Dos trabalhos produzidos resultaram três
módulos, produzidos individualmente, e três colectivos. À
excepção de um módulo, foram abrangidas diversas áreas
disciplinares. Alguns módulos distinguem-se pela qualidade
final obtida, face ao reduzido tempo para a sua elaboração.
Outros, mais simples, nem por isso deixam de ter o seu valor,
embora devessem ter um maior desenvolvimento em acções
posteriores.
Ao todo, resultaram seis trabalhos. Embora
uma avaliação contenha sempre uma pequena parcela de
subjectividade, apresentamo-los por ordem decrescente de
importância, tendo em conta os parâmetros de avaliação que
fornecemos no início deste relatório.
Título |
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
FINAL |
1 - Famílias Anónimas |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ + |
/ |
+ + |
Nível 5 |
2 - Rio Mondego |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ + |
+ + |
+ |
Nível 4 |
3 - Ser Pessoa |
+ - |
+ - |
+ |
+ - |
+ + |
+ - |
+ |
Nível 3 |
4 - A Casa |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ - |
+ |
+ - |
Nível 3 |
5 - William Shakespeare |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ - |
+ - |
+ - |
Nível 3 |
6 - Signos Visuais |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ - |
- |
+ - |
Nível 3 |
Parâmetros de avaliação:
A - Estruturação dos módulos
B - Facilidade de navegação
C - Adequação dos conteúdos aos objectivos
D - Apresentação/facilidade de leitura
E - Riqueza de informação
F - Actividades de consolidação de conhecimentos
G - Originalidade
O programa que destacamos de todo o
conjunto é o intitulado «Famílias Anónimas».
Produzido individualmente por uma professora na situação de
reforma, que se encontrava no nível zero de conhecimentos
sobre o programa ensinado, não só assimilou facilmente os
conhecimentos, como também se empenhou na realização de um trabalho
de elevada utilidade para a comunidade portuguesa. E o
trabalho dela destaca-se pelo aspecto gráfico, simples mas
agradável, pela forma fácil de navegação, pela riqueza de
informação e, sobretudo, pelo papel relevante que vai
desempenhar a nível global. Trata-se de uma página,
melhor seria dizer, de um conjunto de páginas já
disponibilizadas no servidor do Prof2000, em permanente
construção e reestruturação, tanto mais que está ao serviço
de uma
associação de interesse social sem fins lucrativos. O único objectivo é o de
ajudar famílias portuguesas
envolvidas em problemas específicos e, como tal, necessitando
do apoio de outras vozes amigas.
O módulo 2 - O rio Mondego -
apresenta também bastante qualidade, quer quanto à forma
simples de navegação, quer quanto aos objectivos e
conteúdos que lhe estão inerentes. Apresenta três
modalidades lúdicas de aquisição de conhecimentos, que
podem em qualquer momento ser ampliadas com novos conteúdos.
O módulo 3 — Ser Pessoa — foi
produzido por um grupo multidisciplinar. Embora seja rico de
informação, não o colocamos, por enquanto, num nível
superior, por apresentar diversas imperfeições que urge
corrigir, tais como incorrecta estruturação do fluxograma,
agravadas pela abertura simultânea de várias janelas, que
acabam por ficar repetidamente abertas em simultâneo,
dificultando a navegação. Além disto, algumas
páginas são de difícil leitura, faltando em algumas as
imagens correspondentes às ilustrações. As actividades de
consolidação de conhecimentos pecam também pela não
configuração dos «outputs», acabando por surgir frases em
inglês juntamente com a informação em português. É certo
que a acção apenas dizia respeito ao programa Frontpage.
Não contemplava a aprendizagem de ferramentas de produção
de testes interactivos. Mas este facto não impedia o formando
que liderou o grupo e que detinha já conhecimentos na
programação de páginas para Internet de
pedir ajuda ao formador, o que nunca se verificou. Seja como
for, o módulo tem bastante interesse. Uma vez
introduzidas as correcções, que sugerimos aos autores,
tornar-se-á, sem dúvida, um excelente programa para
utilização em situação de aula e não só. Em suma,
este programa necessita apenas de: melhoria da forma de
navegação; melhoria do aspecto visual de algumas páginas,
de modo a torná-las mais facilmente legíveis; correcção de
alguns erros de português; supressão das lacunas a nível
das imagens; reconfiguração dos «outputs» das actividades
de consolidação de conhecimentos.
Os programas A Casa e William
Shakespeare, embora bastante simples, podem ser um recurso
didáctico utilizável pelos professores de línguas. Apenas
lhes falta um aspecto importante, para o qual não houve tempo
suficiente, para lhes aumentar o valor pedagógico: a adição da componente
sonora. Esta seria de grande utilidade, especialmente para o
primeiro módulo, uma vez que se destina à aquisição de
vocabulário relacionado com a casa para as disciplinas de
Francês e Inglês.
O último programa — Signos Visuais
— peca, a nosso ver, pela falta de alguma informação. As
imagens não valem por mil palavras, como é costume dizer-se,
por muito boas que elas sejam. E imagens há para as quais a
autora não colocou qualquer legenda explicativa, pelo que
dificilmente um leitor conseguirá descobrir o que se pretende
transmitir.
E nada mais dizemos acerca dos módulos.
Melhor que os nossos comentários será a sua visualização,
tanto mais que este relatório vai acompanhado por um CD com
todo o material produzido.
VI - CONCLUSÃO
Como balanço final deste relatório, temos
de nos congratular pelo facto de toda a acção ter decorrido
da melhor maneira: bom ambiente de trabalho, total
disponibilidade da Escola João Afonso de Aveiro, que cedeu a
sala de informática ao formador e formandos e plena
satisfação por os objectivos terem podido ser plenamente
alcançados.
À semelhança do que dissemos
relativamente ao ano anterior, o único problema com que nos
deparámos foi a insuficiência das 30 horas. Possivelmente, a
solução passará pela reformulação do projecto que
apresentámos, passando esta acção de 30 para
50 horas.
Seja como for, todos os formandos atingiram plenamente os
objectivos, competindo-lhes agora procurar consolidar e
ampliar os conhecimentos obtidos na realização de projectos futuros.