação de conhecimentos
G - Originalidade

 

O programa que destacamos de todo o conjunto é o intitulado «Famílias Anónimas». Produzido individualmente por uma professora na situação de reforma, que se encontrava no nível zero de conhecimentos sobre o programa ensinado, não só assimilou facilmente os conhecimentos, como também se empenhou na realização de um trabalho de elevada utilidade para a comunidade portuguesa. E o trabalho dela destaca-se pelo aspecto gráfico, simples mas agradável, pela forma fácil de navegação, pela riqueza de informação e, sobretudo, pelo papel relevante que vai desempenhar a nível global. Trata-se de uma página, melhor seria dizer, de um conjunto de páginas já disponibilizadas no servidor do Prof2000, em permanente construção e reestruturação, tanto mais que está ao serviço de uma associação de interesse social sem fins lucrativos. O único objectivo é o de ajudar famílias portuguesas envolvidas em problemas específicos e, como tal, necessitando do apoio de outras vozes amigas.

O módulo 2 - O rio Mondego - apresenta também bastante qualidade, quer quanto à forma simples de navegação, quer quanto aos objectivos e conteúdos que lhe estão inerentes. Apresenta três modalidades lúdicas de aquisição de conhecimentos, que podem em qualquer momento ser ampliadas com novos conteúdos.

O módulo 3 — Ser Pessoa — foi produzido por um grupo multidisciplinar. Embora seja rico de informação, não o colocamos, por enquanto, num nível superior, por apresentar diversas imperfeições que urge corrigir, tais como incorrecta estruturação do fluxograma, agravadas pela abertura simultânea de várias janelas, que acabam por ficar repetidamente abertas em simultâneo, dificultando a navegação. Além disto, algumas páginas são de difícil leitura, faltando em algumas as imagens correspondentes às ilustrações. As actividades de consolidação de conhecimentos pecam também pela não configuração dos «outputs», acabando por surgir frases em inglês juntamente com a informação em português. É certo que a acção apenas dizia respeito ao programa Frontpage. Não contemplava a aprendizagem de ferramentas de produção de testes interactivos. Mas este facto não impedia o formando que liderou o grupo e que detinha já conhecimentos na programação de páginas para Internet de pedir ajuda ao formador, o que nunca se verificou. Seja como for, o módulo tem bastante interesse. Uma vez introduzidas as correcções, que sugerimos aos autores, tornar-se-á, sem dúvida, um excelente programa para utilização em situação de aula e não só. Em suma, este programa necessita apenas de: melhoria da forma de navegação; melhoria do aspecto visual de algumas páginas, de modo a torná-las mais facilmente legíveis; correcção de alguns erros de português; supressão das lacunas a nível das imagens; reconfiguração dos «outputs» das actividades de consolidação de conhecimentos.

Os programas A Casa e William Shakespeare, embora bastante simples, podem ser um recurso didáctico utilizável pelos professores de línguas. Apenas lhes falta um aspecto importante, para o qual não houve tempo suficiente, para lhes aumentar o valor pedagógico: a adição da componente sonora. Esta seria de grande utilidade, especialmente para o primeiro módulo, uma vez que se destina à aquisição de vocabulário relacionado com a casa para as disciplinas de Francês e Inglês.

O último programa — Signos Visuais — peca, a nosso ver, pela falta de alguma informação. As imagens não valem por mil palavras, como é costume dizer-se, por muito boas que elas sejam. E imagens há para as quais a autora não colocou qualquer legenda explicativa, pelo que dificilmente um leitor conseguirá descobrir o que se pretende transmitir.

E nada mais dizemos acerca dos módulos. Melhor que os nossos comentários será a sua visualização, tanto mais que este relatório vai acompanhado por um CD com todo o material produzido.

 

VI - CONCLUSÃO

Como balanço final deste relatório, temos de nos congratular pelo facto de toda a acção ter decorrido da melhor maneira: bom ambiente de trabalho, total disponibilidade da Escola João Afonso de Aveiro, que cedeu a sala de informática ao formador e formandos e plena satisfação por os objectivos terem podido ser plenamente alcançados.

À semelhança do que dissemos relativamente ao ano anterior, o único problema com que nos deparámos foi a insuficiência das 30 horas. Possivelmente, a solução passará pela reformulação do projecto que apresentámos, passando esta acção de 30 para 50 horas.

Seja como for, todos os formandos atingiram plenamente os objectivos, competindo-lhes agora procurar consolidar e ampliar os conhecimentos obtidos na realização de projectos futuros.


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