O Palazzo Vecchio está
localizado na Piazza della Signoria. Actualmente é a sede
da câmara do município florentino e no interior acolhe um museu
que expõe, entre outras, obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo
Buonarroti e Giorgio Vasari. É fruto de construções e ampliações sucessivas,
levadas a cabo entre os séculos XIII e XVI.
No Palácio Velho destacam-se o frontispício
encimando a entrada principal, os brasões pintados sob os arcos,
símbolos das forças fundadoras de Florença, e a Torre de Arnolfo.
A escultura de David de Michelangelo
marcou a entrada do palácio entre 1504, ano da sua conclusão, e
1873, quando foi deslocada para a Galeria da Academia. No seu
lugar encontra-se desde 1910 uma cópia ladeada por Hércules e
Caco de Baccio Bandinelli.
No frontispício decorativo em mármore, datado
de 1528, ao centro, flanqueado por dois leões, encontra-se o
Monograma de Cristo, circundado pela frase "Rex Regum et
Dominus Dominantium" (Jesus Cristo, Rei dos Reis e Senhor
dos Senhores). Esta inscrição remonta ao tempo de Cosme I.
Sob os arcos da galeria, em 1353, foi pintada
uma série de brasões que simbolizam alguns aspectos particulares
da República Florentina e que ainda hoje retratam, em certo
sentido, a situação política do século XIV.
A série de nove brasões repete-se duas vezes na fachada; e dois
brasões também se encontram no lado esquerdo.
A torre do Palazzo Vecchio,
Torre de Arnolfo, foi construída por volta de 1310,
quando o corpo do palácio estava quase concluído. Com cerca de
94 metros de altura, está descentralizada na fachada, pois
repousa sobre uma casa-torre preexistente pertencente à família
Foraboschi.
O corpo da torre, além da escada, possui uma pequena sala
chamada Alberghetto na qual, entre outros, Cosimo, o
Velho, foi mantido prisioneiro antes de ser condenado ao exílio
(1433) e Girolamo Savonarola, antes de ser enforcado e
queimado na praça em 23 de maio de 1498.
No topo, há um grande cata-vento (com mais de dois metros
de altura) em forma de um Marzocco (1) a
segurar um mastro encimado pelo lírio florentino; é uma cópia do
original, que pode ser admirado em toda a sua grandeza dentro do
palácio.
O grande relógio foi originalmente construído pelo
florentino Nicolo di Bernardo, substituído em 1667, e continua a
funcionar.
O primeiro pátio, ao qual se acede pelo portão principal
da Piazza della Signoria, foi projectado em 1453, por Michelozzo.
Em 1565, por ocasião das bodas entre Francisco I de Médici,
filho de Cosme I, e Joana de Áustria, irmã do imperador
Maximiliano II, o pátio foi transformado e decorado em estilo
maneirista, segundo projecto de Giorgio Vasari. |