1 -
Apresentação:
1.1 - Apresentação dos elementos presentes e do formador;
1.2 - Preenchimento de uma ficha individual dos formandos com
inquérito diagnóstico, tendo em vista o reajustamento da
planificação previamente estabelecida pelo formador;
1.3 - Bibliografia fundamental e apresentação do cronograma
previsto para esta acção.
1.4 - Preenchimento dos diferentes documentos pedidos pelo
Centro de Formação.
2 - Objectivos
da acção:
2.1 - Aprender a trabalhar com a Internet nas duas vertentes:
● utilizador da Internet;
● criador de páginas ou
módulos didácticos para a Internet
2.2 - Reflectir sobre as novas tecnologias como recurso
educativo.
3 - Recursos
que podem/devem ser utilizados:
●A capacidade criadora de
cada um;
● Recursos tradicionais:
papel e caneta para estruturação do trabalho
● Computador e respectivos
componentes
● Software básico:
Word; Frontpage; Editores gráficos; Hotpotatoes; etc.
4 - Análise
dos documentos fornecidos:
Leitura reflectida dos aspectos fundamentais apresentados no
projecto desta oficina de formação: objectivos; modelo de
cronograma fornecido, com indicação das horas presenciais e
espaço de gestão livre da responsabilidade do próprio
formando; regime de avaliação dos formandos.
5 - Actividade
prática: exploração e formas de navegação em módulos
para Internet criados em diferentes acções de formação.
6 - Criação
de uma caixa de correio electrónico para os formandos que
ainda não a possuam.
● Regras básicas:
Login e Password
● Vantagens da caixa de
correio electrónico
7 -
Estratégias de aprendizagem:
● Fase inicial: criação de
uma página pessoal
● Fase avançada: criação
de um módulo didáctico
8 - Recursos
disponibilizados pelo formador: material fotocopiado; apoio;
página de consulta na Internet.
9 - Gestão do
tempo de cada sessão: intervalo de 15 minutos para café
sensivelmente a meio.
|