http://www.infoeuro.pt

Como nasceu o €uro e para quê?

Elisete Carina Ferreira - 11º G

 

Até ao ano de 1999, os cidadãos dos países da União Europeia tinham muitas dificuldades, como por exemplo, a necessidade de trocar de moeda quando saíssem do seu país ou quisessem fazer importações. Por isso, pensou-se que uma moeda única resolveria todos os problemas.

Podemos imaginar que a criação de uma moeda única, para substituir as várias moedas a onze dos quinze países (Portugal, França, Espanha, Luxemburgo, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Bélgica, Finlândia e Áustria), não seria fácil, envolvendo muito trabalho, incluindo a escolha do seu próprio nome.

Estabeleceu-se então, que devia agradar a todos os povos, e ser de fácil pronúncia em todas as línguas e não devendo parecer derivada do nome de nenhuma das moedas nacionais.

Em 1995, numa reunião dos quinze países, em Madrid, decidiu-se que se iria chamar EURO, por derivar da palavra Europa.

Claro que aderindo ao EURO, as vantagens da União Económica para os consumidores serão várias, como por exemplo: menores custos nas viagens a outros países; maior facilidade e menos onerosa nas transferências de fundos para outros países e a eliminação dos riscos cambiais entre os países participantes.

Teve, por isso, que se estabelecer para cada país um valor para a sua conversão. A taxa de conversão do EURO, em Portugal é de 200.482. A partir de 1 de Janeiro de 2002 começa a circular o EURO, ao mesmo tempo que vão sendo retirados os escudos. E no dia 1 de Março de 2002, passa a circular somente o EURO.

Podemos concluir que o EURO só nos traz vantagens e vai facilitar o nosso quotidiano.n

O símbolo do EURO assemelha-se à letra E atravessada por duas linhas paralelas horizontais bem marcadas. Inspira-se na letra grega "episilón", remetendo assim, simultaneamente, para o berço da civilização europeia e para a primeira letra da palavra "Europa". As linhas paralelas representam a estabilidade do EURO. A abreviatura do euro é "EUR", que se encontra registada na Organização Internacional da Normalização (ISO) e será utilizada para todos os fins, nomeadamente comerciais e financeiros, tal como actualmente acontece com as designações "FRF" (franco francês), "DEM" (marco alemão), "GBP" (libra esterlina) ou "PTE" (escudo).n

in Internet

 

 

Mais informações sobre o €uro

www.infoeuro.pt

www.descobre.net/euro