Sessão 1 - 13 de Março de 2002

 

1 - Apresentação:
1.1 - Apresentação dos elementos presentes e do formador;
1.2 - Preenchimento de uma ficha individual dos formandos com inquérito diagnóstico, tendo em vista o reajustamento da planificação previamente estabelecida pelo formador;
1.3 - Bibliografia fundamental e apresentação do cronograma previsto para esta acção.
1.4 - Preenchimento dos diferentes documentos pedidos pelo Centro de Formação.

 

2 - Objectivos da acção:
2.1 - Aprender a trabalhar com a Internet nas duas vertentes:
             ● utilizador da Internet;
             ● criador de páginas ou módulos didácticos para a Internet
2.2 - Reflectir sobre as novas tecnologias como recurso educativo.

 

3 - Recursos que podem/devem ser utilizados:
             ●A capacidade criadora de cada um;
             ● Recursos tradicionais: papel e caneta para estruturação do trabalho
             ● Computador e respectivos componentes
             ● Software básico:  Word; Frontpage; Editores gráficos; Hotpotatoes; etc.

 

4 - Análise dos documentos fornecidos:
Leitura reflectida dos aspectos fundamentais apresentados no projecto desta oficina de formação: objectivos; modelo de cronograma fornecido, com indicação das horas presenciais e espaço de gestão livre da responsabilidade do próprio formando; regime de avaliação dos formandos.

 

5 - Actividade prática: exploração e formas de navegação em módulos para Internet criados em diferentes acções de formação.

 

6 - Criação de uma caixa de correio electrónico para os formandos que ainda não a possuam.
             ● Regras básicas:  Login e Password
             ● Vantagens da caixa de correio electrónico

 

7 - Estratégias de aprendizagem:
             ● Fase inicial: criação de uma página pessoal
             ● Fase avançada: criação de um módulo didáctico

 

8 - Recursos disponibilizados pelo formador: material fotocopiado; apoio; página de consulta na Internet.

 

9 - Gestão do tempo de cada sessão: intervalo de 15 minutos para café sensivelmente a meio.

 


Página anterior      Página inicial   Página seguinte